A economia circular é a solução para garantir um negócio mais sustentável, com menos resíduos e mais uso de recursos em ciclos fechados.
Diante da necessidade de se buscar práticas sustentáveis, a economia circular tem ganhado cada vez mais espaço nas rodas de discussões sobre inovação empresarial. Essa alternativa ao sistema econômico tradicional traz uma resposta ao modelo padrão de simplesmente extrair, produzir e descartar.
A economia circular propõe um ciclo fechado, onde os recursos são reutilizados, revalorizados e reintegrados à cadeia produtiva. E o seu objetivo com isso, é gerar mais eficiência às empresas ao tempo que contribui para redução do impacto ambiental.
Neste artigo, vamos explorar melhor o conceito, seu funcionamento e os principais benefícios da economia circular. Acompanhe!
O que é economia circular?
A economia circular é um modelo econômico baseado em princípios que espelham os ciclos da natureza. Ela se concentra na conservação de materiais e energia por meio da reutilização, reciclagem e remanufatura.
Trata-se praticamente de uma resposta ao modelo linear, em que os produtos têm um ciclo de vida curto e resultam em resíduos ao meio ambiente.
Os três princípios fundamentais da economia circular são:
- Eliminar resíduos e poluição: planejar desde o início para não gerar resíduos.
- Manter produtos e materiais em uso: reutilizar, consertar e reciclar para prolongar o ciclo de vida dos materiais.
- Regenerar sistemas naturais: priorizar práticas que restauram o equilíbrio ambiental, como o uso de recursos renováveis, por exemplo.
O modelo estimula a produção de itens que sejam duráveis, reparáveis e recicláveis. Há também o incentivo à transição para fontes de energia renovável — que podem reduzir custos operacionais — e promoção de uma economia colaborativa e compartilhada.
Quais são os benefícios da economia circular?
A economia circular apresenta vantagens significativas, tanto para as empresas quanto para a sociedade e o meio ambiente.
Redução de resíduos
De acordo com um estudo da International Solid Waste Association (ISWA), que reúne especialistas do setor de resíduos sólidos, a geração global de lixo deverá atingir 3,4 bilhões de toneladas por ano até 2050.
A economia circular pode ajudar a reduzir drasticamente esse volume ao promover práticas de reutilização de materiais e redução de desperdícios. Desde o uso otimizado de alimentos nos restaurantes até o descarte de resíduos nas fábricas, cada negócio pode fazer a sua parte.
Conservação de recursos naturais
Com a crescente demanda por matérias-primas, a economia circular preserva recursos finitos, como minerais e água, e promove a preservação de seus ecossistemas.
A reciclagem de materiais como alumínio e cobre, por exemplo, reduz significativamente a extração mineral. Enquanto isso, a reutilização da água e a economia nos estabelecimentos comerciais também contribuem para reduzir o consumo desse recurso.
Crescimento econômico sustentável
Ao adotar práticas que promovem a reutilização e a maximização dos recursos, esse modelo de economia não só diminui desperdícios, mas cria novas oportunidades de negócios e empregos, principalmente em setores que envolvem reparo, reciclagem e remanufatura.
A economia circular está, inclusive, diretamente relacionada a práticas ESG (meio ambiente, social e governança), as quais promovem outros benefícios para a sociedade, como respeito, segurança, diversidade e inclusão social.
Redução das emissões de gases de efeito estufa
Práticas de economia circular podem reduzir significativamente as emissões de CO2. Ao otimizar processos, o modelo diminui a necessidade de extração de matérias-primas. Consequentemente, também reduz-se a necessidade de transporte e o uso de combustíveis.
A melhor gestão de alimentos em restaurantes, por exemplo, minimiza a necessidade de repor produtos específicos no estoque, o que contribui para a menor circulação de veículos.
Como funciona a economia circular na prática?
A economia circular pode ser aplicada de diferentes formas, dependendo do propósito e objetivo da empresa.:
Modelos de negócios inovadores
A inovação dos modelos de negócio é um dos destaques na economia circular porque, além de ajudar na reputação da marca — que passam a se posicionar como sustentáveis —, ela permite que os gestores idealizem e levem novas propostas para o mercado.
A plataforma Too Good To Go, por exemplo, foi desenvolvida para ajudar no combate ao desperdício de alimentos, possibilitando que os consumidores comprem alimentos excedentes de restaurantes, supermercados e padarias a preços reduzidos e antes que sejam descartados.
