Se o Carnaval já passou quando você está lendo este artigo, então já está na hora de preparar seu negócio para a Páscoa. Só 40 dias separam um feriado do outro — mas as oportunidades para você se destacar e vender mais exigem certo planejamento.
A Páscoa é uma das datas mais lucrativas do calendário comercial, com grande destaque no faturamento do primeiro semestre. De acordo com informações divulgadas pelas ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) trata-se do quarto maior evento do ano.
Os negócios na Páscoa fluem porque as pessoas gostam de celebrar — e, para isso, compram presentes, alimentos e decorações, entre outros produtos.
Segundo uma pesquisa divulgada pela Globo, 81% dos brasileiros deseja celebrar a Páscoa de 2024 de alguma forma. E o almoço de Páscoa é parte importante dessa celebração: 33% das pessoas pretende se reunir na casa de amigos ou parentes, enquanto outros 27% diz que vai preparar uma refeição especial em casa no domingo. O delivery é o método escolhido por 7% das pessoas, o que pode incluir muitos dos seus clientes.
Outro dado interessante dessa pesquisa é que 76% quer presentear alguém nesse ano (2% a mais do que no ano anterior). E esses presentes vão além das crianças e dos ovos de Páscoa. Mas é importante observar que a maioria das pessoas não vai comprar os presentes em cima da hora: somente 3% vai comprar no domingo mesmo e 40% fará isso na semana da Páscoa. 34% planejam comprar com 15 dias de antecedência e outros 21% com um mês.
Esses números evidenciam a importância de você preparar seu negócio para a Páscoa, com o máximo possível de antecedência em relação à Semana Santa. A seguir, nós explicamos as principais dicas para você fazer isso.
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Os produtos mais vendidos na Páscoa
Uma das principais estratégias para preparar seu negócio para a Páscoa é vender os produtos que têm boa saída nessa data, é claro. Afinal, muitas pessoas compram seus ovos e barras de chocolate no supermercado, mas qualquer outro negócio pode oferecer esse tipo de produtos — bem como outros itens que também são procurados nessa época. Veja algumas sugestões:
- Ovos de Páscoa recheados ou artesanais: Considerando que os ovos de Páscoa nos supermercados estão cada vez mais caros, muitas pessoas preferem investir em uma opção artesanal, com chocolate de melhor qualidade e recheios diversos. Caso a ideia se adeque com seus negócios, você pode conquistar muitos clientes com os ovos.
- Ovos de Páscoa especiais: Além dos ovos recheados ou artesanais, você pode faturar bastante com tipos mais específicos de ovos de chocolate. Alguns exemplos disso são os ovos de Páscoa veganos, fit, sem lactose e vários outros. Essa é uma oportunidade, em especial, se você já atende a algum desses públicos específicos.
- Cestas de Páscoa: Além dos chocolates, muitas pessoas procuram cestas repletas de itens para presentear as pessoas nessa época. Se você tem um estabelecimento de food service com produtos que ficariam bem em uma cesta, por que não fazer as suas?
- Doces, pães e bolos: Outra opção aos chocolates são os bombons, brigadeiros, pães de mel, bolos de pote, colomba pascal e vários outros doces. Especialmente se você fizer os doces no formato de coelho, ovos e outros motivos que lembrem a Páscoa.
- Peixes e pratos com peixe: Nas semanas que antecedem a Páscoa, a procura por peixes como o bacalhau e atum aumenta exponencialmente, já que muitas pessoas evitam comer carne bovina e associam esses pratos à data. Oferecer essas opções no seu restaurante ou delivery pode ser uma ótima forma de conquistar clientes.
- Bebidas para harmonizar: Até mesmo as adegas e cervejarias podem faturar com a Páscoa, oferecendo bebidas que harmonizam com chocolates e peixes. Você também pode criar kits que incluam bebidas e chocolates que harmonizam entre si.
Você também pode pensar “fora da caixa” na hora de criar opções para a Páscoa. Oferecer uma cerveja com cacau, por exemplo, é uma ótima ideia para bares e cervejarias. Comidas em formato de coelho podem chamar muito a atenção das crianças nessa época — há até formas para sushi nesse formato, que você pode comprar. A imaginação é o limite!
