Uma das datas mais aguardadas do ano pelos consumidores, a Black Friday é uma das maiores oportunidades para turbinar as vendas do seu negócio. A data – que neste ano é comemorada em 29 de novembro – é uma chance também para bares, restaurantes e dark kitchens (restaurantes que funcionam apenas no delivery) para criar promoções e atrair novos clientes.

A Black Friday de 2023 trouxe desafios inesperados para o setor de restaurantes, com uma leve queda nas vendas em relação ao esperado. O cenário econômico desafiador afetou o poder de compra dos consumidores, tornando o período menos movimentado do que o previsto.

No entanto, as perspectivas para 2024 são bem mais otimistas. Os restaurantes que souberem se adaptar às novas tendências, como o foco na gestão otimizada, o uso de autoatendimento e o investimento em experiências gastronômicas exclusivas, estarão em posição privilegiada para conquistar os clientes.

Neste ano, o sucesso será garantido para aqueles que planejam com antecedência, criam estratégias direcionadas e conseguem equilibrar inovação com sustentabilidade. A seguir, veremos as principais tendências e dicas para maximizar o desempenho dos restaurantes na Black Friday de 2024.

Para que você não perca a oportunidade de fazer seu empreendimento gastronômico crescer e prosperar, selecionamos algumas dicas de promoções para bares e restaurantes na Black Friday.

Clique para ir direto ao assunto que te interessa:
  1. Faça sorteios pelas redes sociais perto da black friday
  2. Crie promoções secretas
  3. Ofereça itens gratuitos
  4. Ofereça itens por um valor simbólico
  5. Disponibilize combos especiais para a black friday
  6. Crie promoções para grupos grandes durante a black friday
  7. Permita que o cliente leve mais por menos

 

1. Faça sorteios pelas redes sociais perto da Black Friday

Para informar e engajar seus clientes. Faça postagens com códigos de descontos e sorteios para seus clientes aproveitarem a Black Friday.

Se você é usuário das redes sociais (principalmente Facebook e Instagram) com certeza já se deparou com, no mínimo, um sorteio em sua linha do tempo.

A mecânica é quase sempre a mesma. Para participar, o usuário deve marcar um número determinado de amigos, curtir ou seguir um perfil e compartilhar a publicação. Tudo isso aumenta a visibilidade tanto do sorteio quanto da marca, incentivando uma parcela ainda maior do público a participar e a conhecer o seu negócio.

As recompensas oferecidas são diversas: vão desde uma bebida ou sobremesa até uma refeição inteira, ou um número determinado de pratos gratuitos que o ganhador pode consumir quando quiser.

Use os sorteios a favor do seu restaurante na Black Friday! Crie-o com um pouco de antecedência e invista em sua divulgação, inclusive patrocinando a publicação nas redes sociais. Mesmo quem não ganhar vai entrar em contato com a sua marca, podendo virar cliente caso a proposta do seu restaurante agrade.

2. Crie promoções secretas

Se a Black Friday trouxe um bom retorno para o seu negócio, que tal esticar a promoção para os dias seguintes?

Você tem um banco de dados de clientes fiéis? Valorize-os! Afinal, manter clientes atuais é muito mais fácil e barato que conquistar novos. Aproveite a Black Friday para estreitar a conexão com eles!

Use o meio de comunicação que você tiver com eles para oferecer uma promoção exclusiva. Pode ser um prato com 50% de desconto ou uma sobremesa gratuita, o que importa é que eles se sintam especiais!

Atenção: a promoção deve ser, sim, exclusiva! Já imaginou o cliente chegar e descobrir que a promessa era mentira? Recuperar a confiança dele vai dar trabalho!

3. Ofereça itens gratuitos

Combos com preços especiais são sempre muito atrativos para a clientela.

Você tem um item em seu cardápio que é uma febre absoluta entre o público? Que tal ousar e torná-lo gratuito por um período determinado próximo à Black Friday?

Sim, você leu certo! Digamos que o tal item seja um prato principal. As pessoas não vão consumir apenas isto: elas vão, no mínimo, beber alguma coisa. Com o prato principal gratuito, elas também tendem a consumir mais entradas e, principalmente, sobremesas.

Além disso, é uma excelente maneira de fazer o público que já interessava por seu restaurante a finalmente experimentá-lo. Quem ficar satisfeito, vai voltar – com ou sem Black Friday.

Tampouco é preciso ser extremo a ponto de liberar todos os pedidos de forma gratuita. Uma excelente ideia é criar um evento estilo “os 50 primeiros clientes ganham o nosso carro-chefe de graça”. Isso já terá um efeito incrível sobre o movimento! Dica: nesse caso, distribua senhas para melhorar a organização.

