A Copa do Mundo é um evento que para o país —e, por isso, muitos empreendedores a enxergam como um prejuízo. Mas o campeonato também é uma grande oportunidade para faturar com as compras dos torcedores. Confira algumas dicas para vender mais na Copa do Mundo.
Nenhum país do mundo é tão impactado pela Copa do Mundo como o Brasil, a ponto de milhões de pessoas simplesmente pararem tudo que estão fazendo para assistir aos jogos da Seleção.
Para muitos empreendedores, isso é visto como algo prejudicial, já que os comércios geralmente fecham enquanto a bola está rolando —o que, em 2022, vai acontecer em horário comercial. Por outro lado, os brasileiros costumam fazer muitas compras para “entrar no clima” da torcida, o que faz da Copa do Mundo uma grande oportunidade para vender mais.
Meses antes do apito inicial, as grandes redes de eletroeletrônicos já estão anunciando TVs em promoção… Mas as possibilidades vão muito além disso. Entre os segmentos que mais podem aproveitar a Copa do Mundo para faturar estão as distribuidoras de alimento e bebida, lojas de roupas e cosméticos, de fantasias e de decoração. Porém, na realidade, praticamente qualquer segmento pode criar alguma promoção com a temática.
Então, se você não quer ficar de fora da torcida —e das oportunidades— continue a leitura e veja seis dicas para sua loja vender mais com a Copa do Mundo.
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Faça um planejamento robusto, com antecedência
Diferente de outras datas comerciais, a Copa do Mundo costuma aumentar as vendas de itens específicos, relacionados ao evento e à torcida. Então, em primeiro lugar, é indispensável avaliar: quais itens você pretende vender?
Em uma boutique de roupas femininas, é possível vender uma variedade enorme de vestidos, blusas, lenços e outros acessórios para criar looks com as cores da nossa seleção. Em lojas de festas e fantasias, todo tipo de adereço verde e amarelo, ou em formato de bola, terá bastante procura. Esses são só alguns exemplos, então comece a pesquisar desde já com fornecedores para deixar seu estoque preparado.
Uma vez que isso esteja resolvido, também é importante planejar as ações de divulgação, com a verba necessária para cada uma delas. Invista em marketing para garantir boas vendas, antes e depois do torneio.
Fique de olho no estoque, para maximizar os lucros
Ainda na questão do estoque, você deve avaliar se os produtos que você vende terão mais saída antes ou durante a Copa do Mundo. Eletrônicos, por exemplo, tendem a ser comprados antes do primeiro jogo, para serem usados durante todo o campeonato. Já bebidas, alimentos e fantasias precisam ser “repostos” a cada jogo.
Essa avaliação é essencial para preparar seu estoque, garantindo que você não deixe de vender porque os itens estão em falta —mas também não fique com uma quantidade enorme de peças verdes e amarelas quando a Copa acabar.
Se os seus produtos têm saída durante o torneio e precisam ser repostos, não deixe de observar o estoque com frequência. Vale a pena ter um sistema integrado de vendas e estoque —algo que vai facilitar suas vendas não só na Copa, mas pelos próximos quatro anos.
Divulgue seus produtos e interaja com os torcedores
Além do estoque, outra questão que dissemos que precisa de planejamento é a divulgação: você precisa informar o público de que sua loja está vendendo itens relacionados à Copa do Mundo se você pretende vendê-los. Mas alguns pontos de atenção, nesse tópico:
- Muitas lojas estarão fazendo promoções desse tipo, então você precisa de criatividade e qualidade para se destacar.
- Se você pensa em faturar bastante, também deve fazer bastante divulgação, então faça muitas fotos, textos, posts e anúncios para garantir que todo mundo fique sabendo das suas promoções.
- Mas é importante ter cuidado com as marcas da Copa do Mundo, da FIFA, CBF e outras instituições relacionadas ao evento. Se você usar alguma marca ou imagem que seja de propriedade intelectual da CBF ou da FIFA, seu anúncio pode ser tirado do ar.
Além de observar esses cuidados, nós temos outra dica de divulgação: simplesmente aproveitar que a Copa será o principal assunto do mês. Fique de olho nas redes sociais, saiba quais são os principais comentários e entre na conversa. Pode ser interessante postar memes ou comentar os acontecimentos do campeonato, para se aproximar dos clientes.
Tenha criatividade nas promoções para a Copa do Mundo
Além de encher seu estoque de itens nas cores da Seleção, o que você pode fazer para faturar com a torcida pelo Hexa? Exercite sua criatividade para pensar em promoções diferentes.
Como um material de construção pode fazer uma promoção temática? Dificilmente alguém vai comprar pisos verdes e amarelos só por causa da Seleção… Mas pode querer fazer uma reforma na churrasqueira ou comprar uma mesa maior para receber os convidados e assistir aos jogos.
Além disso, você pode criar bolões entre seus clientes —e o vencedor ganha um voucher para comprar na sua loja, dar um brinde simples para quem fizer compras em dias de jogos ou com camisa da Seleção, oferecer descontos em caso de vitória do Brasil, dar um item de graça para quem comprar sete (fazendo referência ao 7×1 de 2014).
Algumas ideias são boas, outras nem tanto. Tudo depende do seu segmento e do seu público. Mas com esse tipo de ideia, qualquer loja pode “entrar no clima” e vender mais com a Copa do Mundo. Então, não tenha medo de pensar em coisas diferentes!
Pense em faturar também com as outras seleções
Quando o assunto é comércio na Copa do Mundo, a maioria das pessoas pensa em vender itens verdes e amarelos ou que estejam diretamente relacionados à torcida nos jogos. Mas também é possível faturar com outros países, fazendo promoções muito criativas.
Por exemplo: uma loja de maquiagens pode fazer looks temáticos com as cores de vários times, uma delicatessen de artigos importados pode promover itens exóticos de países diferentes, uma loja de tapetes árabes pode aproveitar que a Copa do Mundo está sendo realizada no Catar e as pessoas estão mais interessadas pela cultura do Oriente Médio…
As possibilidades são infinitas! Olhe bem a lista de seleções que estão nesse torneio e pense em diferentes ações que você pode realizar, na loja ou nas redes sociais.
Prepare-se para o movimento adicional
Toda promoção deve ser planejada pensando no movimento adicional que ela pode trazer para a loja. Afinal, esse é o grande objetivo de qualquer investimento, não é mesmo?
No caso de itens que são comprados antes do evento, como roupas e eletrônicos, talvez não haja um grande movimento em um horário específico —já que seus clientes podem se planejar melhor para essa compra. Por outro lado, comércios como distribuidoras de bebidas podem receber um enorme fluxo de clientes bem na hora dos jogos.
Em todos os casos, é importante se preparar para atender seus clientes de modo que a compra seja processada e o pagamento seja feito rapidamente. A pior coisa que pode acontecer é você “estragar a festa” de um cliente porque o sistema travou bem na hora que ele ia pagar!
Em vista disso, uma das melhores formas de se preparar para vender mais na Copa do Mundo é modernizar seu fluxo de vendas, investindo em ferramentas como um POS móvel ou um sistema ERP com funcionalidade TEF.
Chegando ao final desse guia, esperamos que você esteja com a mente fervilhando de ideias para preparar seu estoque e criar promoções temáticas na para a Copa do Mundo. Você ainda tem tempo para faturar muito com o torneio, que começa no fim de novembro. Aproveite essa grande oportunidade para os comércios brasileiros!
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