Crie promoções para a Páscoa
Como dito, não são apenas os supermercados e lojas de chocolate que podem entrar no clima da Páscoa: qualquer loja pode criar promoções temáticas nessa data. Há diversas ideias — como oferecer um chocolatinho de brinde para todos os clientes ou um miniovo gourmet para as compras acima de determinado valor. Você também pode sortear um grande ovo especial na Semana da Páscoa ou um vale-compras numa loja de chocolates.
Caso você trabalhe no setor de food service, os chocolates como brinde combinam ainda mais — já que podem ser uma sobremesa para o pedido do seu cliente. Essa é uma ótima maneira de preparar seus negócios para a Páscoa pensando em encantar e gerar fidelização.
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Invista numa decoração temática
Essa é outra ideia que qualquer loja pode adotar, mesmo que o seu modelo de negócio e seus produtos não façam parte do universo da Páscoa. Crie uma decoração divertida com figuras de coelhos, patinhas, ovos e outros enfeites coloridos.
Em especial na Semana Santa, esse tipo de decoração pode gerar simpatia nos seus clientes e convencê-los a comprar. Além disso, como dissemos acima, é algo que encanta e fideliza.
Pense em cardápios e eventos especiais
Como dissemos no primeiro item do artigo, os pratos com peixe são bastante consumidos nas semanas que antecedem a Páscoa, em especial na Semana Santa e no almoço do domingo — quando as pessoas costumam se reunir entre amigos e família.
Seu restaurante pode se tornar o local ideal para essa celebração se você criar cardápios especiais de Páscoa. Pense em opções com bacalhau (um clássico da data), mas também para públicos que não apreciam esse peixe. Além disso, não se esqueça que cada vez mais famílias têm pessoas veganas e com restrições alimentares.
Você também pode transformar a Páscoa em um evento especial no seu restaurante. Abra a agenda para reservas com antecedência e promova o evento nas redes sociais.
Além disso, a Páscoa é um feriado prolongado como vários outros, onde seus clientes querem aproveitar o tempo livre com comida e bebida de qualidade. Você pode faturar bastante com o movimento do feriado, caso prepare seu negócio para a Páscoa com antecedência.
Lembre-se da conexão emocional
Assim como o Natal e o Dia das Mães, a Páscoa é outra data bastante associada à família e às relações com pessoas especiais — ou seja, é uma data de conexões emocionais. Então, leve isso em conta quando for criar suas promoções e, principalmente, quando for divulgar isso em redes sociais. Mencione que os presentes podem ser especiais ou diga que seu restaurante é ótimo para viver momentos únicos com a família, por exemplo.
Além disso, não podemos nos esquecer que a origem da Páscoa está ligada à religião. Esse é um tema sensível para muitas pessoas, então é importante abordá-lo com cuidado. Mas se o seu estabelecimento e seu público estão inseridos nesse meio — livrarias e lojas de moda evangélica —, essa é uma grande oportunidade para preparar seu negócio para a Páscoa.
Por outro lado, se o seu estabelecimento tem alguma origem étnica, você pode aproveitar para mostrar como é a Páscoa nessa cultura.
Capriche na divulgação dos produtos promoções
É lógico que nenhuma dessas ideias vai dar resultado se você não caprichar na divulgação de seus produtos e promoções de Páscoa. Para isso, crie posts para as redes sociais da empresa, envie mensagens para clientes fiéis no WhatsApp e, se possível, separe uma verba para fazer anúncios patrocinados no Google Ads e nas redes sociais.
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Para terminar, não se esqueça de fazer aquilo que você faz de melhor em todas as épocas do ano: atender bem aos seus clientes, oferecer produtos ou serviços de alta qualidade e trazer experiências de compra únicas. Isso é o que mais importa na hora de preparar seus negócios para a Páscoa ou para qualquer outra data do calendário comercial.
Se você quer melhorar o atendimento e a eficiência operacional do seu estabelecimento, você pode contar com as soluções de automação comercial da ConnectPlug. Com nosso sistema de gestão ERP, sistema de mesas e comandas, soluções de autoatendimento — entre outras tecnologias —, você consegue atender aos seus clientes com muito mais eficiência. Assim, lhe sobra mais tempo para pensar em ações diferenciadas.
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