Seu restaurante está pronto para cair na folia? Sim: o planejamento para restaurantes no Carnaval é indispensável para você atrair clientes e faturar com essa, que é a maior festa popular do Brasil. Com decoração, cardápio e marketing bem pensados, seu restaurante pode se tornar o bloco favorito dos foliões nesse Carnaval. 

O Carnaval é a maior festa popular do Brasil, mobilizando milhões de pessoas em festas, blocos, shows e outros eventos — que também geram bilhões de reais em lucros para as empresas que participam da folia. Mas, se você quer aproveitar essa oportunidade e ser um dos muitos empreendedores beneficiados pelo Carnaval, é preciso se planejar. 

Apesar de não ser feriado oficial — na verdade, o Carnaval é um ponto facultativo — esses quatro dias praticamente “param o Brasil” e fazem muita gente cair na folia. Por isso, você tem a oportunidade de atrair novos clientes, reconquistar clientes antigos ou aumentar o consumo de pessoas que já frequentam o estabelecimento. 

Entretanto, independente da sua estratégia, é importante se planejar para que tudo esteja perfeito na sexta-feira de Carnaval: da decoração à estratégia de marketing, passando pelo cardápio, estoque e pessoal. Nós vamos explicar como preparar seu restaurante nesses e em outros aspectos, no artigo a seguir. E se quiser conferir outros conteúdos para bares e restaurantes, acesse o blog da ConnectPlug. 

 

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1. Veja se (e como) fazer um planejamento para Carnaval

Antes de tudo, é importante refletir se o Carnaval faz sentido para seu restaurante — e como incluir a data no seu planejamento. Afinal, de que adianta investir em festas se os clientes do seu estabelecimento não gostam disso? 

muitas possibilidades para incluir o Carnaval nos planos do seu restaurante além dos estereótipos de samba, alegria, confete e serpentina. 

Se o seu estabelecimento é bastante frequentado por famílias, por exemplo, pode ser mais interessante pensar em brincadeiras para crianças — com máscaras, pinturas faciais e um espaço kids bem colorido.

Para outras pessoas, o Carnaval é somente um feriado onde elas descansam, fugindo da folia. Para esse perfil, ofertas de delivery com um mote “Unidos do Sofá” podem chamar muito mais atenção. Por isso, reflita bastante sobre como incluir essa data nos planos do seu estabelecimento, antes de fazer qualquer investimento. 

 

2. Invista numa ambientação temática, de acordo com seu estilo

Além de existirem diversas maneiras de incluir o Carnaval, além da festa pura e simples, também há vários jeitos de cair na folia. Pense nisso quando for criar a ambientação.

Além do samba, muito popular no Sudeste, há o axé da Bahia, o frevo pernambucano e o folclore da região Norte. Também é possível associar o Carnaval aqueles antigos bailes de máscaras — uma ótima ideia para estabelecimentos mais refinados —, às marchinhas ou até ao Mardi Gras de outros países. 

Por fim, você pode mesclar os estereótipos do Carnaval ao estilo do seu restaurante: por exemplo, um estabelecimento ligado ao público nerd/geek pode brincar com a ideia dos personagens “caindo na folia” — como isso seria? Um restaurante de comida árabe pode misturar o Carnaval com as festas dessa cultura ou relembrar a “mistura do Brasil com o Egito”, proposta pelo É o Tchan nos anos 90. Ideias inusitadas, mas que podem funcionar.

Quando você decidir qual é “seu estilo de Carnaval”, pense em como ambientar todo seu restaurante nessa ideia. Invista na decoração, coloque enfeites nas mesas, bandeirolas e cartazes, e também pense na música ou no que você vai transmitir nas TVs. 

 

3. Crie cardápios, combos ou itens temáticos para o Carnaval

Para entrar de verdade no ritmo de festa, os clientes vão querer consumir itens diferentes daqueles que eles já conhecem. É claro que, para isso, você não precisa mudar todo o seu cardápio, mas você pode fazer alterações pontuais — uma promoção de comida + bebida já pode ser o suficiente, ou uma decoração diferente nos copos de drinks. 

