Vendas no final de ano

O final de ano gera muitas expectativas para os comerciantes, seja por conta das festas de fim de ano, ou até mesmo pelo pagamento de benefícios como o décimo terceiro salário, estimulando ainda mais o consumo no varejo.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo(CNC), existe uma expectativa de crescimento nas vendas de 2020 para 2021, estima-se um aumento médio de 3,8% em relação ao ano passado. 

Contudo, só o fato de ser final de ano não quer dizer que as vendas são certas, é fundamental ter estratégias que auxiliem no fortalecimento de sua loja nesse período do ano. Foi por isso que separamos para você 10 dicas para vender mais no final do ano em sua loja, confira! 

 

Clique para ir direto ao tema que te interessa:

1. Fortaleça sua gestão de estoque?

2. Contrate mais funcionário?

3. Tenha um horário de funcionamento flexível

4. Invista em promoções

5. Cartão presente

6. Divulgue seu negócio

7. Tenha um ambiente bem estruturado

8. Fortaleça os seus caixas

9. Fidelize seus clientes

10. Pense no pós-vendas

 

1.Fortaleça sua gestão de estoque 

gestão de estoque
Analise o seu estoque: será que o que você oferece é o que o seu público procura?

Ter o estoque sob controle é fundamental para qualquer loja do varejo, mas não podemos esquecer que em determinadas épocas do ano, a demanda pode aumentar significativamente para alguns produtos específicos. 

Não ter uma boa gestão de estoque, pode prejudicar algumas boas oportunidades de vendas em sua loja, ou até mesmo excesso de produtos parados. Planejamento é essencial para ter um estoque muito bem equilibrado.

Verifique quais os produtos que mais tem demanda e reforce o estoque, afinal você não quer deixar de lucrar e nem frustrar um cliente com a falta de produtos. E o mesmo é valido para produtos com pouca saída, limitando a compra e a estocagem dos mesmos, podendo investir naquilo que realmente vende.   

 

2.Contrate mais funcionários 

Equipe de funcionários
A contratação de funcionários é um momento inevitável para o empreendedor que sonha em crescer.

Reforçar a equipe de sua loja para o fim de ano é uma ótima opção, visto que, a demanda de clientes vai aumentar e você irá precisar dessa ajuda, principalmente no atendimento ao cliente. Contrate profissionais temporários para esse período agitado, treine-os com muito cuidado e atenção, no fim pode até ter uma grata surpresa com um bom profissional, podendo até prolongar esse vínculo com o mesmo.

Cada caso é um caso, o ideal é fazer uma análise do seu estabelecimento, e validar se realmente é necessário ter esse reforço extra. Se você chegar a conclusão que realmente irá precisar dessa ajuda, comece pedindo indicações de conhecidos, busque pessoas que tenham uma boa comunicação, que estão dispostos a aprender, trabalhar e a lucrar com a empresa neste final de ano.

Com isso os resultados irão fluir e a satisfação do seu cliente só vai crescer, visto que sua loja terá uma experiência ágil e sem esperaras longas para ser atendido, tirar dúvidas e finalizar processos de compra.

 

3.Tenha um horário de funcionamento flexível 

horário de funcionamento
Estender os horários de funcionamento podem ser um pouco cansativo, porém vai te render bons frutos.

Fim de ano é o período em que as pessoas mais consomem, considere ter uma horário de funcionamento do seu comércio ampliado, pode ser uma ótima oportunidade para vender mais. Com um maior tempo de atividade, consequentemente será maior o número de visitantes em sua loja. 

Um ponto para se atentar, é considerar todos os fatores que vão gerar gastos operacionais em sua empresa, como horas extras para os funcionários, conta de luz, dentre outros que estão envolvidos para o funcionamento do seu negócio.

Faça uma boa análise para ver se realmente vale a pena investir nessa estratégia.     

 

4.Invista em promoções

Disponibilize descontos progressivos para os seus consumidores, assim quanto mais ele consumir mais desconto ele vai ter, todos vão sair ganhando.

Da mesma forma que os consumidores estão mais dispostos a consumir, a sua concorrência também está buscando novas formas de potencializar suas vendas, e dado a grande quantidade de concorrentes no mercado, invista em diferenciais que vão levar as pessoas até sua loja, as promoções!

Faça ofertas, ofereça brindes, preços abaixo da concorrência ou até formas de pagamentos mais acessíveis, isso vai ser um grande atrativo para os consumidores.

 

5.Cartão presente

Muitas pessoas não sabem o que dar de presente de natal, uma opção sem erros é o cartão presente.

Complementando a dica anterior, investir em cartões presentes é uma ótima opção para trazer novos clientes até a sua loja, e, além disso, incentiva-los a consumir ainda mais com ações específicas e diferenciadas para essas pessoas.

