O Brasil é o maior produtor de café do mundo e um dos maiores consumidores da bebida — mas como aproveitar essa paixão para atrair clientes para cafeterias? A verdade é que certas estratégias super simples podem ser muito efetivas na hora de chamar atenção dos clientes para sua cafeteria. Afinal, o mais importante — um bom café — você já tem, não é mesmo?

 

De acordo com a Organização Internacional do Café (OIC), os brasileiros consomem de 3 a 4 xícaras de café por dia, em média. É claro que nem todas as pessoas consomem esse café em cafeterias: outra pesquisa, da VR Benefícios, apontou que 73% das pessoas tomam café no trabalho, 54% em cafeterias e 45% em padarias, além de bebê-lo em casa.

 

Ou seja, a concorrência com outras formas de consumo é bastante acirrada. Além, é claro, da concorrência com outras cafeterias — que parecem estar cada vez mais presentes nas cidades de todo o Brasil. Nesse contexto, qual a melhor estratégia para atrair clientes para cafeterias e aumentar as vendas do seu estabelecimento?

 

É difícil afirmar se esta ou aquela estratégia é mais efetiva —até porque tudo depende do seu contexto específico, do seu posicionamento de mercado e de outras variáveis. Porém, podemos dizer que as estratégias de como atrair clientes para cafeterias podem ser bem mais simples do que em outros setores.

 

Sendo assim, nosso artigo traz 10 estratégias para aumentar as vendas em cafeterias, que são divididas em três partes principais, do básico ao avançado.

Como atrair clientes para cafeterias: fazer “o básico” bem feito

Em busca de estratégias criativas para aumentar as vendas, nós podemos nos esquecer de que “a grande estrela” de uma cafeteria sempre deve ser o café. Por isso, as primeiras dicas que podemos oferecer para lhe ajudar vão nesse sentido. 

 

Por um lado, isso pode não ser o suficiente para tornar sua cafeteria a mais conhecida ou a mais frequentada da cidade, com filas quilométricas. Mas, se você somente fizer “o básico” bem feito, pode fidelizar clientes com sua qualidade e atrair novos pelo valioso marketing boca a boca. E não existe melhor marketing do que esse, não é mesmo?

 

1. Ofereça produtos de qualidade

Uma pesquisa divulgada pelo portal Metrópoles aponta que 44% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por um café de maior qualidade. E isso fica ainda mais evidente na quantidade de “cafés especiais” que vemos até nos supermercados mais simples.

 

Se pensarmos que as pessoas podem beber café em casa, no trabalho ou em padarias, as cafeterias precisam se diferenciar por aquilo que é sua especialidade. O café.

 

Sendo assim, é indispensável investir em grãos da melhor qualidade, treinar a equipe para preparar as bebidas com maestria, bem como incluir em receitas originais no cardápio. Os expressos ou filtrados já não são o suficiente para atrair clientes para cafeterias. 

 

Além disso, pense em tudo que os clientes gostam de consumir junto com um bom café — bolos, salgados, água… Você não precisa ter uma grande variedade, mas tudo que estiver no seu cardápio precisa ser de ótima qualidade. Inclusive, se você tiver que escolher entre quantidade ou qualidade, prefira sempre a segunda opção.

 

2. Capriche na decoração do estabelecimento

Precisamos ser realistas e ponderar que as pessoas já podem consumir cafés muito bons em casa, já que os grãos especiais estão disponíveis até nos supermercados. Sendo assim, quando uma pessoa sai de casa para ir a uma cafeteria, ela deseja mais que café: ela busca uma experiência diferenciada

 

Nesse sentido, você pode contribuir de várias formas, mas vale a pena destacar a questão da decoração. Afinal, as pessoas gostam de frequentar lugares bonitos e confortáveis. Observe que mesmo as cafeterias que são apenas uma portinha e servem aos clientes na calçada tem uma arquitetura super original na fachada.

