Você tem alguma dificuldade para tomar decisões na sua empresa? Como seria ter informações detalhadas para melhorar seu atendimento, criar estratégias de marketing e lançar novos produtos? Você pode conseguir isso sabendo como fazer pesquisas de mercado. Entendendo mais sobre o assunto, fazer uma boa pesquisa se torna bem mais simples.
Por mais que você conheça seu comércio como a palma da sua mão, é difícil tomar decisões baseadas apenas em seus conhecimentos ou em seu instinto. O melhor caminho é criar estratégias baseadas em fatos, porque isso diminui suas chances de falhar.
Nesse contexto, a pesquisa de mercado é uma das ferramentas mais importantes para qualquer empreendedor ou empreendedora. Afinal, fazendo uma boa pesquisa, você tem mais informações para criar suas estratégias de negócio, bem como mais segurança para investir nelas.
Saber como fazer uma pesquisa de mercado pode ser útil em diversos momentos de sua trajetória empreendedora. Desde o começo, quando você ainda está fazendo seu plano de negócio, até momentos decisivos, como a abertura de uma filial.
Isto posto, não existe uma definição única sobre o que é pesquisa de mercado, nem uma “receita de bolo” para você fazer a sua. Por isso, é comum ter dúvidas sobre onde buscar informações, que perguntas são essenciais e como aproveitar os resultados da sua pesquisa. Então, nós criamos esse artigo completo, onde você poderá tirar essas (e outras) dúvidas sobre pesquisa de mercado.
Em que consiste uma pesquisa de mercado?
Uma pesquisa de mercado pode ter várias informações, seguir diversos caminhos e ter os mais variados formatos — não existe certo ou errado. O mais importante é que toda pesquisa deve coletar informações relevantes para atender a alguma demanda do negócio. Ou seja, tirar alguma dúvida ou embasar uma tomada de decisão.
Para fazer sua pesquisa de mercado, você pode seguir dois caminhos:
- pesquisa secundária, onde você busca informações em outras fontes, como estudos publicados na internet;
- pesquisa primária, onde você busca informações “direto na fonte” — entrevistando seus clientes, por exemplo.
Os dois caminhos são válidos e, em muitos casos, se complementam. Há muitos estudos sobre as preferências do público e tendências de mercado na internet, publicados por empresas ou instituições. Você pode se basear neles e fazer outras perguntas para seus clientes, para ter uma visão mais completa da situação.
Depois que você coleta as informações da sua pesquisa de mercado, é bem importante organizar suas conclusões — e transformar isso em inteligência para seu negócio.
Nesse sentido, uma boa pesquisa de mercado lhe ajuda a entender melhor as oportunidades que você possui e quais são os cuidados que você precisa tomar ao implementar suas estratégias. Com isso, você consegue trabalhar de forma mais assertiva — sem confiar somente em seus conhecimentos ou testar estratégias por “tentativa e erro”.
Sendo assim, você pode realizar pesquisas de mercado para lhe ajudar em diversas situações. Entre outros casos, elas são úteis para:
- lançar novos produtos,
- melhorar seu atendimento,
- desenvolver novas promoções,
- criar estratégias de marketing,
- ajustar detalhes em seu comércio.
Isso porque, sabendo como fazer uma pesquisa de mercado, você consegue entender melhor seus clientes, as oportunidades do setor e as ameaças que podem impactar suas vendas. Entendendo isso tudo, é possível desenvolver estratégias para diferenciar seu comércio da concorrência, atrair clientes e fidelizar aqueles que você já conquistou.
Por fim, é interessante ponderar que esse processo realmente pode exigir tempo e esforço. Porém, se você souber como fazer pesquisa de mercado e aproveitar bem essa ferramenta, seu tempo e esforço serão revertidos em resultados para seu comércio. Seja uma loja, restaurante ou qualquer tipo de estabelecimento comercial, grande ou pequeno, novo ou antigo: uma boa pesquisa de mercado será muito útil para você.
Como fazer uma pesquisa de mercado passo a passo?
Entendendo os princípios básicos, fica muito mais simples compreender como fazer uma pesquisa de mercado. Até porque o passo a passo da sua pesquisa depende dos seus objetivos, do que você quer descobrir com as pesquisas e de quais recursos você tem disponíveis.
Sobre isso, também é importante ponderar que você não deve iniciar sua pesquisa sem um bom planejamento. Sem isso, você pode comprometer a pesquisa e os resultados dela — comprometendo todas as decisões que você tomar com base nela. Portanto, muita atenção a essa fase.
Dito isso, segue um passo a passo geral, que você pode adaptar para suas pesquisas, no contexto da sua loja ou restaurante.
Passo 1: Defina os objetivos da pesquisa
Toda pesquisa de mercado deve ter um objetivo bem definido para guiar os trabalhos. Se você está com dúvida para definir o objetivo, você pode fazer uma pergunta bem simples: “por que eu quero fazer essa pesquisa?”.
