A busca pela inovação faz parte do nosso cotidiano, aqui na ConnectPlug. Mesmo assim, é muito satisfatório receber esse reconhecimento de outros pares, especialmente quando são especialistas em inovação. Por isso,  recebemos com muita alegria o convite para participar da publicação Innovate Curitiba, que destaca as mais importantes empresas inovadoras do ecossistema local. Uma publicação que leva nossa história para o mundo.

Inovação. Substantivo feminino com origem no latim — innovatio — que logo nos remete a algo novo e geralmente superior. 

De acordo com os manuais da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), a inovação pode ser definida como a “implementação de um novo produto ou melhoria significante em um produto existente, podendo também ser um processo ou um novo método organizacional nas práticas do negócio”.

Ou seja, existem vários tipos de inovação, mas ela sempre é direcionada à criação de algo novo, agregando novos processos ou funcionalidades àquilo que já existe — sempre com objetivo de evoluir. Levar a organização e seus stakeholders em direção ao futuro. 

Nos últimos anos, esse conceito ganhou muita força com os chamados ecossistemas de inovação: empresas, órgãos públicos e outras instituições que unem forças para criar um ambiente de negócios mais inovador em suas regiões. Além disso, um ecossistema pode ajudar a atrair novas oportunidades para todos os seus participantes — colocando-os em destaque no cenário nacional e global.  

A ConnectPlug — empresa de automação comercial que tem a inovação como base de seu trabalho cotidiano desde a fundação — sempre buscou participar dessas iniciativas. Agora, nesse início de 2024, nós celebramos mais uma iniciativa nesse sentido: a participação na publicação global de inovação Innovate Curitiba. 

 

 

A ConnectPlug na publicação Innovate Curitiba

A publicação Innovate Curitiba é mais um capítulo na série INNOVATE®️, que traz estudos sobre diversos ecossistemas de inovação pelo mundo. Ela inclui as principais cidades dos Estados Unidos e Europa, mas também iniciativas na América Latina e na África. Em 2024, o projeto chegou também a Curitiba, conhecida como um dos principais ecossistemas de inovação da América do Sul. 

O projeto explica que Curitiba está se desenvolvendo economicamente enquanto trabalha para aumentar a qualidade de vida de seus cidadãos, focando em inovação e eficiencia. Os órgãos públicos, instituições e empresas selecionadas para entrar na publicação são bons exemplos disso. A ConnectPlug tem orgulho de ser uma das iniciativas selecionadas, em meio a tantos projetos que merecem destaque. 

O livro completo e finalizado (em versão impressa e digital), deve ser lançado em meados de 2024. Mas algumas histórias, incluindo a da ConnectPlug, já podem ser lidos no portal do projeto Innovate Curitiba. E para conferir o case da ConnectPlug, no original em inglês, você pode acessar o site da publicação aqui — mas nós trazemos uma tradução, a seguir.

 

A automação comercial pode ser mais acessível e eficaz para todos

2014 não parece ter sido há muito tempo, mas a tecnologia era muito diferente na época. A IA era apenas ficção científica, a Internet era bem mais lenta — e os softwares para varejo eram caros e desnecessariamente complexos. Esse cenário levou à criação do sistema ConnectPlug pelo engenheiro de computação Rafael Hasson.

Hasson, que trabalha com desenvolvimento de software desde os 14 anos, observou as dificuldades de sua família com software no segmento de food service.

O sistema era extremamente caro, complicado de usar e não fornecia suporte adequado aos clientes. A situação se tornou insustentável quando a família de Hasson abriu uma nova loja — e o sistema que eles utilizavam cobrava um valor proibitivo para integrar o estoque e os relatórios entre as duas lojas.

Isso motivou Hasson a fundar a ConnectPlug, uma empresa que ofereceria soluções acessíveis e eficazes para superar os desafios enfrentados pelo segmento de food service.

Hasson convidou os amigos Bernardo Marques e Edson Procópio para se juntarem a ele nesta missão — e desenvolver um software que resolvesse todas os problemas que eles identificavam nos concorrentes. Foi um ano de intensa dedicação em pesquisa e desenvolvimento, até que a equipe percebeu que sua solução era adequada para todos os segmentos de varejo. E assim, o ConnectPlug foi lançado pela primeira vez em 2015.

