Indicadores como o ponto de pedido e os estoques mínimo e máximo devem ser mantidos sob controle para que a gestão de armazenagem seja exata e traga lucro para o seu negócio.

O controle de estoque sempre visa à otimização da armazenagem. Basicamente, a ideia é mantê-la com o custo mais baixo possível. Ainda assim, é preciso tomar ações para evitar as quebras e, consequentemente, a perda de vendas.

Como o próprio termo diz, o papel do gestor é fazer uma observação e controle efetivos. Isto significa que há uma série de indicadores que ele simplesmente não pode perder de vista.

É aí que mora o problema: eles são tantos que não é difícil se confundir! Neste post, explicamos três deles – o ponto de pedido, o estoque mínimo e o estoque máximo – para que você os entenda de uma vez por todas e aprenda definitivamente como usá-los para melhorar seu controle de estoque. Confira:

Clique para ir direto ao tema que te interessa:

Ter um sistema de estoque mínimo e estoque máximo, é fundamental para o sucesso de sua empresa, afinal, ter um cliente que vai até sua loja procurando um produto e não encontra, acaba sendo muito frustrante, e ele vai atrás do produto em seu concorrente, evite isso e procure dar a melhor experiência do seu cliente e o fidelize. O contrário também pode acontecer, o estoque pode estar lotado e só gerando prejuízo, o equilíbrio é a chave do sucesso.

O que é o estoque mínimo?

estoque mínimo máximo ponto de pedido
O estoque mínimo estabelece um nível adequado de armazenagem para que não haja o risco de esgotamento de mercadorias.

O estoque mínimo é o nível mais baixo ao qual a armazenagem pode chegar sem que haja o risco de ruptura.

Como este é um termo muito parecido com o estoque de segurança, é muito comum que as pessoas pensem que ambos são o mesmo. Só que não são!

O estoque de segurança é uma armazenagem a parte, que só deve ser acionada quando a regular se esgotar. É, de fato, o último recurso!

Qual é a fórmula para calcular o estoque mínimo?

Para calcular o estoque mínimo, é imprescindível que você conheça o seu lead time de entregas. Trata-se do tempo que decorre entre a data na qual você comunica o fornecedor do pedido e a data na qual os produtos são entregues.

O estoque mínimo é sempre calculado com base em um período de tempo. A fórmula para calculá-lo é:

Estoque mínimo = Consumo Médio x Período de Tempo.

E se acontecerem imprevistos? É aí que o estoque de segurança deve entrar em ação. Seu cálculo é diferente e acontece à parte. É preciso calculá-lo para saber qual é o estoque mínimo com precisão.

Vale ressaltar que o resultado deste cálculo não é o gatilho para a realização de novos pedidos. Este é o ponto de pedido, como veremos a seguir.

O que é o ponto de pedido?

estoque minimo maximo ponto de pedido
O ponto de pedido é um nível de estoque que funciona como gatilho para a reposição de mercadorias.

Já o ponto de pedido é o nível de estoque no qual um pedido de reposição deve ser feito automaticamente junto ao fornecedor.

Em empresas nas quais o controle de estoque já é mais desenvolvido, quando um item chega a este nível, é feito um novo pedido automaticamente, de modo a garantir que a mercadoria em questão não fique em falta e que não haja perda de vendas por conta disso.

Qual é a fórmula para calcular o ponto de pedido?

O ponto de pedido é calculado usando a seguinte fórmula:

Ponto de pedido = média de consumo das mercadorias por dia x tempo de reposição das mercadorias em dias + estoque mínimo.

O que é o estoque máximo?

estoque mínimo
A ultrapassagem do estoque máximo faz com que sua empresa estoure o orçamento do estoque ou, até mesmo, não tenha capacidade de armazenar todas as mercadorias.

Já o estoque máximo é exatamente o oposto do mínimo: é a quantidade máxima de um item que pode ser mantida em estoque.

Aqui, muitas pessoas pensam que este cálculo não é tão importante quanto o do estoque mínimo. Afinal, antes pecar pelo excesso do que pela falta, não é?

