sistema para garçom

A popularização das tecnologias da informação, cada vez mais acessíveis, modificou os mais variados aspectos das nossas vidas — e os impactos dessas mudanças são colossais. Todas as profissões foram modificadas, em maior ou menor grau, por essa verdadeira revolução. Isso inclui os profissionais do food service, que podem otimizar seu trabalho com soluções como o sistema para garçom. O sistema traz vários benefícios para os garçons e estabelecimentos.

Em casa, no contato com amigos e família, nos deslocamentos, nos compromissos… Nenhum aspecto das nossas vidas escapou das transformações tecnológicas e nada é feito como era há 20 anos. Trata-se de uma verdadeira revolução tecnológica. 

E isso não é nenhum exagero: hospitais, escolas, empresas, bancos e até mesmo setores mais tradicionais, como as igrejas e governos, já se renderam às maravilhas proporcionadas por um sistema bem desenvolvido, com funções que simplificam as tarefas diárias. 

Essa é uma revolução que também chega ao mundo do trabalho e as mais diversas profissões estão se transformando com a adoção de novas tecnologias. Naturalmente, o setor de bares e restaurantes é um dos mais impactados por isso, com seu perfil dinâmico e inovador.

Sendo assim, até mesmo os garçons — uma profissão tão tradicional em estabelecimentos de todo o mundo — podem se beneficiar da tecnologia em seus trabalhos. Com a tecnologia, é possível otimizar o esforço, elevar a produtividade da equipe e, claro, melhorar a experiência dos clientes. Com isso, todos saem ganhando. 

Para entender melhor como esse processo acontece na prática, nós precisamos explicar como funciona a principal tecnologia nessa área: os sistemas para garçom.

 

O que é um sistema para garçom e como ele funciona?

O sistema para garçom, também conhecido como controle de mesas e comandas, ajuda esse profissional em todos os momentos de seu dia a dia, tornando seu trabalho muito mais rápido e eficiente. Assim, ele pode se concentrar seu maior talento — que é encantar os clientes com um ótimo atendimento, fazendo com que eles voltem muitas vezes para o estabelecimento. 

Mas como esses sistemas funcionam na prática e quais são suas funções? Antes de tudo, é importante compreender que o sistema para garçom (controle de mesas e comandas) é parte de um sistema maior, que integra todos os outros processos do restaurante. É o sistema de gestão ERP, onde você também pode controlar suas vendas, finanças, estoque e mais.  

Esses sistemas integram todo o restaurante, desde o estoque de insumos, as mesas, o caixa, o menu e os pedidos. Tudo isso funcionando em conjunto cria um padrão de procedimentos e operações, o que melhora a satisfação do cliente — mas também ajuda os funcionários. 

Na prática, os garçons e garçonetes terão um aparelho (celular ou tablet), onde poderão usar o sistema da seguinte forma:

  1. O pedido é registrado no sistema, de acordo com os itens disponíveis no cardápio.
  2. É possível enviar observações (sem cebola, mal passado, molho extra, etc).
  3. No momento que o garçom ou garçonete registra o pedido, as informações e valores são registrados na conta da mesa ou do cliente. 
  4. Ao final, é possível fechar a conta com poucos cliques na tela do sistema, já que todas as informações do pedido estão corretas, separadas por mesa e cliente. 

Além disso, é possível conectar o sistema para garçom ao monitor KDS — sigla para kitchen display system, que significa monitor de pedidos para cozinha. Assim, no momento em que os garçons e garçonetes registram um pedido no salão, a informação é transmitida para uma tela na cozinha. Assim, eles não precisam se deslocar para repassar os pedidos. 

Por fim, é importante observar que esse sistema funciona de maneira muito simples, como um aplicativo de celular ou tablet. A maior diferença é que, ao invés de anotar os pedidos em um papel, os garçons e garçonetes utilizarão a tecnologia — como nós já estamos acostumados a fazer em tantos aspectos das nossas vidas. 

 

 

5 vantagens práticas do sistema para garçom 

Ao entender como o sistema para garçom funciona, na sessão anterior do artigo, você talvez já esteja pensando em alguns benefícios que essa tecnologia poderia ter em seu restaurante, não é mesmo? Mas, para lhe ajudar nesse pensamento, nós listamos 5 vantagens práticas do controle de mesas e comandas. 

1. Otimiza a operação

Quem olha de fora até pode pensar que a operação de um bar ou restaurante é simples, mas só quem trabalha nesse segmento sabe como ela pode ser complicada. Desde a criação do cardápio, compra dos insumos, passando pela produção dos pratos e gestão dos pedidos dos clientes, chegando ao fechamento das contas. E você só recebe se tudo isso der certo. 

