Saber como calcular preços dos pratos é uma das maiores dificuldades de quem empreende no ramo de food service. Inclusive porque a precificação nesse setor é bastante complexa, uma vez que são muitos insumos e despesas para levar em conta. Pensando nisso, nós criamos um módulo de produção exclusivamente para ajudar nisso. Saiba como ele funciona.
Ter um bar ou restaurante pode ter outros significados na sua vida, como a realização de um sonho ou a busca pela liberdade profissional. Mas, na prática, todos sabemos que o principal objetivo de um negócio é obter lucro, não é mesmo?
Para isso, vender os produtos pelos preços corretos é um dos detalhes mais importantes. Isso porque não é raro ver bares e restaurantes tendo prejuízo, mesmo com boas vendas, uma vez que os preços foram mal calculados.
É tentador se basear só pela concorrência e oferecer preços mais baixos para atrair clientes. Isso pode até funcionar, mas é uma estratégia que não se sustenta no longo prazo — afinal, de que adianta vender muito para ainda ter prejuízo.
É claro que você pode fazer promoções e até absorver um prejuízo em um produto específico para ter lucro em outras frentes… Mas, de maneira geral, você precisa calcular bem o preço de todos os itens para garantir o lucro e a sobrevivência do seu negócio.
Nesse sentido, você deve levar em conta outros fatores, além da concorrência, para calcular os preços no seu restaurante. Também por isso, nós criamos uma funcionalidade exclusiva no nosso sistema para facilitar esse processo.
Na primeira parte desse conteúdo, nós explicamos quais são esses fatores de como calcular os preços dos pratos no restaurante. Em seguida, nós falamos mais sobre a ferramenta que ajuda na precificação do nosso sistema.
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Como calcular os preços dos pratos no seu restaurante:
Você já deve saber que a precificação no setor de food service é uma das mais complexas, uma vez que são muitos insumos e despesas para calcular. Mas há dois pontos que merecem a sua reflexão, nesse sentido:
- O lucro do seu negócio depende da precificação, então isso merece sua dedicação.
- Isso é mais difícil da primeira vez que você faz. Com as ferramentas certas, você pode calcular os preços dos pratos com mais facilidade, das próximas vezes.
Com isso em mente, nós resumimos o processo de precificação em três partes. Não existe uma fórmula única, que sirva para todos os negócios, mas você pode se basear nos itens dessa lista.
Faça a ficha técnica de todos os pratos
O primeiro passo para um bom cálculo de preços em restaurantes (e outros negócios de food service) é fazer a ficha técnica dos pratos. Isto é um documento onde você registra, com todos os detalhes, como são as receitas e quais são os insumos necessários.
Ainda que você não prepare prato por prato, elabore a ficha técnica da receita e então divida pelo número de porções que essa receita rende. Por exemplo: em uma noite, quantas carnes, quantas fatias de queijo, quantos pães, quantos quilos de tomate, alface e maionese você precisa na sua hamburgueria? Ou, então, quantas caipirinhas você deve fazer com um saco de açúcar?
Isso é importante não só para você ter controle do que acontece na sua cozinha, mas também para padronizar seus produtos. Afinal, uma fatia de queijo a mais pode não fazer tanta diferença em um sanduíche, mas pode custar caro quando multiplicada por 200 ou 500. E o cliente pode estranhar se, cada vez que ele vai ao seu bar, a caipirinha tem um sabor diferente.
Conheça os custos de todos os insumos
Nada sai de graça quando você tem um restaurante. Por isso, cada tempero e cada detalhe que você utiliza deve entrar na ficha técnica e nas suas análises de custos. Esse é o próximo passo da precificação, que envolve entender o custo dos pratos por seus insumos.
É claro que os preços — ainda mais dos alimentos — podem flutuar bastante. Por isso, o ideal é fazer uma média de quanto você costuma pagar pelos insumos em fornecedores de confiança. Se quiser, jogue essa média um pouquinho para cima, por segurança.
Mas ainda que os insumos sejam os principais custos de um restaurante, eles não são os únicos, certo? Por isso, você também deve calcular todos os custos indiretos — como água, luz, aluguel, salários… Até o detergente para lavar louça deve entrar na conta.
Você pode fazer esse cálculo mensal ou semanalmente. Então, divida pelo número de pratos ou produtos que você vende ao longo desse período. Por exemplo: se você tem custos indiretos de R$ 2.000 por semana e vende 1.000 pratos nesse período, incorpore R$ 2 no cálculo de preço.
Calcule a margem de lucro
Por fim, você também precisa considerar sua margem de lucro — afinal, como falamos no início, é por isso que a gente trabalha tanto, não? Contudo, definir uma porcentagem “do nada” ou com base nos seus objetivos pessoais dificilmente é a melhor forma de fazer essa conta.
É aqui que algumas pesquisas externas — observando a concorrência — podem ser importantes. Aliás, a precificação também pode ser feita com um pouco de engenharia reversa: entender que o prato deve custar um valor X e tentar chegar nisso com ajustes na receita ou nos insumos.
Mas essa análise da concorrência serve para estimar até quanto as pessoas na sua região estão dispostas a pagar por pratos em restaurantes semelhantes. Em uma região nobre, por exemplo, as margens de lucro podem ser maiores se as pessoas não se importam em pagar mais.
Se você quiser saber mais sobre esse assunto, nós recomendamos a leitura desse outro artigo, onde falamos somente sobre precificação, com mais algumas dicas importantes.
Como calcular preços com o módulo de produção ConnectPlug
Uma vez que você entendeu os principais fatores envolvidos no processo de como calcular os preços de pratos, fica muito mais simples entender como funciona o módulo de produção do sistema ConnectPlug. Até porque, em resumo, o módulo integra todos os cálculos ao sistema, simplificando o processo.
- Sendo assim, para começar, você vai utilizar o módulo de produção para incluir a ficha técnica dos produtos, com todos os insumos necessários.
- Então, você dá entrada no estoque de cada um desses insumos, com os custos. Com a função de produção, é possível calcular as quantidades necessárias para produzir seus pratos e o respectivo custo de cada um.
- A partir dessas informações, você volta ao cadastro dos produtos. Ali, você insere sua margem de lucro desejada. Então, o sistema calcula o preço de venda do prato.
É muito importante observar que todos esses módulos estão interligados no sistema ERP — de modo que, se o preço de um insumo mudar, ele já será calculado em todos os preços que podem depender dele. Além disso, você pode atualizar preços facilmente nos aplicativos de delivery, na frente de caixa do estabelecimento e em eventuais totens de autoatendimento.
Dessa maneira, fica muito mais fácil atualizar os preços dos produtos no seu restaurante e ter a certeza de que eles estão adequados para que você não tenha prejuízo. Em contrapartida, é claro que a precificação não é garantia de lucro — para isso, você também deve administrar bem seu negócio e manter uma boa gestão financeira. Mas isso é assunto para outro texto.
Então, se você gostou do módulo de produção do sistema ConnectPlug e quer saber mais sobre essa e outras funcionalidades, entre em contato com nossa equipe comercial para pedir uma demonstração. Você também pode fazer um teste grátis da plataforma!
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