A ideia por trás da solução smart TEF é simples de compreender: ela une os benefícios do sistema TEF de pagamentos com a praticidade dos equipamentos smart POS. Porém, as vantagens dessa união no dia a dia da operação vão muito além da soma dessas partes.

O sistema TEF é um dos meios de pagamento eletrônicos mais procurados pelos lojistas, atualmente. Isso porque ele oferece diversos benefícios operacionais e até financeiros, ao tornar o processo de pagamento mais prático e seguro, além de aceitar vários adquirentes numa só máquina (possibilitando pagar taxas menores). 

Porém, ele tem uma limitação que não pode ser ignorada: sua operação está diretamente atrelada ao uso de computadores. Afinal, em vez de uma maquininha de cartão comum, o sistema TEF utiliza pinpads — que são ligados ao PDV por cabos USB. 

Isso diminui a flexibilidade dos caixas, limitando a número de PDVs abertos à quantidade de computadores e pinpads disponíveis no estabelecimento. É algo que pode não ser um problema para muitas pessoas… Mas pode se tornar um problema se, eventualmente, um computador estragar. 

Além disso, ele limita as possibilidades de ter um PDV dinâmico, fechando as vendas em outros pontos do estabelecimento ou até fora dele. Você está limitado até onde os fios do pinpad alcançam.

Pensando nesse cenário, os smart POS — ou sistemas PDV Android — sempre foram uma alternativa prática e portátil de meio de pagamento eletrônico. Com eles, é possível ter um PDV completo na palma da mão, com as mesmas funcionalidades do PDV do computador, e ainda processar pagamentos por meio do terminal integrado — mas sem funcionalidade TEF, com processamento comum. 

A questão é que agora os pagamentos na smart POS podem ser feitos pelo sistema TEF — com todas as vantagens que isso agrega. Conheça a solução smart TEF.

 

O que é smart TEF e por que essa solução é tão interessante?

Essa união entre os equipamentos smart POS e o sistema TEF tornou-se possível graças a uma nova tecnologia, desenvolvida pela ConnectPlug, que criou uma funcionalidade TEF dentro do sistema Android. 

Ela foi desenvolvida para os smart POS da Vindi, que rodam com o sistema Android. Desse modo, você pode aproveitar todas as funcionalidades desse sistema operacional — como a instalação de apps, câmera integrada e o próprio aplicativo da ConnectPlug. E além disso, é possível agregar o sistema TEF pelo aplicativo CPlug Pay, já instalado no smart POS Vindi. 

Sendo assim, ao invés de comprar um pinpad básico, que precisa ser conectado a algum computador via cabo USB, você pode adquirir um smart POS Vindi e aproveitar essa nova solução de smart TEF da ConnectPlug.

Se você conhece os benefícios desses dois sistemas, já pode imaginar quão vantajoso será uni-los em um só equipamento, com esse aplicativo:

  • a praticidade, a segurança e as menores taxas do sistema TEF;
  • a portabilidade do smart POS, que funciona em qualquer lugar da loja e fora dela;
  • a conexão 4G, para continuar processando pagamentos mesmo sem Wi-Fi;

Além disso, é válido observar que esse equipamento com smart TEF tem uma presença muito mais imponente no PDV do que o pinpad tradicional, que é bastante simples. Para lojas que pretendem trazer uma experiência moderna e premium, essa poderia ser uma novidade muito interessante. 

Contudo, para quem ainda está mergulhando nesse “universo” dos meios de pagamento eletrônicos, os benefícios do smart TEF ficam mais nítidos quando entedemos o que é o sistema TEF e o que é um smart POS, separadamente. 

 

 

TEF

 

O que é o sistema TEF de pagamentos

Em resumo, TEF é uma sigla para transferência eletrônica de fundos e descreve um tipo de sistema de pagamento que comunica diretamente o PDV com a operadora do cartão. O sistema PDV envia os valores direto para o pinpad, sem que o operador de caixa tenha que digitar qualquer informação na maquininha. 

Além da praticidade, esse sistema oferece outros benefícios:

  • Aceitar vários adquirentes: Com o sistema TEF, você pode processar pagamentos pela Cielo, Stone, Rede e outros adquirentes pelo mesmo dispositivo — sem ter as várias maquininhas de cada empresa. Com isso, você pode aceitar mais bandeiras de cartões e processar pagamentos com taxas menores, segundo as condições que cada adquirente oferece no momento.
  • Controlar melhor as finanças: Como os pagamentos são totalmente integrados ao PDV, você não precisa guardar comprovantes de maquininha de cartão para fazer a conferência no fim do turno. Todos os dados, por bandeira e adquirente, vão direto para seu sistema PDV e você pode emitir relatórios facilmente. 
  • Segurança para você e para o cliente: Como as informações dos pagamentos são transmitidas pelo PDV e o operador não precisa digitar nada na maquininha, erros de valor ou método de pagamento são evitados. 

Com tudo isso, é apenas lógico concluir que o faturamento da empresa pode aumentar de forma substancial. Não é à toa que a maioria das grandes corporações — e cada vez mais pequenos e médios negócios — já utilizam o sistema TEF para pagamentos. 

 

O que é um smart POS

Por mais simples que possam parecer à primeira vista, as maquininhas de cartão foram agregando mais e mais funcionalidades ao longo dos anos. Hoje, existem vários tipos de maquininhas de cartão, e o smart POS é o mais avançado deles. 

Explicando de forma simples, o smart POS é como o smartphone das maquininhas: ele permite instalar aplicativos e agregar mais funcionalidades ao terminal de pagamento.

Além disso, ele tem uma tela touch colorida, câmera para tirar fotos de produtos e ler os códigos de barras, entre outras funcionalidades muito interessantes no dia a dia. 

 

Como funciona o smart TEF e como implementá-lo?

O smart TEF funciona por meio do aplicativo CPlug Pay, que é instalado nas maquininhas smart POS da Vindi — empresa parceira da ConnectPlug. 

Para implementar esse sistema na sua loja, você primeiro precisa ser cliente dos sistemas PDV da ConnectPlug e adquirir um módulo extra de smart TEF para a empresa. Você pode adquirir quantos smart TEFs quiser, pagando separadamente por cada um deles.

A partir disso, você vai comprar também uma maquininha smart POS Vindi, que já traz o aplicativo citado anteriormente pré-instalado. Depois de fazer seu login no sistema, você poderá vincular esse smart POS ao módulo smart TEF habilitado no seu sistema PDV.

Na prática, a “implementação” do sistema smart TEF — se é que podemos chamar assim — é extremamente simples e não dura mais do que alguns minutos. Assim como o uso do sistema na loja, a ideia é ser o mais prático possível para que você possa investir todo seu tempo cuidando dos negócios. 

Se você se interessou por essa novidade ou quer saber mais sobre as outras tecnologias oferecidas pela ConnectPlug, fale conosco pelos botões de contato aqui nessa página.

 

Veja também o nosso guia completo de estratégias de promoção para bombar suas vendas:

 

 

 

Posts Recomendados

Nenhum Comentário ainda! Seja o(a) Primeiro(a) a Comentar!!!


Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *