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4 dicas de franquias para cidades grandes

- 10 minutos de leitura

Para atender a um público variado, as franquias para cidades grandes seguem estratégias alinhadas a esse mercado. Veja o que deve ser considerado na hora de escolher onde investir!

O mercado de franquias no Brasil teve um crescimento expressivo de 19,1% no primeiro trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período no ano anterior, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Esse dado revela um segmento sem freios, especialmente em metrópoles, onde a demanda por serviços e produtos diversificados é ainda maior.

Há todo um ecossistema dinâmico de franquias para cidades grandes, que é movimentado por fatores como alto fluxo de pessoas, competitividade e um público sedento por novidades e inovações.

Neste artigo, você vai entender o que deve ser levado em consideração na hora de escolher uma opção de franquia para investir em cidades mais populosas. Continue a leitura!

O que devo considerar ao escolher franquias para cidades grandes?

As franquias precisam adotar estratégias alinhadas às características da cidade, desde o planejamento de abertura de uma nova unidade até a gestão financeira. Isso significa não só seguir normas pré-existentes na gestão, mas também se atentar para parâmetros do próprio mercado.

Público-alvo e localização

Para escolher o seu segmento, você deve entender as preferências dos consumidores locais. Nas grandes cidades, regiões centrais são estratégicas pelo grande fluxo de pessoas, mas é preciso compreender também o que é tendência e o que é passageiro.

Há uma diferença entre hábitos do consumidor e popularidade, o que torna alguns segmentos arriscados. A busca por hábitos saudáveis, por exemplo, cresce cada vez mais no cotidiano urbano e é um aspecto que veio para ficar. Por outro lado, temos casos de produtos que não conquistam um ciclo de vida prolongado, como foi o caso das paletas mexicanas e dos frozen yogurts.

Experiência do cliente

Assim como em qualquer outro tipo de negócio, a experiência do cliente deve ser prioridade nas franquias para cidades grandes. Os consumidores buscam cada vez mais por qualidade de produtos e atendimento, principalmente em restaurantes e estabelecimentos comerciais.

Isso significa que a jornada de compras deve oferecer praticidade e agilidade desde o princípio. Assim, escolher uma franquia que foque na excelência em treinamentos e tenha propostas de benefícios ao cliente é uma das recomendações. Muitas redes têm programas de pontos e descontos que tornam o negócio mais atrativo.

Tecnologia e inovação

A tecnologia é necessária em praticamente todos os segmentos, pois garante mais eficiência aos processos internos. No setor alimentício, por exemplo, estar presente em plataformas de delivery e se comunicar com o público por chatbots é uma maneira de tornar o negócio mais tecnológico e ampliar significativamente as vendas.

Além disso, ferramentas de gestão auxiliam no controle do fluxo de caixa e estoques de produtos, impedindo que as empresas lidem com problemas financeiros ou falta de produtos. Uma rede que aposta em ferramentas de marketing digital também pode garantir maior efetividade em campanhas, pois proporcionam mais visibilidade e alcance ao público.

Diferenciais de mercado

Estamos em um cenário onde a competitividade atingiu patamares altíssimos, e não só no comércio físico como também o eletrônico. Destacar-se nesse meio é determinante para atrair e reter clientes, então, as franquias devem apostar em inovações e exclusividades para criar apelo ao consumidor.

Além disso, esses diferenciais podem ajudar a desenvolver uma identidade forte para as marcas, algo que não só aumenta o reconhecimento no mercado, como também a fidelidade dos consumidores e até mesmo o ticket médio de vendas.

4 casos de sucesso em franquias para cidades grandes

Algumas marcas de franquias se destacam em seus nichos devido a um modelo de negócios bem aplicado. Elas se tornaram ótimos cases para investidores que querem abrir uma unidade comercial. Vamos ver alguns exemplos?

1. Sorveterias: Oggi Sorvetes

As sorveterias sempre foram um nicho de sucesso, principalmente em regiões mais quentes. Afinal, quem não gosta de se refrescar?

A sazonalidade no Brasil é muito variada, fazendo calor mesmo no inverno em várias regiões. Além disso, a sazonalidade não atrapalha esse tipo de negócio, pois a alta demanda do produto nos dias de verão compensa as vendas mais baixas nas épocas mais frias.

A Oggi Sorvetes é um bom exemplo de franquia para grandes cidades Com um posicionamento de marca cada vez mais forte, a empresa investe em marketing digital e ações promocionais para aproveitar o alto fluxo de consumidores durante os períodos de calor. A marca também aposta na diversidade de produtos, desde sorvetes tradicionais a linhas premium e veganas.

2. Alimentação saudável: Tropical Banana

As pessoas estão cada vez mais interessadas em melhorar sua qualidade de vida e prevenir doenças por meio de uma dieta equilibrada. Logo, as tendências fitness e a popularização de dietas funcionais contribuem para a expansão de restaurantes e a alimentação saudável.

Um caso de sucesso é a Tropical Banana, que atende à crescente demanda por opções rápidas e nutritivas. A marca traz combinações de frutas, sanduíches, bebidas e suplementos, o que aumenta o apelo entre os consumidores preocupados com a saúde.

Sua presença em praças de alimentação de shoppings reflete uma estratégia de localização certeira. Além disso, a marca explora campanhas que destacam seus benefícios saudáveis e utiliza plataformas de delivery para expandir o alcance.

3. Bebidas diferenciadas: Bubble Mix

Se você busca uma franquia inovadora em expansão, o segmento de bebidas diferenciadas é uma ótima opção – afinal, nem só de café vive o brasileiro! O bubble tea, por exemplo, é bebida tailandesa que vem ganhando popularidade no Brasil, principalmente pelo interesse à cultura asiática que têm crescido bastante.

A estética colorida e chamativa do bubble tea traz o apelo das redes sociais, com um produto altamente “instagramável”. Assim, o consumo é impulsionado principalmente pelo público jovem e conectado, que busca experiências personalizadas.

É nesse cenário que a Bubble Mix conseguiu se firmar com um modelo testado e aprovado. No mercado desde 2018, essa rede de bubble tem forte apelo com esse tipo de público e aposta em um rigoroso controle de qualidade para manter um padrão de excelência em todas as unidades.

4. Culinária asiática: GoGo Sushi

A culinária japonesa é bastante popular no Brasil, o que impulsiona as franquias de sushis e pratos orientais. Entre buffets e pratos rápidos, as redes que apostam nesse segmento costumam atrair um público bem interessante.

Redes que oferecem uma experiência rápida e de qualidade têm ótima aceitação e oferecem um modelo escalável. Por isso, essa é outra opção atrativa nos centros urbanos, principalmente em espaços como shoppings e galerias.

No Paraná, por exemplo, uma franquia bem posicionada é a GoGo Sushi. Desde 2015 no mercado, a rede tem 4 lojas em Curitiba, onde está seu público-alvo atual. Com uma proposta de sushi acessível, a marca conquista o público da capital pelo dinamismo e variedade de opções, desde os sushis tradicionais até pratos veganos.

O sucesso de franquias para cidades grandes depende de uma combinação de fatores que incluem localização estratégica, adaptação ao público e uso eficiente de tecnologia. Exemplos como Oggi Sorvetes, Tropical Banana e Smart Fit mostram que, com planejamento e estratégia, é possível sim conquistar mercados competitivos e diversificados.

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