Em alguns casos, empresas preferem não trabalhar com essa modalidade, de qualquer forma, é fundamental ajustar corretamente o processo de trocas, caso seja necessário para aquela pessoa que ganhou determinado “presente”, adquirido no seu estabelecimento.

Disponibilizar um “Cupom de troca”, ou até mesmo orientar as pessoas que estão comprando sobre suas “políticas de troca”, pode ajudar e muito a experiência do consumidor que vai até o seu estabelecimento, efetuar a substituição de determinado produto.

 

6.Divulgue seu negócio 

Divulgação de loja
A interação através das sociais é algo fundamental para se aproximar dos seus clientes e divulgar a marca. Ter canais como Facebook, Instagram, WhatsApp e Google Meu Negócio, ativos e atualizados, são essenciais.

A divulgação é um complemento para as outras dicas, não adianta ter um negócio organizado, preparado e cheio de promoções para o fim do ano, se o público não sabe disso.  Uma ótima solução para isso, é investir em marketing digital, uma opção com custo consideravelmente baixo e que vai te permitir segmentar os seus anúncios para quem realmente interessa.      

Uma dica de divulgação que é simples, fácil, e traz ótimos resultados para lojas físicas, é o Google Meu Negócio. Trata-se de um perfil online e gratuito no Google, que ajuda a gerar interações de clientes locais na rede de pesquisa, e até no Google Maps (dica de ouro, vale a penas conferir!).

 

7.Tenha um ambiente bem estruturado

Loja organizada
Cuide a todo o momento, da vitrine e o ambiente interno de sua loja!

Um espaço organizado e agradável, potencializa a experiência do cliente dentro da sua loja, fazendo com que ele fique mais tempo, veja mais possibilidades, e agregue sua compra com mais itens, aumentando assim o seu ticket médio.

Pontos básicos, porém fundamentais para ter atenção redobrada em sua loja, muitas pessoas vão circular pelo seu espaço e para isso é necessário sempre estar organizando o ambiente e deixando agradável para os próximos que entrarem. 

Vale lembrar também da vitrine, considerada o cartão de visitas do seu negócio, espaço fundamental para exibir as suas principais ofertas e produtos de mais destaque.     

 

8.Fortaleça a sua frente de caixa

Um sistema para PDV permite ter um controle total sobre o caixa do estabelecimento, otimizando ainda mais o processo de venda.

A grande espera em filas para pagar, é um dos pontos que mais geram desistências na hora da compra, por isso é fundamental ter um sistema de caixa funcionando com agilidade para proporcionar a melhor experiência ao seu consumidor, e é claro, um profissional devidamente treinado e capacitado para a sua função.

Existem casos, onde é possível a implantação de soluções de autoatendimento para agilizar ainda mais as filas, e dar mais autonomia para o cliente final, se fizer sentido uma tecnologia desta para o seu modelo de negócio, indicamos a leitura da matéria: O que é totem de autoatendimento: guia completo!

Conheça também o sistema para frente de caixa PDV da ConnectPlug e potencialize o seu processo de vendas.

 

9.Fidelize seus clientes 

Saber como fidelizar clientes no varejo é fundamental para o sucesso do negócio – afinal, manter um cliente antigo é muito mais barato do que conquistar um novo.

Com muitos novos clientes conhecendo sua loja nesse período, você não quer que eles consumam somente nesta data específica, correto? Invista em uma estratégia de fidelização para esses clientes, trabalhe com cartões fidelidade, programa de pontos e descontos progressivos, dessa maneira você tem muito mais chances de reter a clientela.     

Seja parceiro do seu cliente, fortaleça o relacionamento, a interação e o engajamento com sua com a sua base de uma maneira fácil e interativa, proporcionando uma experiência de qualidade ao seu consumidor, onde ele vai sentir as vantagens de forma significativa de ser seu cliente recorrente. 

 

10.Pense além das datas comemorativas

Vale ficar atento as trocas que produtos que podem ocorrer após a alta de vendas.

Muitas pessoas deixam para comprar após o grande movimento de final de ano, para justamente encontrar as verdadeiras liquidações, por isso, não esqueça desse público e tenha ofertas reais para oferecer.

Novamente, é uma oportunidade para conquistar uma clientela que pode voltar muitas outras vezes ao longo do ano, sem contar a possibilidade de queimar o estoque de produtos que já estão acabando, podendo reinvestir esse dinheiro em novos produtos para o começo de ano.

 

Conclusão: há inúmeras boas ideias que podem ajudar o seu negócio a se destacar no fim de ano e vender muito! 

Hoje, você confere algumas dicas para vender mais no final de ano em 2021 . Continue nos acompanhando para receber mais conteúdo de qualidade sobre o mundo do empreendedorismo! Em caso de dúvida, fale conosco pelo contato@cplug.com.br. Gostou do conteúdo? Então confira esse material gratuito e exclusivo, com dicas fáceis e matadoras para garantir que o seu empreendimento de gastronomia seja um sucesso!

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