“Na ponta” desse processo tão complexo estão os garçons e garçonetes, uma profissão cuja função vai muito além de levar pratos às mesas. Eles são o principal “contato humano” de seu cliente com o estabelecimento, dando um rosto e uma voz para o negócio. 

Pensando nisso, o sistema para garçom permite que os profissionais trabalhem com mais agilidade e consigam dar mais atenção para cada cliente — já que a anotar o pedido, por si só, é muito rápido pelo sistema. Além disso, a troca de informação com as outras áreas (como cozinha, bar, estoque, caixa) se torna mais eficiente. 

Tudo isso impacta diretamente na experiência do cliente, como vamos observar a seguir.

 

2. Permite atender melhor

Já que falamos em experiência do cliente, precisamos também observar como o sistema para garçom melhora a qualidade do atendimento de seu bar ou restaurante. 

Com o sistema integrado, como explicamos, os pedidos se tornam muito mais ágeis. Se você também tiver o monitor de pedidos KDS, que transmite os pedidos imediatamente à cozinha, essa agilidade é ainda maior. 

Como os garçons não precisam levar os papéis com pedidos até a cozinha, eles podem retirar mais pedidos ou dar mais atenção para cada cliente em suas demandas, mesmo em horários de maior movimento. E como o pedido chega instantaneamente à cozinha, ele é preparado em menos tempo, o que também contribui para a experiência do cliente. 

Além disso, o sistema notifica o garçom quando determinado está pronto, facilitando também essa outra etapa do processo. Com certeza, a satisfação da equipe também vai melhorar. 

 

3. Amplia possibilidades de customização

É comum que os clientes façam pedidos diferentes do que está escrito no cardápio, seja pelas preferências pessoais, por restrições alimentares e até por alergias. Ao utilizar o sistema para garçom, essas customizações se tornam muito mais simples e assertivas. 

Você pode incluir opções-padrão no sistema (leite vegetal, sem amendoim, etc), além de um campo para que os garçons digitem a demanda do cliente, como digitariam uma mensagem no WhatsApp. Com o monitor KDS, essa informação aparece direto na tela, fácil de ler. 

Além disso, pode ser que seu restaurante ofereça opções de customizações dos pratos, como tamanhos e ingredientes diferenciados. Com o sistema para garçom, isso também fica mais fácil, já que ninguém precisa escrever todas as informações de próprio punho — e o pessoal na cozinha não precisa entender essas anotações, o que pode ser muito difícil. 

 

4. Diminui a incidência de erros

Nós sabemos que erros na cozinha acontecem — mas isso não significa que a gente não deva evitá-los, já que eles são custosos e embaraçosos. Eles podem colocar nossa relação com os clientes em risco e gerar problemas muito maiores. 

O sistema para garçom (controle de mesas e comandas) contribui para diminuir esses casos, já que o sistema é integrado e o garçom só precisa selecionar os itens disponíveis no cardápio. Todas as customizações, como explicamos anteriormente, são digitadas. Assim, diminuem os erros causados porque alguém não entendeu a letra do garçom ou porque este não conseguiu anotar algum detalhe que o cliente falou. 

Além disso, também diminuem os enganos de enviar um pedido da mesa 2 para a mesa 3, por exemplo. Afinal, tudo está registrado no sistema. 

 

5. Otimiza seus lucros

Com todos os benefícios que citamos anteriormente, é lógico que o resultado final será aquele que todos os empresários buscam: diminuição de custos e aumento dos lucros.

Com a agilidade no atendimento e facilidade na transmissão de pedidos, é possível que você consiga atender a mais clientes com menos pessoal — diminuindo os custos com “taxas” em períodos de maior movimento, por exemplo. Além disso, a diminuição de erros, citada acima, diminui os custos que você teria com envio de novos pratos e outros problemas correlatos.

Por fim, o fechamento das contas se torna muito mais prático e rápido: bastam alguns cliques na tela do sistema para chegar ao valor correto por mesa e por pessoa — sem complicações ao dividir contas, mesmo em grandes grupos. Assim, você recebe rapidamente, pode cobrar o próximo cliente e continuar faturando. 

A conclusão é que a revolução tecnológica realmente pode transformar todos os aspectos de nossas vidas pessoais e profissionais — incluindo até mesmo trabalhos tão tradicionais e bem conhecidos, como o de garçom. Se você deseja conhecer esse sistema em detalhes, entre em contato com a ConnectPlug, que possui as melhores soluções do setor. 

 

Confira também o nosso guia completo de Gestão Empresarial para Restaurantes:

sistema para garçom

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