 

E para as cafeterias que têm um salão para as pessoas sentarem, é indispensável ter mesas e cadeiras confortáveis, balcão com produtos expostos de forma organizada, quadros nas paredes, prateleiras com flores e bibelôs, entre outras decorações que tornem a estadia mais agradável.

É possível encontrar ótimas dicas de decoração para cafeterias na internet. 

 

3. Acerte todos os detalhes do atendimento

Para terminar essa parte dos detalhes “básicos”, precisamos falar do atendimento. Além da simpatia e receptividade, é interessante criar um método de atendimento que torne os serviços mais rápidos e eficientes — para que o café sempre chegue na temperatura ideal, mesmo que a cafeteria esteja lotada. Também é importante que as pessoas possam pagar a conta rapidamente, sem enfrentar filas, de modo que queiram retornar. 

 

Nesse sentido, a melhor estratégia é investir em tecnologias para cafeterias que tornam possível atender de forma mais eficiente. Ou seja, fazendo mais com os mesmos recursos.

 

Um sistema de autoatendimento no balcão ou com tablets nas mesas dá mais autonomia para os clientes fazerem seus pedidos sem ter que chamar os garçons. Assim, seu pessoal pode se concentrar em preparar e servir os pedidos, agilizando o processo. Esse sistema, além de atrair clientes para cafeterias, ajuda a aumentar o ticket médio. 

 

Evoluindo nas estratégias para atrair mais clientes

A partir daqui, começamos a falar daquelas estratégias mais comuns para aumentar as vendas, fidelizar clientes e atrair novos. Você, provavelmente, já ouviu falar em algumas delas. Mas você compreende que, sem “o básico” bem feito, essas outras estratégias são bem menos eficazes, não é mesmo?

Feita essa ressalva, podemos falar sobre elas. 

 

4. Identifique (e promova) suas especialidades

Os consumidores são muito inteligentes, mas há momentos em que precisamos tornar as coisas mais simples para eles. O que queremos dizer com isso é que uma boa maneira de atrair clientes para cafeterias é promover suas especialidades. Na verdade, é essa é uma dica que funciona para qualquer estabelecimento do setor alimentício, especialmente se você possui um cardápio muito extenso e variado.

 

  • Quais são os cafés mais vendidos?
  • Quais são os bolos ou salgados com mais saída?
  • Quais são as receitas mais elogiadas?

 

Faça esse levantamento — aliás, um sistema de gestão ERP ajuda muito nisso. Então, faça publicações destacando essas especialidades nas redes sociais, dê destaque para elas nos cardápios, coloque cartazes em frente à loja, entre outras formas de promoção.

 

5. Conheça bem o seu público

Isso até pode parecer algo simples, mas a realidade é que muitos empreendedores pecam em conhecer pouco seus clientes. Pensam que eles gostam de algo, mas acabam errando em seus palpites. Mas esse problema é simples de resolver. 

 

  • Preste atenção aos comentários em redes sociais;
  • Acompanhe as avaliações em apps de delivery;
  • Peça a opinião dos clientes na loja, quando possível;
  • Envie pesquisas de opinião aos clientes mais frequentes;
  • Mostre-se receptivo mesmo às opiniões negativas;

 

6. Exponha sua cafeteria nas redes sociais

As redes sociais são gratuitas para você utilizar e você pode publicar quantas vezes quiser, mas é bem comum encontrar perfis de cafeterias “parados” há semanas ou meses. Aí, fica mais difícil atrair clientes para seu estabelecimento, certo?

 

Para atrair clientes para cafeterias, é essencial publicar com frequência, tirar fotos bonitas das bebidas e comidas, mostrar como seu espaço é atraente, entre outros detalhes… Pense também em legendas que deem destaque para esses pontos e use hashtags que ajudem o conteúdo a viralizar. Use hashtags da sua cidade ou bairro, por exemplo.  

 

Leia também: 3 dicas de propagandas criativas para restaurantes

 

Como atrair clientes para cafeterias: estratégias mais complexas

A terceira e última seção do nosso artigo inclui estratégias mais complexas e que exigem algum investimento — seja em tempo, esforço ou finanças. Dito isso, elas podem trazer os melhores resultados no sentido de aumentar as vendas da cafeteria. Vamos lá? 