Design para circularidade
Nas cadeias de produção, os itens passam a ser projetados com foco em componentes intercambiáveis, como móveis ou eletrônicos modulares, que podem, inclusive, ajudar a criar ambientes convidativos em estabelecimentos comerciais. São utilizados também materiais renováveis, como biomateriais, plásticos biodegradáveis e fibras naturais.
Com seus carros elétricos, a Tesla produz modelos de veículos que utilizam matéria-prima menos poluente. Ao dispensar o uso de combustíveis como a gasolina e o álcool, esses veículos promovem a sustentabilidade.
Economia de insumos
Entre seus benefícios, a economia circular incentiva práticas de reaproveitamento de insumos. Essa é uma estratégia bastante utilizada em restaurantes, que inclusive já utilizam inteligência artificial para gerenciar seus estoques. Na indústria, também há o reaproveitamento de sobras de produção e a reutilização de materiais.
Em 2023, a Unilever elevou sua média de plástico reciclado em embalagens para 37%. Já a Apple tem um programa de reciclagem que utiliza um robô para desmontar aparelhos usados e selecionar materiais que podem ser reutilizados.
Gerenciamento de resíduos e reciclagem avançada
No processo de reciclagem, os resíduos são transformados em insumos. As empresas incluem processos como a compostagem de resíduos orgânicos e a reciclagem química de plásticos para gerar produtos sustentáveis.
Um case interessante traz a marca Phillips, que reciclou 1930 toneladas de plástico em seus produtos só em 2020.
Parcerias para circularidade
A colaboração entre empresas e negócios é outro aspecto da economia circular. Há um incentivo por iniciativas de logística reversa, onde os consumidores devolvem produtos usados para reciclagem ou reutilização.
A Coca-Cola é um exemplo clássico desse formato, com sua estratégia de embalagens retornáveis em parceria com estabelecimentos de revenda. Muitos restaurantes são parceiros e se beneficiam dessa iniciativa para reduzir os custos de insumos nos estoques.
Quais são os desafios para a implementação?
Para implementar a economia circular, é preciso repensar vários níveis de atuação, afinal ela possui desafios como qualquer outra medida aplicada na empresa.
A mudança cultural, por exemplo, é um dos principais obstáculos. A iniciativa exige uma transformação nos hábitos de consumo dos colaboradores e líderes, além da forma como os processos de negócios são praticados. Alterar a mentalidade é uma tarefa difícil na prática, sendo necessário um planejamento e uma abordagem estratégica.
Além disso, a falta de infraestrutura adequada, o custo inicial elevado em tecnologias e a ausência de regulamentações também são obstáculos. É necessário que as empresas avaliem o que faz realmente sentido para gerar economia circular e quais medidas devem seguir para se manter em conformidade com práticas sustentáveis.
Então, como é possível adotar e promover a economia circular?
Embora existam desafios, promover a economia circular está longe de ser uma tarefa impossível. É necessário, apenas, que cada um faça a sua parte, e que exista a colaboração contínua entre governos, empresas e os próprios consumidores.
Empresas
As empresas devem reavaliar produtos e processos. É o caso de investir em design ecológico e tecnologias limpas, além de adotar a logística reversa para promover a coleta e o reaproveitamento de produtos usados.
Trabalhar com fornecedores que adotam práticas sustentáveis também é uma medida que contribui para a economia circular. Além de gerar economia de recursos e matéria-prima, como no caso das embalagens retornáveis da Coca-Cola, propõe uma troca de abordagens ecológicas.
Governo
O governo tem um papel crucial, pois deve promover políticas públicas e incentivos fiscais para promover o modelo circular. É seu papel investir em infraestrutura adequada para a coleta, reciclagem e reaproveitamento de resíduos, bem como promover a educação ambiental para sensibilizar e conscientizar a população.
Consumidores
A sociedade como um todo precisa adotar mudanças de comportamento. Consumir conscientemente e priorizar produtos duráveis e sustentáveis fazem parte desse processo, e priorizar e apoiar negócios sustentáveis, ao comprar de marcas que adotam práticas circulares, também é importante.
Apesar dos desafios, os benefícios oferecidos pela economia circular tornam sua adoção uma necessidade. Ela vem para reduzir impactos ambientais, conservar recursos naturais e promover um crescimento econômico mais sólido e resiliente.
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