Selecionamos nesta matéria 4 estratégias de marketing para pequenos negócios. Continue lendo e descubra como utilizar o Marketing para potencializar a sua empresa.
A economia é composta, de uma forma geral, por pequenos negócios e grandes corporações, e todas se complementam para atender ao público consumidor da melhor forma possível.
No caso de empresas localizadas, que são reconhecidas como pequenos negócios, dependendo do nicho de mercado que abrange, tem um grande potencial de expansão.
Ainda assim, precisam começar de algum ponto, e para se tornarem marcas reconhecidas pelo mercado, recorrem a diferentes estratégias publicitárias, podendo ser explorado por meio de diferentes canais, como:
- Blogs segmentados;
- E-mail marketing;
- Redes sociais;
- Site de e-commerce.
Para que esses canais funcionem, muitos aproveitam o marketing digital para divulgar os PDVs (Pontos De Venda), e instalam até mesmo softwares como ERP (Enterprise Resource Planning) e CRM (Customer Relationship Management), ou seja, sistemas integrado de planejamento de recursos e relacionamentos da empresa.
Assim, vale conhecer algumas estratégias de marketing e vendas que podem ajudar os pequenos negócios a se destacarem da concorrência e se tornarem conhecidos entre os consumidores.
Criar um site é fundamental
Em tempos que muitas pessoas fazem pesquisas diretas na internet, ter um site é fundamental, mesmo para pequenos negócios localizados.
Um site pode ser como um cartão de visitas digital, ou uma vitrine em que é possível adicionar credibilidade, ajudando na promoção duradoura da marca.
O site também faz parte das estratégias de marketing digital, pois ele se torna a fonte das muitas informações, permitindo que as marcas se estabeleçam como autoridade no setor em que atuam, promovendo conteúdo valioso e útil para internautas.
Para a construção de um site, há algumas etapas que precisam ser respeitadas.
A primeira etapa é adquirir um nome de domínio que esteja disponível e buscar por uma hospedagem na web, que pode ser em plataformas gratuitas ou pagas.
O segundo passo é escolher um software CMS (Content Management System). A sigla indica um sistema de gerenciamento de conteúdo que ajuda a manter o site atualizado e otimizado ao longo do tempo.
Trabalhar espaços nas redes sociais
Quando se trata de estratégias de marketing digital para pequenos negócios, as redes sociais não podem ficar de fora em nenhum momento.
Enquanto empresa, é possível utilizar as redes sociais para construir um relacionamento com o público-alvo e os clientes fidelizados em particular.
O marketing digital nas redes sociais tem um potencial estrondoso, pois é uma ferramenta com baixo custo de investimento e, em alguns casos, pode ser feito até mesmo pelos empreendedores e proprietários de pequenos negócios.
No entanto, aqui vale conhecer o público-alvo. Afinal, é preciso entender qual a rede social mais apropriada para os negócios e descobrir qual o tipo de conteúdo que os usuários procuram.
A ideia principal é dar valor aos leads, ou seja, os clientes em potencial. Assim, as redes podem causar um impacto positivo como posicionamento de marca e sintonia com o mercado consumidor.
Colocar em prática o SEO
O SEO (Search Engine Optimization), ou seja, a otimização do motor de busca, tem como objetivo aumentar a visibilidade nos resultados orgânicos em mecanismos de pesquisa como Bing e Google.
Quanto maior a classificação de um site nas SERPs (Search Engine Result Page), isto é, nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa, maior a probabilidade das pessoas encontrarem e clicarem no site.
Há várias ações que podem ser realizadas para melhorar o SEO, incluindo:
- Conteúdo de alta qualidade;
- Otimização do site para mecanismos de busca;
- Presença de palavras-chave relevantes;
- Uso de backlinks de outros sites.
Seguir essas práticas recomendadas de SEO pode melhorar a classificação nos resultados do mecanismo de pesquisa e direcionar mais tráfego para o site.
Reconhecer o poder do e-mail marketing
Uma das estratégias de marketing mais eficazes para pequenos negócios é o email marketing.
Ao enviar e-mails regulares para assinantes, uma empresa pode se manter atualizada e aumentar a base de clientes, bem como continuar nutrindo clientes já ativos – de modo que eles retornem.
Além disso, o email marketing é relativamente barato e fácil de configurar.
Para iniciar o e-mail marketing é preciso criar uma lista de assinantes, que pode ser desenvolvida a partir de uma estratégia de inbound marketing e disponibilização de formulários no site e nas redes sociais.
A configuração de uma landing page, ou página de destino, com um formulário de inscrição no site, por exemplo, ajuda a criar um mailing próprio e segmentado.
Para que os usuários possam agir, e se transformar em assinantes, pequenos negócios podem oferecer conteúdo valioso, cupons de desconto e dicas úteis.
Também vale incluir CTAs (Call To Action), isto é, chamadas para ação, a fim de estimular o engajamento dos usuários.
Conclusão
O desenvolvimento de uma estratégia de marketing digital para pequenos negócios é válido e deve ser aproveitado a todo instante.
Por fim, vale experimentar diferentes modelos de marketing, e incentivar todos aqueles que estejam envolvidos, de funcionários a fornecedores, até chegar ao cliente final de forma mais qualificada.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.
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