O Dia das Mães é uma das datas mais movimentadas do ano nos restaurantes. Isso significa uma ótima oportunidade de faturamento, mas também obriga você a se preparar para atender a todos esses clientes. Até porque, sendo essa uma data tão especial, todos querem ser bem atendidos — e oferecer uma experiência única para essas mulheres tão importantes.

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes do ano não apenas para o comércio, mas também para o público. Conforme uma pesquisa divulgada em 2023 pelo Grupo Globo, 73% das pessoas concordam que essa sempre será uma data importante. Nesse sentido, um dos setores que mais pode faturar é o de food service.

Como o Dia das Mães sempre cai em domingos — o segundo domingo de maio, no caso — se tornou tradição reunir a família para almoçar nessa data. Uma boa parcela do público prefere fazer isso em restaurantes, poupando-se do trabalho de cozinhar para todos (algo que, aliás, geralmente é feito pelas mães). Com isso, o movimento tende a aumentar bastante e você precisa se preparar. 

O Dia das Mães é uma boa oportunidade para aumentar o faturamento do seu restaurante. A questão é que, para que essa oportunidade não vire um pesadelo, seu estabelecimento deve estar preparado — não apenas com uma decoração ou cardápio especiais, mas também para lidar com o maior movimento. 

E o mais importante: essa preparação deve começar desde já. Nós não sabemos quando você está lendo a esse artigo, mas nunca é cedo demais para começar seu planejamento para o Dia das Mães. Dessa maneira, quando o segundo domingo de maio chegar, tudo já estará pronto — e você poderá aproveitar todas as oportunidades que essa data oferece.

Então, preste atenção às nossas dicas. 

 

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1. Comece pelo básico

Quando buscamos por dicas para faturar mais no Dia das Mães, é comum encontrar ideias de decoração e ações super elaboradas. Mas antes de pensar em flores, músicas, lembrancinhas e outros adicionais, resolva o mais importante. Isto é, se preocupe primeiro com o essencial: a comida, atendimento e capacidade do restaurante.

Se os clientes não encontrarem um bom almoço de Dia das Mães, não há decoração bonita ou flores que compensem, certo? Por isso, seu planejamento deve começar garantindo que essas coisas essenciais estejam organizadas para o segundo domingo de maio. 

 

1.1. Cardápio especial para o Dia das Mães

Pense no cardápio que será servido no Dia das Mães com alguma antecedência, planejando quantidades maiores de cada prato para atender ao movimento maior. Busque negociar com seus fornecedores, para se certificar de que eles poderão atender à demanda — e aproveite para pleitear descontos ou condições especiais. 

Você não precisa pensar em um cardápio muito complexo, especialmente se os seus pratos comuns já atendem bem a um almoço de domingo. Na verdade, modificar o cardápio pode até ser um “tiro no pé”, pois pode complicar o serviço, além de desagradar os clientes habituais.

Pensando nisso, se você trabalha com serviço à la carte, considere reduzir o número de pratos para agilizar o atendimento no Dia das Mães. Inclusive, uma boa ideia é trabalhar com menus com preço fixo — com entrada, prato principal e sobremesa em um pacote fechado. 

Por fim, não se esqueça de pensar nas mães e filhos com restrições alimentares: vegetarianos, veganos, celíacos, intolerantes a lactose. Tenha ao menos uma opção para que toda a família seja bem atendida. Caso contrário, todos darão meia-volta e sairão do seu restaurante.

 

1.2. Capacidade do restaurante no Dia das Mães

Como mencionamos (e você já deve saber), o movimento no segundo domingo de maio tende a ser bem maior que o de costume. Por isso, você precisa se preparar para abrigar um público maior em suas dependências. Uma saída simples para isso é alugar mais mesas e cadeiras com empresas especializadas.

Além disso, há famílias que se reúnem em grupos grandes nessa data — com muitos primos e tios almoçando juntos. Por isso, já deixe algumas mesas maiores preparadas e fique de olho para a necessidade de rearranjar esse espaço. 

 

1.3. Capacidade de atendimento no Dia das Mães

Por fim, você também precisa de pessoal para atender a todo esse público adicional. Portanto, certifique-se de contratar mais garçons e deixe mais pessoas a postos no caixa, para evitar filas quilométricas na hora de pagar a conta. Dependendo do que for servir nessa data, talvez seja necessário contratar ajudantes extras na cozinha. 

Além disso, seu restaurante também pode contar com uma grande ajuda da tecnologia, com sistemas PDV que agilizam o pagamento, cardápios digitais e outros equipamentos que lhe permitem otimizar seus recursos humanos. 

Aproveitar melhor sua equipe é algo muito importante, em especial nessas datas de grande movimento. Assim, você consegue redirecionar pessoas para tarefas mais estratégicas e pode atender muito mais clientes sem contratar tantos funcionários extras. No fim das contas, isso diminui custos e aumenta sua lucratividade. 

 

2. Pense na experiência

Depois de organizar “o básico”, você pode pensar nos adicionais. Na realidade, eles são muito importantes — porque são responsáveis por encantar o cliente e criar uma experiência única, além da comida e bebida. Então, tente criar uma atmosfera especial nesse data.

Para isso, você pode começar decorando suas mesas com arranjos de flores, vasos e toalhas especiais. Considere alugar louças especiais (se couber na sua proposta e no orçamento) e tente usar guardanapos mais bonitos que os comuns. 

Também vale a pena decorar o resto do restaurante com flores e tecidos. Cores como o roxo, rosa e branco sempre caem bem nessa data, assim como tons pastéis. Por fim, escolha uma playlist ideal para o clima familiar. Músicas mais calmas — como MPB, jazz e bossa-nova — são indicadas para não atrapalhar as conversas. 

Caso o seu restaurante seja temático, todas essas dicas caem por terra, é claro. É essencial se manter fiel à essência do seu restaurante — mas você pode aproveitar a data para decorar a casa com coisas que demonstrem como as mães são tratadas nessa cultura. Por exemplo, a típica mamma italiana, o respeito aos mais velhos (e às matriarcas) nas culturas orientais ou a deusa-mãe indiana. 

 

3. Considere fazer promoções

Se você quer atrair mais clientes no Dia das Mães, é essencial ter atrativos para isso. Afinal, porque uma família iria almoçar em seu restaurante naquela data e não em qualquer outro dia do ano? Além disso, pense que você vai competir com vários outros restaurantes que também estão se preparando para o Dia das Mães. 

Sendo assim, fazer promoções pode ser uma ótima maneira de se destacar. Seguem algumas ideias nesse sentido:

  • menu fechado com preço fixo,
  • combos ou descontos para grandes grupos,
  • sobremesa grátis para quem é mãe,
  • bebida em dobro ou free refill,
  • desconto para quem faz reservas.

Além disso, você pode entregar um cupom de desconto para uma próxima visita, quando o cliente estiver indo embora. Com isso, você tem grandes chances de fidelizar aquelas pessoas que vieram pela primeira vez ao seu restaurante no Dia das Mães. 

 

 

4. Pense em outras oportunidades

É interessante levar em conta encher o salão não é sua única oportunidade de faturar no Dia das Mães. Na verdade, você pode ganhar ainda mais com clientes de delivery e take-away

Segundo a pesquisa do Grupo Globo que citamos no início, 29% das pessoas pretende fazer uma refeição com suas mães no segundo domingo de maio, mas preferem fazer isso em casa mesmo. Elas podem comprar comida do seu restaurante para isso, não é mesmo?

Além disso, avalie que o domingo tem muito mais horas além do almoço — e muitas famílias hoje em dia têm costumes diferentes. Isso é uma oportunidade para outros estilos de negócio, como cafés e padarias, que podem fazer um café da tarde de Dia das Mães, por exemplo. E até estabelecimentos como hamburguerias, cervejarias e lanchonetes podem faturar no Dia das Mães, se tiverem boas ideias e fizerem uma divulgação eficiente. 

 

5. Invista na divulgação

Falando em divulgação, esse é um aspecto muito importante para você atrair mais clientes no Dia das Mães. Afinal, como você pode esperar um público maior nessa data sem divulgar seu negócio para outras pessoas, além dos seus clientes habituais?

Por isso, faça posts nas redes sociais e separe uma verba para impulsionamentos. Também é possível fazer anúncios no Google, pensando nas pessoas que realmente vão pesquisar por “restaurante no Dia das Mães”. Sobre isso, muitas pessoas mais jovens já nem pesquisam no Google — elas usam o TikTok. Então, considere fazer um vídeo simples sobre seu restaurante para publicar nessa rede. 

Muitos jornais e sites de internet locais publicam matérias com dicas de restaurantes para o Dia das Mães. Nas semanas antes da data, você pode enviar um release (um texto curto sobre o restaurante) para esses jornais e portais. Vai que seu restaurante aparece em alguma lista?

 

6. Tecnologia para restaurantes no Dia das Mães

Para terminar, vamos nos concentrar em algo que citamos no primeiro item: a tecnologia para restaurantes pode contribuir muito para seu faturamento não só no Dia das Mães, como no ano inteiro. Seguem alguns exemplos disso:

  • O cardápio digital com QR Code agiliza muito o atendimento nas mesas, já que cada pessoa pode escolher seus pratos direto pelo celular — e o garçom não precisa passar entregando inúmeros cardápios em cada mesa. 
  • Com o monitor de pedidos KDS, seus garçons podem receber os pedidos nas mesas e enviá-los direto à cozinha por um celular. Assim, eles não precisam mais andar pelo restaurante com papeizinhos e podem atender a mais mesas no mesmo tempo. E isso também diminui o índice de erros nos pedidos. 
  • Um totem ou tablet de autoatendimento pode agilizar ainda mais o processo. Com o sistema de autoatendimento, cada cliente escolhe seu prato e envia seu pedido direto para a cozinha. As pessoas podem até pagar na hora, se você preferir. 
  • O sistema de mesas e comandas é essencial para organizar os pedidos de cada mesa e garantir que todas as contas sejam fechadas corretamente sem complicação. Em um bom sistema desses, como o da ConnectPlug, as contas já vem divididas por pessoa e tornam o fechamento ainda mais ágil. 

Por fim, o sistema de gestão ERP, também chamado de retaguarda, se tornou indispensável para administrar um restaurante no dia a dia. Com ele, você processa todas as vendas e cruza as informações com todos os outros departamentos — como estoque e financeiro — de modo simples e rápido. Assim, você tem controle de tudo que está acontecendo no estabelecimento mesmo em um dia movimentado, como o Dia das Mães. 

Pensando nisso, se você não possui essas tecnologias no seu restaurante entre em contato com a ConnectPlug e experimente nossos sistemas gratuitamente. E se você gostou desse conteúdo, aproveite para ler outros artigos informativos no nosso blog e se inscrever na nossa newsletter. Nós ajudamos sua empresa a crescer. 

 

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