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Planejamento anual: por que é importante ter no seu negócio

- 12 minutos de leitura

O planejamento anual é essencial para otimizar as vendas do seu estabelecimento ao longo do ano. Explicamos a importância dessa estratégia e trazemos dicas valiosas para executá-lo!

Muitos bares, restaurantes e lojas perdem oportunidades por não se prepararem com antecedência para datas importantes do ano. O planejamento anual é um grande aliado para garantir um bom aproveitamento dessas ocasiões, de forma a gerar valores financeiros para o negócio.

Ao definir um calendário de promoções e eventos, por exemplo, os empreendedores podem gerar maior fluxo de clientes, aumento de vendas e consolidação da marca no mercado. São vários os benefícios tanto para o business core como para os clientes.

Neste artigo, vamos explorar como sua empresa pode realizar um planejamento anual de promoções e eventos para aproveitar datas e tendências. Acompanhe!

O que é planejamento anual?

O planejamento anual é uma medida que trata de organizar todas as ações comerciais ao longo do ano. Ele abrange desde campanhas promocionais até eventos especiais e datas comemorativas.

Sua função é otimizar ao máximo as estratégias da empresa para gerar estimativas e prévias de investimentos, ações, estoques, fluxos de vendas, entre outros elementos importantes.

De forma geral, o planejamento anual traz uma visão macro para o alinhamento das áreas, como marketing, vendas e financeiro.

Por que o planejamento anual é importante?

Definir um calendário de promoções e eventos é uma forma de aproveitar ao máximo as datas especiais do ano para atrair clientes e impulsionar as vendas. Algumas datas são naturalmente mais lucrativas, como Natal, Carnaval, Dia das Mães e Black Friday.

Com um planejamento anual bem estruturado, a empresa pode evitar improvisos e preparar melhor o estoque, a logística e a equipe comercial. Em termos financeiros, é possível distribuir os investimentos ao longo do ano e evitar gastos excessivos de última hora.

Além disso, ter um plano de negócios antecipado para promoções e eventos favorece a experiência do consumidor. Ele se torna mais propenso a retornar e indicar o estabelecimento para outras pessoas, ou seja, a entrar em uma base fidelizada.

Como criar um calendário anual de promoções e eventos?

Fazer o planejamento anual não é necessariamente difícil. Tudo o que a empresa precisa fazer é seguir algumas dicas:

1. Analise o histórico do seu negócio

Antes de definir um calendário anual, avalie os resultados de anos anteriores. Identifique quais foram as datas que trouxeram mais clientes e quais eventos tiveram melhor retorno financeiro. Isso o ajudará a priorizar ações eficazes e evitar estratégias pouco rentáveis.

2. Liste datas e eventos importantes no calendário

O calendário engloba datas comemorativas especiais, mas há várias datas específicas que podem ser importantes para o seu negócio. Você sabia, por exemplo, que 5 de fevereiro é o Dia da Nutella? Ou que 5 de agosto é o Dia da Cerveja?

Datas como essas são interessantes para bares e restaurantes, que podem realizar ações e promoções temáticas.

Aqui estão algumas opções gerais que podem ser complementadas conforme o seu nicho:

  • Janeiro: liquidações de início de ano
  • Fevereiro: Carnaval (promoções temáticas, festas, descontos em drinks)
  • Março/Abril: Páscoa (especial para chocolaterias, restaurantes e padarias)
  • Maio: Dia das Mães (menu especial, descontos em presentes)
  • Junho/Julho: Festas Juninas (promoções e decoração temática)
  • Agosto: Dia dos Pais (menus e descontos especiais)
  • Setembro: Semana do Cliente (descontos exclusivos)
  • Outubro: Dia das Crianças e Halloween (eventos temáticos, promoções para famílias)
  • Novembro/Dezembro: Black Friday e Cyber Monday (ofertas e estratégias de marketing digital)
  • Dezembro: Natal e Ano Novo (jantares especiais, pacotes promocionais)

3. Defina os objetivos de cada ação

É preciso ter metas claras para cada evento ou promoção. O que você deseja obter com as estratégias? Algumas sugestões são:

4. Estabeleça um orçamento

Determine quanto será investido em cada ação. Lembre-se de considerar custos com divulgação, decoração, brindes e descontos aplicados. Um bom planejamento financeiro evita surpresas desagradáveis.

5. Crie um plano de divulgação

De nada adianta ter um evento bem planejado se os clientes não tiverem conhecimento para participar. Por isso, utilize estratégias de marketing para maximizar o alcance do awareness e incentivar a presença do público.

Entre as ferramentas mais utilizadas, estão:

6. Prepare a equipe

Também é importante contar com uma equipe preparada e alinhada para atuar nas ações do seu planejamento anual. Nesse contexto, fazer reuniões estratégicas no começo do ano ajudam a premeditar as necessidades e atividades de cada um ao longo dos meses.

Além disso, realize treinamentos, defina funções e organize a logística para evitar imprevistos. Isso pode ser feito já no começo do ano, mas sempre revise os posicionamentos algumas semanas antes de iniciar as ações.

7. Monitore os resultados

Acompanhe os resultados de cada promoção e evento. Ferramentas de análise de vendas, feedback de clientes e engajamento online ajudam a medir a eficácia das ações. Assim, seu estabelecimento pode ajustar estratégias futuras para obter ainda mais sucesso.

Como adaptar o planejamento anual em situações inesperadas?

Mesmo com um planejamento anual bem estruturado, é importante ter flexibilidade para lidar com imprevistos, como crises econômicas, mudanças no comportamento do consumidor ou eventos inesperados.

Alguns cuidados para lidar com os imprevistos são:

1. Ter um plano B

Sempre elabore alternativas para promoções e eventos. Se um evento presencial for inviável, avalie a possibilidade de realizá-lo online ou em formato reduzido.

2. Monitorar as tendências do mercado

Acompanhe mudanças no comportamento do consumidor e ajuste suas estratégias conforme necessário. Fique atento às novidades e tendências, pois isso possibilita que seu negócio se adapte rapidamente.

3. Revisar o planejamento periodicamente

Faça reuniões trimestrais para avaliar se as ações planejadas ainda fazem sentido e se há necessidade de ajustes.

4. Mantenha a comunicação com os clientes

Em tempos de incerteza, manter um relacionamento próximo com os seus clientes é muito importante. Utilize redes sociais, e-mails e mensagens para informar mudanças e novidades.

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A ConnectPlug traz um ecossistema de soluções estratégicas para a gestão, que auxilia empreendedores na organização e controle de suas operações. Com ferramentas como o sistema ERP, por exemplo, bares, restaurantes e lojas podem ter maior previsibilidade e eficiência em seu planejamento anual.

Essas soluções permitem que você monitore vendas, controle os estoques e gere relatórios detalhados sobre o desempenho das promoções e eventos. Além disso, é possível fazer a integração das ferramentas com meios de pagamento para facilitar a experiência do cliente e aumentar a conversão de vendas.

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