Seja como consumidor ou como empreendedor, todos nós já passamos por algum apuro com fichas perdidas em bares e restaurantes. A funcionalidade do queimador de fichas e comandas serve, justamente, para evitar esse incômodo — facilitando o controle dos produtos vendidos e permitindo um atendimento mais rápido.
Vender é uma coisa, servir é outra. Quando falamos em bares e restaurantes, é muito importante separar às duas atividades — afinal, independente do modelo de atendimento, o pagamento não costuma ser feito no momento do consumo.
Por isso, é bastante comum que os estabelecimentos utilizem algum artifício para permitir que o cliente pague antes ou depois de consumir. As fichas, por exemplo, são bastante presentes em bares e festas, permitindo pagar tudo de uma vez e retirar seus pedidos ao longo do evento, num outro local. Nos restaurantes, também é comum utilizar comandas, onde todos os produtos são “contabilizados” para pagamento posterior.
De qualquer forma, é muito importante que os atendentes e a gerência tenham controle do que está sendo anotado, evitando problemas — a perda das fichas ou comandas é só um deles.
A funcionalidade de queimador de fichas e comandas serve justamente para isso. Nos próximos parágrafos, vamos apresentá-la e explicar os benefícios de utilizá-la em bares e restaurantes.
O que é o queimador de fichas e comandas?
O queimador de fichas e comandas é uma funcionalidade dentro do sistema PDV (frente de caixa) Android, que auxilia no controle das vendas e consumo nos bares ou restaurantes. Com ela, o atendente ou bartender “dá baixa” naquela determinada ficha, indisponibilizando-a para o consumo futuro. Assim, garante-se que ela só será utilizada uma única vez.
Na prática, para o cliente, é como se a ficha fosse rasgada, riscada —ou qualquer outro método de controle. Mas, para o bar ou restaurante, o controle é muito mais eficiente com o queimador de fichas e comandas, já que o controle é feito pelo próprio sistema, sem depender apenas dos papéis entregues para o cliente.
Para utilizar essa funcionalidade, você só precisa habilitar a opção para impressão de fichas no sistema ERP. Então, a pessoa que estiver no balcão precisa ter acesso ao sistema PDV Android, com o queimador de fichas e comandas habilitado. Na hora de entregar o produto, basta ler um código com a câmera do celular para realizar a “queima”.
Dessa forma, a ficha referente aos produtos entregues não poderá ser utilizada novamente —e o sistema vai registrar quais produtos foram entregues e quais ainda estão disponíveis para retirar.
Por que usar o queimador de fichas e comandas?
Em resumo, a principal razão para isso é facilitar o controle das vendas e do consumo em bares e restaurantes —o que pode ser muito complicado, especialmente com grande movimento. Com o queimador de fichas e comandas, o controle é feito pelo sistema, sem depender somente dos papeizinhos —que podem ser perdidos, riscados, adulterados e etc.
Além de não permitir o uso da mesma ficha duas vezes, a funcionalidade tem mais benefícios. Ela permite fixar uma data de validade para as fichas, de modo que elas só possam ser usadas naquele dia ou naquela semana. Isso é muito útil para bares que têm preços diferentes em dias diferentes e até para evitar que os clientes comprem muitas fichas num dia e consumam todas em outro —gerando o risco de falta de produtos.
Também é possível reimprimir o pedido do cliente caso ele perca sua ficha, facilitando desta forma a sua “negativação” após o consumo através do queimador de fichas. Por mais que seja responsabilidade do cliente cuidar do que pediu, prestar assistência nesses casos é um grande diferencial no atendimento.
Além disso, a funcionalidade também auxilia em casos que o cliente pediu vários produtos nas mesmas fichas: cinco chopes, duas águas, três lanches… O sistema registra exatamente quais produtos daquela ficha já foram consumidos e quais o cliente ainda pode retirar. Na dúvida, é só consultar o sistema.
Também é interessante observar que é mais rápido e prático ler o código com o celular do que rasgar, riscar, anotar em um caderno ou qualquer outro método de controle. Dessa forma, seus atendentes podem servir mais pedidos, com mais agilidade no balcão.
Por fim, o queimador de fichas e comandas também pode funcionar em conjunto com o sistema de autoatendimento: o cliente faz seu pedido em um totem ou tablet, realiza o pagamento no próprio equipamento de forma “autônoma”, onde é impressa a sua ficha para a retirada do produto no balcão, proporcionando uma experiência de consumo ágil e diferenciada.
Os benefícios do queimador de fichas e comandas
Muitos bares optam por utilizar fichas pela praticidade (é possível comprar tudo de uma vez para consumir ao longo do evento) e também pela segurança (há menos riscos de que clientes saiam sem pagar ou peçam mais do que pagaram). O queimador de fichas e comandas otimiza todos esses benefícios, agregando mais praticidade e segurança ao processo.
A utilização de fichas pelo sistema diminui o problema de imprimir e produzir centenas (ou até milhares) de fichas para dias de grande movimento. Também diminui os riscos de adulterações ou mesmo de perdas e confusões sem má intenção —mas que podem prejudicar o atendimento da mesma forma.
Em resumo, o queimador de fichas e comandas torna o atendimento muito mais prático e seguro —tanto para o cliente, quanto para o estabelecimento. Trata-se de um investimento na qualidade de atendimento, que se reverte na satisfação do cliente e, indiretamente, nas vendas.
2 Comments
Excelente solução!! Parabéns!!
💙🤩🚀