Você provavelmente já usou o PIX em várias situações da sua vida, como usuário. Mas como empreendedor, você oferece esse meio de pagamento para seus clientes? Você busca facilitar a utilização do PIX, com funções como o PIX na maquininha? Se sim, você está aproveitando a oportunidade de vender com o meio de pagamento favorito dos brasileiros.
Respondendo à pergunta do título, o primeiro benefício de utilizar o PIX no seu comércio é que este é o meio de pagamento eletrônico favorito dos brasileiros — superando o cartão de crédito e de débito por uma ampla margem. Foram 29% das transações com o PIX, 20% com crédito e 19% com débito.
Mas esses dados absolutos não dão a real dimensão da revolução que o PIX está trazendo para os meios de pagamento eletrônicos em estabelecimentos comerciais.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os cartões de débito e crédito — assim como os cartões pré-pagos, vales-refeição e alimentação — continuam muito relevantes. O que o PIX está fazendo é substituir boletos, cheques e pagamentos em dinheiro. E isso oferece diversos benefícios para clientes e empreendedores.
De acordo com informações divulgadas pelo Banco Central (BC), o PIX é mais utilizado em transações de baixo valor — como em bares, restaurantes, lojas e pagamento de contas de consumo. Isso indica “seu papel importante na inclusão financeira“, escreve a instituição em um relatório recente sobre o tema.
De fato, o PIX tem cerca de 149 milhões de usuários em todo o Brasil, sendo 137 milhões de pessoas físicas. Destes, estima-se que metade não utilizava outros meios de pagamento eletrônicos, como cartões. Ou seja, utilizar o PIX no seu negócio é uma forma de expandir o alcance dos pagamentos eletrônicos.
Outro dado que ajuda a dar dimensão dessa “revolução” é o recorde divulgado pelo Banco Central em abril de 2023: no início do mês, o recorde de transações diárias foi batido mais uma vez. Foram 120 milhões de PIX feitos num só dia. Aliás, a partir de setembro de 2022, o Brasil passou a registrar mais de 1 trilhão de reais em transferências via PIX por mês.
Mesmo com números tão impressionantes, a perspectiva é continuar crescendo. Segundo Mayara Yano, do Banco Central, a perspectiva é terminar 2023 com um aumento de 70% nas transações via PIX. Então, que tal incluir esse meio de pagamento no seu negócio?
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Como utilizar o PIX no seu estabelecimento comercial?
Antes de tudo, é interessante analisar alguns dados de um estudo do Sebrae que analisou os principais meios de pagamento eletrônicos nas micro e pequenas empresas.
Para quem é microempreendedor individual (MEI), o PIX é o principal meio para receber pagamentos, com 52% das respostas. Entre as micro e pequenas, a parcela é bem menor, mas ainda assim muito relevante: 27%. O cartão de crédito aparece em segundo nos dois grupos, com 20% e 27%, respectivamente.
Chama atenção a baixa utilização do dinheiro vivo, após a chegada do PIX. Ele é só 12% dos pagamentos entre os MEIs e 6% nas micro e pequenas empresas. Isso vai ressoar bastante com alguns dos benefícios que vamos listar abaixo.
Frente a esses dados, você já deve ter se convencido dos benefícios de utilizar o PIX no seu negócio — seja uma loja, restaurante, bar ou outro tipo de comércio. A questão é fazer isso “do jeito certo”, buscando facilitar a experiência do cliente que opta pagar com PIX.
Isso vai além de simplesmente criar uma chave com o CNPJ do estabelecimento ou celular do dono. Ou mesmo imprimir um QR Code e colar na parede da loja, ao lado do caixa. Esse método obriga o cliente a abrir o aplicativo do banco no celular, incluir o valor da compra e outros dados manualmente — o que pode gerar uma série de problemas.
Na melhor das hipóteses, esse processo simplesmente é mais demorado (causando filas, por exemplo). Mas, em muitos casos, pode incorrer em erros ou fraudes.