 

clientes

 

7. Crie parcerias estratégicas com outros estabelecimentos

Essa é uma estratégia trabalhosa, mas bastante simples de implementar e que pode trazer resultados incríveis em vendas: fazer promoções em conjunto

 

Você pode oferecer descontos para clientes de um estabelecimento próximo. Por exemplo: o cliente do restaurante ao lado ter um desconto para tomar um cafezinho após o almoço; ou dar descontos especiais para pessoas que trabalham num edifício comercial próximo. Há várias formas de fazer isso.

 

8. Faça eventos especiais e crie promoções 

Além dos descontos que citamos acima, há várias outras formas de fazer promoções: uma semana temática do chocolate quente, com uma receita diferente por dia para aproveitar o frio, por exemplo. Ou uma promoção junina/julina com doces dessa época, como bolo de milho ou paçoca. Uma promoção de verão com milkshakes ou bebidas geladas com café. 

 

Enfim… Sua criatividade é o limite e você pode ser muito bem sucedido em atrair clientes para cafeterias com esse tipo de promoção. Só não se esqueça de criar artes e textos bem chamativos para divulgar sua ação nas redes sociais.

 

Outra possibilidade é fazer eventos especiais, principalmente em fins de semana, feriados e datas comemorativas. Invista em uma decoração ainda mais especial, música, e outras atrações, de acordo com seu público-alvo. Se você recebe muitas famílias com crianças, que tal um espaço para brincadeiras no quintal, por exemplo?

 

9. Invista em marketing digital

Essa dica é bastante simples e direta: para se destacar nas mídias digitais, é indispensável investir em anúncios. Afinal, o alcance orgânico dessas redes é limitado, justamente para que os empreendedores comprem espaços publicitários.

 

Dito isso, você não precisa investir nisso sempre ou em quantidades exorbitantes. Mas, se você está investindo numa decoração e em atrações especiais para um evento, vale a pena separar um pouco dessa verba para fazer anúncios, certo? Assim, você garante que todos os outros investimentos terão retorno.

 

Além disso, conforme seu estabelecimento cresce, você pode investir também em pessoal especializado para cuidar do seu marketing. Designers, redatores e especialistas em mídia que fazem esse trabalho de atrair clientes para clientes de forma mais profissional.

 

10. Fique de olho nas tendências do setor

Nossa última dica é se informar bastante sobre as movimentações do mercado e observar todas as tendências. Não para embarcar em todas sem critério — até porque muitas delas não passam de modas passageiras —, mas para identificar oportunidades. Dito isso, entre as principais tendências para cafeterias, podemos listar:

 

  • cafés gelados e bebidas geladas com café, especialmente no verão;
  • cafés sustentáveis, com produção local ou ambientalmente responsável;
  • cafés instagramáveis, com louças ou preparações visualmente impactantes;
  • cafés especiais, com grãos de origem específica ou receitas diferenciadas.

 

Se alguma dessas tendências fizer sentido para você, adotá-la pode contribuir muito para aumentar as vendas da sua cafeteria.

 

Dica bônus: invista em tecnologias para cafeterias

Muitas dessas 10 dicas que explicamos acima podem ser incorporadas com o auxílio da tecnologia. Os sistemas ERP podem ajudar a melhorar o atendimento, a identificar suas especialidades e até a investir em marketing. Um sistema de autoatendimento também pode ajudar de várias formas, inclusive deixando sua decoração mais moderna.

 

Mas não vamos nos estender muito nesse aspecto para não deixar esse artigo ainda mais longo. Sendo assim, se você quer saber mais sobre essas possibilidades — e saber como a tecnologia pode ajudar a atrair clientes para cafeterias, fale com a gente, da ConnectPlug. Nós estamos à disposição para um bate-papo sem compromisso.

 

Veja também o nosso guia completo de estratégias de promoção para bombar suas vendas:

 

 

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