 

Crescimento impressionante, desde o início

A partir deste momento, a nova empresa experimentou um crescimento notável. Dos primeiros 50 clientes em 2015, cresceu para 200 no ano seguinte e depois quintuplicou, atingindo a marca de 1.000 clientes em 2017. Em menos de uma década, o ConnectPlug impactou positivamente mais de 85 mil empresas em todo o Brasil.

A ConnectPlug começou com duas das soluções tecnológicas mais importantes para seus clientes: o sistema PDV (frente de caixa) e o ERP (Enterprise Resources Planning), ambos feitos sob medida para empresas de varejo e food service. Mas nos anos seguintes o portfólio se expandiu bastante, passando a incluir novas tecnologias como:

  • Sistemas de autoatendimento, com tablets e totens que permitem ao cliente fazer seus próprios pedidos.
  • KDS (monitores de pedidos), para comunicação em tempo real entre a cozinha e os garçons.
  • Controle de mesas e comandas, para fácil gerenciamento de pedidos e faturas.
  • Sistemas de gestão fiscal e financeira para o varejo.
  • Central de entregas, integrando pedidos recebidos por telefone, chat ou qualquer aplicativo.

Hoje, a ConnectPlug é um ecossistema completo com soluções acessíveis e eficazes para lojas e restaurantes de qualquer porte ou segmento. Desde 2021, ela faz parte da LWSA (Locaweb Company), uma das mais renomadas empresas de tecnologia do Brasil.

 

innovate connectplug

 

Sobre a ConnectPlug

Como o texto da publicação Innovate Curitiba demonstra, a ConnectPlug nasceu tendo a inovação como um de seus pilares e principais objetivos. A ideia de seus fundadores era buscar novas (e melhores) soluções para os problemas, utilizando a tecnologia para isso. 

Com esse pensamento, a ConnectPlug lançou seus primeiros produtos — os sistemas PDV e ERP para comércios — e continuou inovando desde então. 

8 anos depois de sua fundação, a empresa conta com um portfólio completo de soluções tecnológicas para o varejo, que inclui desde aplicativos de celular e interações com outros programas essenciais nesse setor até sistemas completos de automação comercial. Além disso, a empresa investe na qualidade de atendimento, oferecendo uma série de materiais educativos para seus clientes em seu blog e redes sociais. 

Para saber mais sobre a ConnectPlug, acesse o site da empresa e leia nossos artigos sobre empreendedorismo e inovação no blog

 

innovate connectplug

 

Sobre o Innovate Curitiba

A série de publicações INNOVATE®️ é um estudo aprofundado que destaca as empresas, pessoas, órgãos públicos e demais instituições que lideram o ecossistema de inovação de uma cidade. As publicações destacam as 100 iniciativas mais inovadoras de cada local, em livros digitais e impressos com mais 350 páginas de histórias, além de uma série de vídeos em realidade aumentada. 

Além disso, a série INNOVATE®️ conta com uma plataforma online e uma rede global de inovação, onde pessoas e projetos de todo o mundo podem se conectar. 

Já são mais de 180 edições da série, em cerca de 50 países, começando pelos principais ecossisistemas da América do Norte, de Miami a Chicago, de Montréal a Porto Rico. Esse projeto também se estendeu à Europa, Ásia, Oceania, África e, mais recentemente, até a América Latina. Depois da Colômbia e de Jalisco (México), Curitiba é a primeira cidade do Brasil a ganhar sua edição do INNOVATE®️. 

Saiba mais sobre os outros ecossistemas de inovação descritos na série INNOVATE®️

Como mencionamos, a edição curitibana está em processo de produção, com previsão de lançamento para meados de 2024. Mas, desde já, a ConnectPlug já torna se orgulha de sua participação nesse projeto — e agradece aos organizadores pelo reconhecimento. Vamos continuar inovando e encorajando a inovação não apenas em Curitiba, mas como em todo o Brasil, junto a nossos milhares de clientes pelo país.  

 

Veja também o nosso guia completo de Como Otimizar a Gestão de Restaurantes com o Sistema ConnectPlug:

 

innovate connectplug

Posts Recomendados

Nenhum Comentário ainda! Seja o(a) Primeiro(a) a Comentar!!!


Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *