Ao redor do mundo, o Dia dos Namorados é comemorado em 14 de fevereiro, no Dia de São Valentim. Porém, no Brasil, nos acostumamos com o dia 12 de junho — na véspera do Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. A comemoração foi criada por motivos comerciais, para movimentar uma época sem tantos feriados, mas se tornou uma grande celebração do amor e uma das principais noites do ano para os restaurantes. Mas se você quer aproveitá-la no seu, precisa se preparar.
Não importa em qual dia da semana caia o Dia dos Namorados — em 2023, por exemplo, foi em uma segunda-feira —, os restaurantes sempre ficam super movimentados com casais que querem jantar juntos para celebrar seu amor. O Brasil é o único país que comemora o Dia dos Namorados nessa data, em 12 de junho, mas se tornou uma tradição local convidar seu amor para um jantar especial nessa noite.
Dessa forma, a data é uma grande oportunidade para os restaurantes, que podem aumentar muito o seu faturamento em um dia da semana que normalmente seria pouco movimentado.
Mas é claro que, para isso, você precisa preparar seu restaurante. Os casais querem ter uma noite especial, fora do comum — e se seu estabelecimento não parece capaz de oferecer isso, ele dificilmente será uma opção viável para o Dia dos Namorados. Por outro lado, se você e a sua equipe oferecem um jantar especial, com uma experiência única, as chances de fidelizar o cliente — e receber esse casal para mais jantares — aumenta muito.
E a verdade é que não é difícil preparar seu restaurante para o Dia dos Namorados: você não precisa pensar em ideias mirabolantes do que fazer no restaurante no dia, ou algo assim. Você fazer o básico bem feito — um cardápio especial, com uma ambientação bonita e um serviço eficiente — já é mais do que o suficiente para atrair clientes nessa data.
Confira outros artigos para ajudar sua empresa a crescer no blog da ConnectPlug
1. Crie um cardápio especial de Dia dos Namorados:
O jantar do Dia dos Namorados costuma ser uma ocasião especial para os casais, que querem consumir algo diferenciado, em relação aos pratos de todo dia. Por isso, é interessante pensar em um menu um pouco mais refinado — com pratos como massas, carnes nobres e frutos do mar, em preparações e empratamentos diferentes do trivial.
Mesmo que o seu restaurante tenha um perfil mais simples e despojado, vale a pena investir num cardápio um pouco melhor, se você deseja atrair o público do Dia dos Namorados. Sem perder a sua essência, pense em como você pode criar uma experiência interessante para os casais que escolheram jantar no seu restaurante.
Uma boa ideia, nesse sentido, é criar menus com valores fixos para entrada, prato principal e sobremesa. Crie entre duas e cinco opções de menus fixos, compreendendo os principais gostos do seu público. Assim, você facilita o preparo e o serviço, podendo caprichar mais nas apresentações — e também oferece uma experiência mais completa do que apenas os pratos.
Além disso, não se esqueça das opções de bebidas. Mesmo que seu restaurante não tenha o costume de servir vinhos e espumantes, é essencial ter algumas opções (ainda que poucas) para esse jantar especial. Pense em rótulos que harmonizem com as opções do seu menu.
2. Prepare uma ambientação romântica
Depois do menu e das bebidas, a ambientação é o aspecto mais importante para restaurantes no Dia dos Namorados: deixe sua iluminação com meia-luz, invista em velas e coloque muitos arranjos de flores pelo salão.
Se quiser investir um pouco mais, utilize louças diferenciadas e toalhas melhores nas mesas. A cor vermelha sempre ajuda a reforçar o clima de romance e um aromatizador de ambientes agradável também ajuda a deixar a atmosfera mais intimista.
Só tome cuidado para não exagerar, fazendo com que sua ambientação se torne chamativa demais — e distraia seus clientes do que realmente importa, que é o clima de romance.
3. Capriche na trilha sonora
Nada melhor que uma boa música para embalar os romances, não é mesmo? Então, esse é outro detalhe que não pode faltar no seu restaurante para o Dia dos Namorados.
Se você quer investir para oferecer uma experiência diferenciada aos seus clientes, contatar um músico para uma apresentação ao vivo sempre é uma boa ideia. Prefira alguém que toque algo mais calmo e romântico — como músicas instrumentais no piano, flauta ou violino. Caso você conheça uma banda que toca músicas para dançar a dois — e tem espaço para criar uma pista de dança no seu estabelecimento — essa pode ser uma ótima atração.
Caso você não consiga investir tanto, ou não tenha estrutura para oferecer música ao vivo, crie uma playlist com músicas românticas e instrumentais para tocar durante a noite. O importante é manter o clima de romance!
Leia também — Calendário comercial 2024: as datas mais lucrativas
4. Prepare um serviço impecável
Como dissemos, o Dia dos Namorados costuma ser uma ocasião especial para os casais. Por isso, qualquer intercorrência que normalmente não incomodaria seu cliente pode se tornar um problemão nessa noite. Então, treine bem sua equipe e reforce a necessidade de oferecer um serviço impecável para os casais.
É interessante que seus garçons e garçonetes estejam bem-vestidos e saibam como se portar para atender bem, mas sem incomodar os casais — que querem aproveitar a noite juntos.
Além disso, prepare-se para fechar as contas rapidamente e de maneira organizada, sem criar filas no caixa. Afinal, o Dia dos Namorados costuma cair em dias úteis e as pessoas desejam aproveitar o tempo com seus amores — e não na fila para pagar a conta no restaurante. Para isso, as tecnologias para restaurantes podem ajudar, tornando seu atendimento mais rápido e eficiente, sem abrir mão da qualidade.
5. Organize reservas com antecedência
Considerando que o Dia dos Namorados é uma das datas mais movimentadas do ano para os restaurantes, muitos casais têm medo de ficar sem ter onde jantar — e, por isso, preferem ter sua reserva garantida. Se você quer atrair esse público, é de bom tom organizar um esquema de reservas e divulgá-lo com antecedência nas redes sociais.
Aproveite para impulsionar publicações nas redes sociais e criar campanhas com anúncios no Google. Muitas pessoas ainda não sabem onde ir e vão pesquisar na internet para encontrar o melhor restaurante para o Dia dos Namorados.
6. Não se esqueça do delivery
Pensando no alto movimento do Dia dos Namorados, muitos casais preferem fazer um jantar romântico em casa — o que pode ser uma oportunidade para os restaurantes que trabalham com delivery. Crie kits com pratos especiais, um vinho ou espumante e sobremesa, para que as pessoas possam ter a mesma experiência do seu restaurante sem sair de casa.
Enviar uma mensagem com votos de felicidade para o casal junto ao pedido no delivery é um pequeno detalhe extra que vai ajudar a encantar o cliente — aumentando as chances de que ele volte após o Dia dos Namorados, fidelizado.
Falando nesses pequenos detalhes extras, terminamos o artigo sugerindo que você pense em maneiras de encantar seu cliente — depois de resolver o básico, é claro. Você pode oferecer uma taça de espumante para o casal fazer um brinde, ter um local instagramável para que os casais tirem fotos no restaurante, ou oferecer um chocolate em forma de coração para depois do jantar. São pequenas coisas, mas que deixam a noite mais especial.
E se você quer oferecer um atendimento de primeira qualidade para seu cliente todos os dias — não só no Dia dos Namorados — que tal investir em tecnologias para restaurantes? Com a ConnectPlug, você torna seu serviço muito mais rápido e eficiente. Conheça as soluções.
Confira também o nosso guia de Estratégias de Promoção:
Nenhum Comentário ainda! Seja o(a) Primeiro(a) a Comentar!!!