É por isso que cada vez mais bancos, adquirentes e fornecedores de automação comercial estão incorporando o PIX a suas soluções. É algo que está ficando conhecido no mercado como PIX na maquininha. Funciona assim:
- Em vez do QR Code fixo, a maquininha gera QR Codes dinâmicos a cada compra;
- O cliente escaneia o QR Code com o celular e já tem todos os dados da transação;
- Isso inclui o valor e os dados da empresa, diminuindo a chance de erros e fraudes;
- Além disso, é muito mais cômodo e rápido para a empresa e o cliente.
É claro que essa também é uma forma dessas empresas faturarem com o PIX — o que, de outras formas, não seria possível. Mas, de fato, esse serviço oferece muitas vantagens para o empreendedor e você deveria considerar adotá-lo no seu estabelecimento, se possível.
4 benefícios de utilizar o PIX no seu negócio
Depois de todas essas explicações, podemos proceder à lista de benefício que é o assunto mais importante deste artigo. Como dissemos na introdução, o principal benefício do PIX nas empresas é que este é o meio de pagamento eletrônico favorito dos brasileiros — logo, é uma forma de agradar (e fidelizar) seus clientes.
Mas claro que esse não é o único benefício. Por isso, vamos à lista.
1. Agilidade e facilidade nos pagamentos em caixas
As explicações ao longo do artigo são importantes para compreendermos a função do PIX em substituir o dinheiro vivo. Afinal, é muito mais rápido fazer um pagamento via celular, com QR Code dinâmico, do que contar dinheiro vivo — que ainda precisa de troco, que seu caixa pode não ter no momento…
Em resumo, quanto mais clientes usam PIX, menos você precisa se preocupar com troco e com as várias complicações que a necessidade de troco traz. Nesse sentido, como citamos logo acima, os pagamentos com PIX são mais rápidos — o que também ajuda a diminuir a fila nos caixas. Para quem atende muitas pessoas, especialmente em horários de pico, isso é uma vantagem e tanto!
2. Disponível 24 horas por dia, rapidamente, pelo celular
Cada vez mais podemos observar o fenômeno de pessoas que saem apenas com o celular, já que a carteira — com dinheiro e cartões plásticos — não é mais necessária. Para utilizar o PIX, é necessário apenas o aplicativo do banco no celular e os cartões estão nas carteiras digitais (como Apple Pay e Samsung Pay). E esses são meios que estão disponíveis o tempo todo, de forma muito mais simples — sem ter que sacar dinheiro, por exemplo.
Ter uma maquininha com PIX e aproximação é essencial para atender a esse público. Até porque, se o seu cliente saiu de casa apenas com o celular, ele não poderá pagar pelo seu produto — e irá comprá-lo em outro lugar que ofereça esse meio de pagamento.
3. Receba por seus pagamentos em menos tempo
Há muitas pessoas que preferem as carteiras digitais pela facilidade dos pagamentos — apenas aproximar o celular da maquininha de cartão e pronto! Facilitar o PIX é uma forma de encorajar as compras com esse meio, que é mais vantajoso para os estabelecimentos.
Afinal, enquanto certas operadoras de cartão de crédito exigem até 30 dias para transferir os valores, o PIX cai muito mais rápido — e com menos taxas, mesmo que você utilize esse serviço de PIX na maquininha.
4. Organização e segurança
Por fim, é importante ponderar que a menor utilização do dinheiro vivo facilita organizar o fluxo de caixa das empresas — pois tudo já estará no meio eletrônico, junto com os cartões de crédito e débito. Além disso, é mais seguro, movimentando quantias menores no caixa físico da empresa.
Na questão de segurança, também vale especificar que se trata de um meio de pagamento criado e atestado pelo Banco Central, com autenticação e dados criptografados.
Sendo assim, não é exagero afirmar que o PIX está trazendo uma verdadeira revolução aos comércios de todo o Brasil. É um meio de pagamento eletrônico mais fácil, rápido, seguro e que está trazendo milhões de brasileiros para o mundo dos pagamentos digitais. Se você ainda tinha dúvidas sobre adotá-lo no seu negócio, nós esperamos que esse artigo tenha lhe ajudado a se convencer.
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