Você também pode pensar itens especiais que são comumente associados ao Carnaval, como a cerveja, caipirinha e drinks fáceis de beber (em latas). Se o seu restaurante está próximo a um circuito de blocos, pense que seus clientes podem preferir comidas leves, para ter disposição de “pular Carnaval” o dia/noite toda. 

Quanto antes você fizer esse planejamento para o restaurante no Carnaval, melhor. Você precisa planejar o estoque para esses itens com antecedência, evitando que alguma coisa falte bem no meio da festa. 

 

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4. Prepare sua equipe, para atender bem aos foliões

Se você está fazendo todo esse planejamento, é porque você planeja receber um grande fluxo de clientes no Carnaval, certo? Então, para isso, é importante treinar sua equipe — e prepará-la, para um eventual aumento na demanda.

Nesse sentido, pode valer a pena contratar mais pessoas, especialmente se o Carnaval da sua região atrai muitos turistas. Com certeza, o movimento será maior do que o habitual e isso pode causar problemas no atendimento — que podem manchar a reputação do seu restaurante junto aos clientes. Também é interessante se preparar para atender a clientes que estarão alcoolizados e, por isso, podem ser mais difíceis de lidar. Isso exige preparo. 

Uma tecnologia que pode ajudar seu estabelecimento a lidar com essa demanda é o totem de autoatendimento. Com ele, os próprios foliões fazem seus pedidos e sua equipe pode se concentrar em atendê-los, agilizando muito o atendimento. Um bom sistema de mesas e comandas também pode fazer diferença. 

 

5. Estude a possibilidade de firmar parcerias estratégicas

Se a sua cidade tem uma programação oficial de Carnaval, que tal fazer parte dela? Pense em algum evento e entre em contato com os órgãos responsáveis por essa programação, de modo que outras pessoas conheçam seu restaurante por meio dela. 

Além disso, se sua cidade tem muitos bloquinhos, você pode buscar os organizadores para fazer uma parceria: descontos ou um drink grátis para quem for ao seu restaurante com o abadá, por exemplo. E se há festas privadas, você também pode fazer esse tipo de parceria.

Por fim, outra possibilidade é patrocinar algum bloco ou escola de samba da sua região — aproveitando a visibilidade deles para atrair clientes para seu restaurante. 

 

6. Crie um planejamento de marketing para o Carnaval

Para terminar, de pouco adianta investir em tudo que mencionamos acima e não pensar numa boa estratégia de marketing para que as pessoas fiquem sabendo disso, não é?

Então, comece criando publicações e stories nas redes sociais do seu restaurante, para que os clientes atuais fiquem sabendo e se sintam convidados a comparecer. Porém, se você quer atrair um público maior, é importante investir em anúncios — no Google, com posts patrocinados e até em mídias tradicionais, como rádio, TV e outdoor. 

Também há ideias mais “diferentes”, como fazer leques com a marca do seu restaurante (já que o Carnaval é no verão), contratar pessoas para circularem fantasiadas com algo que remeta ao seu restaurante, ou levar ambulantes vendendo seus produtos no meio da folia. De todo modo, é essencial pensar em como chamar a atenção para sua programação. 

Por fim, incentive as pessoas a compartilharem stories e fotos no seu restaurante durante o Carnaval — com uma hashtag, para que você possa coletar e republicar esses conteúdos. Assim, você convence mais pessoas a comparecerem nos próximos dias. 

Como você pode observar, é um planejamento que exige muito trabalho — então, quanto antes você começar, melhor! Mas todo esse trabalho pode ser recompensado com vários dias de muito faturamento, da sexta-feira à quarta-feira de cinzas. E caso você tenha um bar ou balada e precise de outras dicas além dessas, leia este outro artigo:

 

7 Dicas: como preparar seu Bar ou Balada para o Carnaval

 

Veja também o nosso guia completo de Estratégias de promoção: 4 melhores opções para vender mais:

 

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