Essa pergunta pode ser respondida de diversas maneiras, que vão ajudar a definir seus objetivos de pesquisa. Por exemplo:
- entender as preferências dos clientes no seu segmento;
- avaliar a satisfação dos clientes com o atendimento;
- descobrir novas oportunidades de mercado;
- compreender uma mudança nos padrões de vendas;
- verificar a aceitação de alguma tendência de mercado;
- testar ideias de produtos, mudanças no cardápio e etc;
O objetivo da pesquisa de mercado é como o alicerce de uma construção: essencial para que o resto do trabalho fique de pé.
2. Defina os métodos e ferramentas de pesquisa
Depois de definir seus objetivos, você precisa pensar em como colocar sua pesquisa em prática. Para tanto, você pode utilizar uma variedade enorme de ferramentas e métodos, muitos deles gratuitos. Como mencionamos na seção anterior, você pode fazer pesquisas primárias (em fontes próprias) e secundárias (com dados de outras fontes).
Por exemplo: para o objetivo de entender as preferências dos clientes, você pode aproveitar dados demográficos, estudos de institutos (como o Sebrae), associações (como a Abrabar) ou outras empresas (como grandes negócios do seu segmento). Esses materiais estão disponíveis na internet e isso seria uma pesquisa secundária. Mas além disso, é possível realizar uma pesquisa primária, entrevistando seus clientes ou enviando questionários.
Outra opção seria usar os dados que a empresa possui sobre seus clientes, como as informações sobre vendas armazenadas no sistema de gestão ERP ou relatórios de público nas redes sociais da empresa.
3. Fique de olho na concorrência
Outra forma de pesquisa de mercado envolve analisar seus concorrentes e buscar referências de empresas que se posicionam bem no seu segmento — você pode se inspirar bastante nos erros e acertos de outros comerciantes.
A grande questão é que você precisa ter foco e objetivo, ao fazer sua análise de concorrência. Você pode ir até os concorrentes, fingindo ser um cliente — mas você precisa prestar muita atenção aos detalhes, em especial àqueles que você pretende modificar no seu negócio. Você também pode pesquisar as redes sociais dos concorrentes, para entender que promoções eles estão fazendo para atrair mais clientes.
Além disso, mais do que simplesmente observar o que os concorrentes e as referências fazem, você precisa fazer uma análise crítica das observações. Ou seja, como você pode adaptar o que seus concorrentes fazem de melhor ou pior para a realidade do seu negócio?
4. Crie um roteiro de pesquisa
Independente do tipo de pesquisa que você pretende fazer, você precisa se preparar para o momento de aplicar a pesquisa de mercado.
No caso de questionários ou entrevistas com clientes, você precisa redigir as perguntas. Nos questionários, é melhor fazer perguntas mais simples e diretas, com alternativas fechadas. Já nas entrevistas, as perguntas devem ser mais abertas, para deixar o cliente falar.
Caso você esteja pesquisando as tendências de mercado, testando novos produtos ou a aceitação de um novo cardápio, fazer um grupo de discussão pode ser uma ótima ideia. Assim, os clientes debatem entre si e você pode extrair mais ideias dessas conversas.
5. Coloque sua pesquisa em prática
Nesse ponto, os passos necessários para colocar sua pesquisa em prática vão depender do tipo de pesquisa de mercado que você está fazendo.
Para criar o seu questionário, por exemplo, você pode utilizar ferramentas como o Google Forms e Survey Monkey, e enviá-lo por e-mail ou WhatsApp. Para entrevistas ou grupos de discussão, você precisa selecionar os clientes e preparar um espaço para recebê-los. Não se esqueça de fazer anotações e gravar o áudio, para poder ouvir depois em caso de dúvidas.
Caso você esteja fazendo uma pesquisa secundária, buscando informações na internet ou em outras fontes, você também precisa de organização. Não apenas leia os estudos: anote as informações e destaque pontos essenciais.
6. Analise os resultados e tome decisões
Depois de fazer a pesquisa de mercado, é hora de utilizá-la para alcançar os objetivos que você definiu no início, não é mesmo? Para tanto, você precisa analisar os resultados da pesquisa com atenção, destacando os pontos mais importantes e identificando padrões de respostas.
Tente ir além do que os resultados mais superficiais mostram, buscando as razões que estão por trás das respostas e padrões. Além disso, tente cruzar as respostas de diferentes perguntas ou as informações de diversas fontes.
Para terminar, crie hipóteses a partir dos resultados da pesquisa: isto é, em qual direção você deve ir, com base no que descobriu? Como essa pesquisa de mercado ajuda a responder às dúvidas que você tinha quando começou? A partir dessas respostas, tome as decisões necessárias para seu comércio.
Se a sua pesquisa de mercado demonstrar que você precisa melhorar o seu atendimento, por exemplo, você pode realizar treinamentos para a equipe, pesquisar novas metodologias de atendimento ou investir em soluções de automação comercial.
A tecnologia, na verdade, pode lhe ajudar oferecendo informações para as suas pesquisas de mercado, bem como nas melhorias que você fará em seu negócio, com base nos resultados das pesquisas. Para saber mais sobre as principais tecnologias para lojas e restaurantes, confira outros artigos no blog da ConnectPlug ou entre em contato com nossa equipe comercial.
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