Neste artigo vamos explorar as tendências de Páscoa para o varejo em 2024, envolvendo pontos importantes como a sustentabilidade, produtos, decoração e ingredientes que estão transformando a forma como comemoramos esta data tão especial. 

 

A páscoa é um dos feriados mais importantes e celebrados no mundo em geral, mas principalmente para lojistas, onde há uma ótima oportunidade de vendas. Desde as tradições ancestrais até as modernas inovações, a Páscoa continua a se reinventar, refletindo os valores e interesses de nossa sociedade em constante mudança.

De acordo com a Exame, em 2023 houve um crescimento de 49% nas vendas, em relação a 2022, aumento exponencial de recuperação econômica pós pandemia. E segundo a Abras (Associação Brasileira de Supermercados), o consumo na Páscoa neste ano deve ser de 13 a 15% a mais em relação a 2023, ou seja, é necessário estar atualizado nas tendências da data para potencializar as vendas nesse feriado tão importante. 

 

Páscoa Eco-friendly:

Uma preocupação constante nos dias atuais é a sustentabilidade. Integrada em praticamente todos os aspectos de vendas, na Páscoa não é diferente, tornar produtos mais ecológicos chamam a atenção e vendem como nunca. 

Por exemplo, ovos de chocolate sustentáveis, com chocolate orgânico, ingredientes cultivados de maneira sustentável e embalagens biodegradáveis ou compostáveis. 

 

tendencias de pascoa para o varejo em 2024

Tendências de Páscoa para o varejo 2024:

 

Sabores:

  • Franuí: a fusão de framboesa e chocolate, viralizada no TikTok em 2023, continua sendo a grande aposta para 2024.
  • O pistache está em alta com doces e recheios refinados.
  • Sabores tropicais como manga e maracujá trazem frescor e leveza aos chocolates.
  • A clássica combinação de chocolate com caramelo salgado permanece como uma das favoritas.
  • Recheios cremosos, como brigadeiro gourmet, ganache de frutas e doce de leite com especiarias continuam em alta também. 

 

Decoração:

  • Decoração de ovos coloridos, com estampas divertidas prometem alegrar a Páscoa, adicionando um toque de diversão e vivacidade à decoração.
  • A personalização também está em alta, com ovos adornados com o nome da pessoa ou frases especiais, tornando os presentes ainda mais significativos e personalizados. 

 

Embalagens:

  • Embalagens sustentáveis feitas de material reciclado ou biodegradáveis refletem o compromisso com o meio ambiente, como citado anteriormente no artigo, sendo de suma importância nos dias atuais. 
  • Embalagens transparentes, como blisters de ovos, permitem visualizar o chocolate, aumentando o apelo visual e despertando o desejo nos consumidores. 

 

Presentes:

  • Kits de chocolates com diferentes sabores e recheios.
  • Cestas de Páscoa repletas de chocolates, doces, vinhos e outros produtos gourmet.
  • Ovos de Páscoa com brindes, como brinquedos, lembranças e outros itens, é sucesso garantido entre a criançada.

 

Além de tudo isso, ovos de colher são opções práticas e infalíveis para vender bem, sendo tendência desde 2018 e segue forte. 

 

tendencias de pascoa para o varejo em 2024

 

Personalização e Experiência do Cliente: 

A personalização vem sendo uma estratégia poderosa para cativar consumidores. Na Páscoa de 2024, os vendedores podem se destacar oferecendo produtos e experiências personalizadas, de acordo com perfil de cada clientes.

Desde cestas de Páscoa cuidadosamente montadas, até chocolates gravados com mensagens personalizadas. Há uma infinidade de maneiras de agregar um toque pessoal nesta celebração. Como consequência disso, o sucesso e a satisfação do cliente aumenta significativamente.

Conforme uma pesquisa realizada pela PWC, 86% dos consumidores brasileiros estão dispostos a pagar mais por uma ótima experiência do cliente. 

 

Marketing e Redes Sociais:

Em um mundo cada vez mais digital, o marketing multicanal se tornou essencial para envolver consumidores e impactar potenciais clientes durante a Páscoa, investir em divulgações, postagens e anúncios nas redes segue sendo uma tendência imprescindível. 

Desenvolver uma estratégia de marketing integrada permite que os vendedores atinjam os clientes em todos os estágios do processo de compra, desde a conscientização até a conversão.

Por exemplo, podem criar conteúdo inspirador e sazonal nas mídias sociais para despertar o interesse dos clientes, ao mesmo tempo em que lançam campanhas pequenas e personalizadas para promover ofertas especiais e descontos exclusivos. 

Usufrua também das vendas pelo WhatsApp, fazendo uma lista de transmissão com a sua base de clientes para oferecer produtos novos, descontos e muito mais.

 

Conclusão:

À medida que nos aproximamos da temporada de Páscoa de 2024, lojistas e vendedores enfrentam um mercado em constante evolução, onde as tradições se misturam com as inovações.

Neste artigo, nós exploramos uma série de tendências de Páscoa para o varejo, que estão moldando o cenário das vendas da Páscoa, desde ingredientes favoritos até a personalização e experiência do cliente. Entender e abraçar essas tendências é essencial para o sucesso durante a temporada de Páscoa.

Tomando como base as dicas e tendências deste artigo para o varejo, sua empresa pode atender às expectativas dos clientes e se destacar da concorrência, aproveitando ao máximo essa temporada importante para o comércio.

 

Veja também o nosso guia completo de estratégias de promoção: 4 melhores opções para vender mais:

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