Ledo engano! Um dos princípios do cálculo do custo de estoque é que, quanto maior a quantidade de mercadorias nele, mais alto o custo da armazenagem. Ou seja: os níveis altos só se justificam se há uma demanda muito alta.

Se não for o caso do seu negócio, você provavelmente tem um custo muito alto com o estoque que simplesmente não se justifica. Caso você trabalhe com itens perecíveis, há, ainda, o risco de que eles expirem e tenham que ser jogados fora, sem nenhuma outra opção.

Qual é a fórmula para calcular o estoque máximo?

Calcula-se o estoque máximo por meio da seguinte fórmula:

Estoque Máximo = Estoque mínimo + Lote de Reposição.

A fórmula evidencia a importância de fazer compras de modo inteligente. Matematicamente, se os lotes de reposição são muito grandes, as chances de que você extrapolará o estoque máximo são grandes.

Portanto, não se deixe levar por promoções ou propostas tentadoras de seus concorrentes: tenha os dois pés no chão e compre apenas aquilo que você sabe que vai vender.

Qual é a relação entre o ponto de pedido e os estoques mínimo e máximo no controle de armazenagem?

estoque minimo maximo ponto de pedido
A correta observação dos indicadores de estoque permite que a oferta de produtos do seu negócio seja confiável para os clientes e lucrativa para você.

Equilíbrio. Esta é a palavra que deve guiar todo o trabalho de controle de estoque!

Ter mercadorias de menos – ou seja, abaixo do estoque mínimo ideal – acarreta o risco de perder vendas e frustrar clientes em potencial.

O problema é muito maior do que apenas uma venda perdida: pode ser que aquele cliente fique desapontado, recorra o concorrente e acabe de tornando fiel a ele. Consequentemente, a reputação do seu negócio sai prejudicada.

Manter níveis de estoque altos demais, “só para garantir”, tampouco é a saída. Isto gera custos extras para o negócio que, na maioria das vezes, são desnecessários. É por isto que os conceitos de estoque mínimo e máximo e com a utilização de um sistema pdv, andam de mãos dadas: eles te ajudam a manter o controle de estoque equilibrado.

Entre eles, está o ponto de pedido. Este índice mostra qual é o momento ideal para fazer suas compras, de modo que o estoque não fique abaixo do nível mínimo nem ultrapasse o máximo.

Acontece que, na correria do dia-a-dia, pode ficar difícil acompanhar todos estes índices do modo devido. É aí que as facilidades de um sistema de gestão de estoque entram em ação: você pode configurá-lo para te alertar automaticamente quando estes índices forem atingidos. Assim, você nunca os perderá de vista.

Em busca de uma solução que te ajude a fazer a gestão destes e outros indicadores de estoque? Então baixe já nosso material gratuito e exclusivo e aprenda a escolher o melhor sistema ERP para o seu estabelecimento!

Veja também o nosso guia completo de 10 tipos de estoque para aplicar em seu negócio:

Posts Recomendados

9 Comments

  1. Eu simplesmente adorei a explicação, nem na faculdade nao me deram uma explicação tao boa. Tao óbvia. Muito obrigada mesmo.

    • Olá Bruna, tudo bem?
      Que comentário fantástico o seu 👏😍
      Ficamos extremante felizes com as suas palavras 💙
      Sempre que precisar estamos a disposição.
      Até logo

  2. Parabéns,ótima dissertação.

    • Olá Adauri, tudo bem?
      Agradecemos muito o seu comentário e elogio 😎👍
      Estamos sempre a disposição 🙌 até logo 👋

  3. como se calcula o lote de reposição?

  4. Ola. Se o estoque minimo voce usa: Consumo Médio x Período de Tempo, sendo este tempo o lead time. Como o Ponto de pedido será = média de consumo das mercadorias por dia x tempo de reposição das mercadorias em dias (ate aqui é formula de estoque minimo) + estoque mínimo (repete o valor!)?
    Porque ja vi o PP = (Cmed x tempo de reposição) + Estoque de segurança
    Nesse ponto fiquei confusa…

  5. Qual a formula para calcular o estoque de segurança ?


Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *