Você sabia que as vendas no carnaval podem aumentar substancialmente seu faturamento no início de ano? Pois é! Muitos empreendedores se esquecem que a maior festa popular do Brasil também pode ser uma importante data comercial. Então, saiba como se preparar para ela.
Oficialmente, o Carnaval não é um feriado nacional. Porém, como essa é a festa mais popular do país, muitas prefeituras e estados a incluíram no calendário — e, mesmo onde ela não está no calendário, é comum ter esse feriado em fevereiro ou março. Tanto que é comum dizer que “o ano só começa depois do Carnaval”.
Ainda que a festa não seja igual em todas as regiões do país — há os bloquinhos cariocas, os trios de Salvador, os bonecos de Olinda e a quase ausência de Carnaval no Sul — essa é uma data fundamental. Mesmo quem não “cai na folia”, pode aproveitar esses dias para descansar ou viajar — e consumir no seu estabelecimento.
Contudo, muitos empreendedores por todo o país ainda não enxergam o Carnaval como uma data comercial. Então saiba que independente do seu segmento e de onde você vive, sua loja, bar ou restaurante pode faturar com as vendas no carnaval. Confira, a seguir, algumas dicas para isso.
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Devo realizar ações de vendas no Carnaval?
Quem trabalha em cidades turísticas e destinos populares para a folia pode achar essa pergunta absurda, afinal o Carnaval é a data comercial mais importante do ano para vários segmentos — como o comércio de fantasias e artigos para festas.
Se esse é o seu caso, nunca é demais lembrar que você deve se planejar com antecedência para atender bem ao fluxo maior de clientes: preparar o estoque, divulgar seus produtos e promoções, treinar a equipe, agregar tecnologias para lojas para tornar o atendimento mais dinâmico e por aí vai… Receber um grande número de clientes sem estar preparado é prejuízo certo!
Mas, como dissemos, muitos empreendedores ainda não enxergam as vendas no Carnaval como uma oportunidade para atrair e fidelizar clientes. Então, é pertinente refletir sobre isso.
Mesmo que sua cidade seja daquelas que ficam vazias no Carnaval, você pode criar promoções para chamar atenção das pessoas que resolveram não viajar no feriadão. Muitas, talvez, fiquem em casa porque pensam que não há programação de Carnaval na cidade — mas podem mudar de ideia se souberem que seu bar ou restaurante terá um evento especial para foliões.
Mas você pode estar se perguntando se o Carnaval combina com seu estabelecimento — e como deve ser seu evento ou promoção para foliões. Nesse caso, você deve fazer algumas pesquisas, concentrando-se em dois aspectos importantes.
PÚBLICO-ALVO.
Quem frequenta seu estabelecimento costuma cair na folia? Seu tipo de produto é ou pode ser utilizado em festas no Carnaval? Um restaurante refinado pode não ter muito a ver com samba ou axé — porém você pode preparar um baile de máscaras, no estilo do Carnaval de Veneza. Até farmácias entram no clima da folia, vendendo itens para curar ressaca e protetor solar para quem vai à praia. Com criatividade, tudo é possível!
REFERÊNCIAS.
Pesquise os estabelecimentos da sua região e observe o que eles fizeram nos Carnavais anteriores. Confira também empresas que você admira, ainda que não seja no seu segmento. Avalie essas referências de forma crítica, pontuando de que você gosta ou não gosta nelas, para adaptá-las à sua realidade.
Com essa pesquisa, você vai chegar à conclusão de que praticamente qualquer estabelecimento comercial pode criar alguma ação de vendas no Carnaval.
Ainda que você decida fechar a loja no Carnaval, você pode publicar posts alegres nas suas redes sociais — convidando todos os clientes a aproveitar o feriado, mas passar na sua loja depois. Só não dá pra passar em branco!
Como se preparar para as vendas no Carnaval?
Uma vez que você decidiu aproveitar a folia para aumentar seu faturamento, é de hora de iniciar os trabalhos e preparar seu estabelecimento, certo? Aqui, temos algumas dicas práticas.
Pense sempre no médio e longo prazo
Para começar, você deve criar ações que contribuam para sua estratégia. Por exemplo: se você tem um bar de cervejas especiais, uma festa de Carnaval vai atrair os clientes que você deseja? Se sim, o que você pretende fazer para fidelizar esses clientes após o feriadão?
Tudo isso precisa estar previsto no seu planejamento para o Carnaval. Se você não consegue pensar no longo prazo dessa forma, talvez seja hora de rever o seu plano de negócio.
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Revise seu planejamento financeiro
Você sabe que fevereiro já é um mês mais curto — com menos dias para faturar —, embora as contas cheguem do mesmo jeito. Se a sua expectativa de faturamento no Carnaval não é das mais altas, isso precisa fazer parte do seu planejamento: talvez seja melhor pensar em ações de baixo custo para essa data, evitando prejuízos.
Por outro lado, se você acredita que essa pode ser a oportunidade perfeita para aumentar suas vendas, calcule um orçamento mais generoso para investir numa ação mais criativa e atraente. Afinal, para ter resultado, é necessário investir — e você não pode perder essa oportunidade.
Tenha ideias e, depois, organize tudo
Com criatividade, você pode ter muitas ideias para eventos ou promoções de Carnaval no seu estabelecimento. Num primeiro momento, você pode listar todas as ideias que vierem à mente, ainda que pareçam absurdas. Filtrar o que faz sentido fica para um segundo momento.
Uma vez que você decidiu quais ideias serão executadas, é importante pensar não em ações isoladas, mas sim num esforço coordenado de vendas no Carnaval. Ou seja, pensar em um conceito geral que une essas ideias em uma promoção ou evento especial. Assim, fica mais simples vender isso para seus clientes.
Por exemplo: se você decidiu fazer uma festa com samba e feijoada na terça-feira de Carnaval, dê um nome criativo para seu evento. Vale a pena criar também uma identidade visual para os posts nas redes sociais, entre outros detalhes que vão tornar seu evento mais atrativo.
Todos os detalhes importam: anime o seu estabelecimento com playlists de Carnaval, distribua itens para as pessoas se fantasiarem, invista numa decoração temática e escolha com atenção os produtos que vão entrar em promoção.
Planeje o estoque e a logística
Depois de criar seu evento ou promoção, liste tudo que você precisa para executar essas ideias: quais itens você precisa ter em estoque, quais materiais precisa preparar, quantas pessoas serão necessárias no staff para executar a ideia e atender ao público.
Todo esse planejamento precisa estar pronto com antecedência — de modo que, na semana do Carnaval, você só precise executá-lo.
Vale lembrar que muitas regiões do país efetivamente param em função da festa e você não vai conseguir atendimento de maneira nenhuma. Então, preste atenção especial ao seu estoque, se não quer ficar sem bebidas ou ingredientes para seus pratos durante o Carnaval. Pense também que muitos profissionais aproveitam para viajar no feriado, então pode ser mais difícil conseguir garçons ou balconistas.
Para terminar esse guia sobre planejamento para o Carnaval, reforçamos aquilo que dissemos anteriormente: tudo precisa fazer parte da sua estratégia. Afinal, todas as ações precisam trazer algum retorno — seja diretamente nas vendas ou na atração de clientes, na imagem de marca…
Sendo assim, é importante registrar as vendas e observar o resultado das ações, para entender se o retorno dos seus esforços foi positivo. Assim, você poderá decidir o que manter no próximo Carnaval e o fazer diferente. Para isso, você pode contar um sistema ERP — mas isso é assunto para outros posts ou para uma conversa com nossa equipe comercial.
Veja também o nosso guia completo de estratégias de promoção para bombar suas vendas:
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