4. Ofereça Itens por um valor simbólico

black friday restaurantes
Oferecer seu carro-chefe por um preço mais baixo atrai novos clientes para seu estabelecimento.

Se você não tem condições de oferecer algo de graça, também há a opção de disponibilizar um item por preço simbólico. Funciona tão bem quanto!

Digamos que você tenha uma entrada que custa R$ 20 normalmente. Se você vendê-la por R$5, vai encorajar muito mais gente a pedi-la – principalmente quem evita pedir entradas para gastar menos.

Vale ressaltar que essa estratégia é especialmente eficaz quando se trata de sobremesas: muita gente não deixa de degustá-las por falta de vontade, mas porque já consumiram muito e não querem que a conta seja muito alta. Baixe o preço e veja seus pedidos decolarem!

5. Disponibilize combos especiais para a Black Friday

Para que esse tipo de promoção não seja onerosa demais para o caixa do restaurante, limite-a, por exemplo, aos primeiros 50 clientes.

Os combos são uma estratégia corriqueira de restaurantes para atrair o público que quer comer bem, mas precisa economizar. Durante a Black Friday, seu restaurante pode usá-los para aumentar a receita e o movimento. Basta criar versões especiais, disponíveis apenas naquela data.

O fundamento para essa ação é o princípio da escassez. Quando nos deparamos com uma oferta especial, por tempo limitado, o impulso para aproveitá-la é muito maior.

Por mais que a ideia seja a oferta por tempo limitado, fique atento aos comentários dos clientes a respeito do combo em questão: pode ser a oportunidade para incluir um item de muito sucesso no cardápio permanente. Converse com o público e a equipe de atendimento para sentir se isso vale a pena.

6. Crie promoções para grupos grandes durante a Black Friday

Uma ideia simples, mas que pode se tornar muito rentável é oferecer descontos para grupos de amigos e familiares.

Criar promoções que têm como requisito um número mínimo de pessoas ocupando a mesa é uma tática antiga em bares e restaurantes. Aproveite a Black Friday para criar uma que seja ainda mais atraente!

Por que isso funciona? A exigência de um grupo mínimo torna a promoção mais rentável para o estabelecimento, que poderá trabalhar com descontos ainda maiores. Afinal de contas, dificilmente uma pessoa consumirá apenas o que está na promoção!

Se você for colocar essa ideia em prática, é muito importante trabalhar com um sistema de reservas bem organizado, ou, até mesmo, torná-las obrigatórias. Assim, você evita longas filas e clientes insatisfeitos, que farão propaganda negativa do seu restaurante.

7. Permita que o cliente leve mais por menos

black friday restaurantes
Promoções de double drink são uma ótima opção para a Black Friday em restaurantes.

Quem não ama coisas grátis? Nós, humanos, somos fissurados por recompensas em geral: conseguir qualquer tipo de vantagem gera uma enorme satisfação. Qual tal usar esse princípio na ação de Black Friday do seu restaurante?

Uma promoção muito comum é double drink (por exemplo: peça um chopp e ganhe o outro na faixa). Mas você também pode fazer isso para entradas e sobremesas, itens vistos como opcionais por muita gente, incentivando seus clientes a consumir mais. Os resultados serão incríveis!

Dicas extras

  • Faça parceria com outras empresas: Essa é uma forma para que dois negócios se beneficiem mutuamente da Black Friday. Encontre um comerciante próximo ao seu bar ou restaurante que se interesse em fazer uma parceria promocional. O cliente que gastar no seu restaurante ganha um desconto na loja X e vice-versa, o freguês daquela mesma loja pode ganhar um desconto no seu estabelecimento ou algum outro tipo de mimo como uma bebida, um petisco ou um prato. 
  • Crie um cardápio especial: Criar um cardápio especial de Black Friday é uma das melhores maneiras para atrair novos clientes e surpreender a clientela fiel, que já conhece o menu da casa, mas que está curiosa para experimentar coisas novas. Então, aproveite esta data para trazer novidades. Você é quem melhor conhece sua clientela, então surpreenda!

Expectativa para a Black Friday em restaurantes em 2023

A expectativa para a Black Friday em restaurantes em 2023 é de um crescimento ainda maior, de até 30% em relação a 2022. Isso se deve, principalmente, à recuperação da economia brasileira e ao aumento da popularidade da Black Friday entre os consumidores.

Os restaurantes já estão se preparando para a Black Friday de 2023, oferecendo descontos e promoções ainda mais atraentes. Além disso, estão investindo em marketing e divulgação para atrair mais clientes.

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