No Brasil, o sistema de franquias segue em expansão. Essa tendência revela um modelo de negócios cheio de oportunidades para empreendedores. Conheça esse formato, benefícios, desafios e como investir adequadamente!
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o sistema de franquias no Brasil movimentou mais de R$ 240 bilhões em 2023, apresentando um crescimento de 13,8% em comparação ao ano anterior.
Reconhecido como um dos modelos mais bem-sucedidos no mundo, esse tipo de negócio permite empreender com maior segurança, pois oferece modelos de serviços e produtos testados e validados no mercado. O sucesso é impulsionado por fatores como a diversidade de segmentos disponíveis, como vestuário e alimentação, e o suporte oferecido pelo franqueador.
Mas afinal, o que é o sistema de franquias, como funciona e por que é tão eficiente? Neste artigo vamos explorar todas essas questões, mostrar como a inovação tem transformado o setor e como usar a tecnologia para sua unidade crescer em escala.
O que é o sistema de franquias?
O sistema de franquias é um modelo pré-estruturado que permite a replicação de um negócio já consolidado. O franqueador detém a marca e disponibiliza o direito de usá-la a um franqueado.
Nesse contexto, o conhecimento e modelo de negócio são cedidos em troca de taxas e royalties. Há também um objetivo amplo para a marca: expandir de maneira escalável e padronizada, ao tempo em que proporciona uma boa experiência ao consumidor.
No Brasil, o modelo é regido pela Lei de Franquias (nº 13.966/2019). A norma regulamenta os direitos e deveres de franqueadores e franqueados, a fim de garantir transparência e segurança jurídica para ambas as partes.
Como funciona o sistema de franquias?
Embora o sistema de franquias funcione com base em um contrato entre franqueador e franqueado, há algumas etapas para que uma unidade passe a operar.
1. Contrato de franquia
Para fechar o contrato, é necessário que o interessado esteja apto a manter o negócio ativo. Por isso, o potencial franqueado precisa passar por uma análise de capacidade financeira, experiência e afinidade com o segmento.
No contrato, as partes definem os termos da negociação, como a duração do contrato, local de atuação, taxas e padrões operacionais. O franqueado deve receber ainda a Circular de Oferta de Franquia (COF), que é um documento obrigatório com informações relevantes do negócio, como histórico financeiro e taxas de funcionamento.
2. Treinamento e suporte
Uma vez aprovado na análise, o franqueado deve passar por treinamentos intensivos para se alinhar aos valores e práticas da marca. É o momento de entender os processos operacionais, padrões de atendimento e práticas de gestão.
O suporte deve ser contínuo, tanto para ajudar o franqueado a se adaptar às mudanças de mercado, como para atualizá-lo sobre novas diretrizes e produtos da marca.
3. Padronização das operações
A padronização é uma das razões pelas quais o sistema de franquias é tão bem-sucedido. Esse método é responsável por trazer a consistência da marca e também a eficiência operacional.
Por isso, cada unidade deve ter acesso a materiais para adequação às regras do modelo de negócios. O franqueado recebe manuais, softwares de gestão, lista de fornecedores homologados e protocolos detalhados.
4. Monitoramento e avaliação
Os franqueadores acompanham o desempenho das unidades franqueadas por meio de indicadores de desempenho (KPIs) e auditorias. Essa etapa é importante para identificar possíveis problemas, garantir os padrões operacionais e propor melhorias na gestão da loja.
Com a avaliação, os franqueados recebem feedbacks para ajustes e alinhamento com as práticas da rede, sempre que necessário.
Quais são os benefícios do sistema de franquias?
Segundo a ABF, apenas 5,9% das operações no sistema de franquias fecharam em 2023. Esse número revela uma taxa potente de sobrevivência desse tipo de negócio, com benefícios para ambas as partes interessadas.
De um lado, está o franqueador, que deseja expandir o seu negócio de forma rápida com baixo investimento. Com várias unidades, a rede ganha visibilidade, alcance e presença no mercado.
Além disso, é uma forma de gerar receita sem precisar controlar diretamente as operações, já que cada unidade se responsabiliza pela própria gestão. Com interesse direto nos lucros, o empreendedor engaja mais do que um gestor contratado, fator que reduz riscos.
O franqueado, que ocupa o outro lado da moeda, inclusive, também é beneficiado com a redução de riscos. Isso porque, ao investir em um modelo testado e consolidado, consegue aumentar suas chances de sucesso ao garantir a confiança entre os clientes. Isso sem contar o menor tempo de implementação para começar a funcionar.
Com essa agilidade e padronização, é possível que as partes se concentrem mais nas partes estratégicas do negócio, como controle, inovação e fortalecimento da marca. O franqueado tem o apoio da matriz, que fornece todo o suporte necessário para um crescimento da loja, bem como a lista de fornecedores homologados com os preços já negociados.
E os desafios a serem enfrentados?
Embora seja um modelo de negócio atrativo, o sistema de franquias também apresenta desafios. Por isso, o franqueador e o franqueado devem conversar entre si para garantir que as estratégias e metas estejam bem alinhadas.
É essencial estabelecer taxas justas pelo uso da marca, pois os royalties podem pesar no orçamento, que já conta com os custos de mercadoria. Um estudo minucioso da relação entre os lucros e as cobranças é interessante para proporcionar mais segurança sobre o risco do negócio para ambos os lados.
Outro desafio é a conformidade com a legislação local. As franquias precisam manter todas as operações de acordo com as leis de sua região, pois as regras podem divergir de região para região e influenciar nos resultados das vendas.
Além disso, a franquia deve estar atenta às tendências e mudanças de comportamento do consumidor. A implementação de ferramentas adequadas é hoje um ponto importante para atender às novas exigências do mercado e público.
Após a pandemia, por exemplo, houve um aumento do consumo por delivery e e-commerce. Assim sendo, é necessário que o modelo de negócio sempre se reinvente para estar adaptado para essas oportunidades, com plataformas omnichannel e sistemas de gestão robustos.
Por que adotar uma ferramenta de Business Intelligence no sistema de franquias?
O sistema de franquias combina estrutura, suporte e escala para criar negócios sólidos e lucrativos. No entanto, seu sucesso depende de uma gestão inteligente baseada em dados para medir resultados e controlar as finanças.
O Business Intelligence (BI) é uma ferramenta que impulsiona negócios ao coletar, organizar e interpretar grandes volumes de dados. Em um modelo de franquias, isso significa ter em mãos todas as informações geradas pelas unidades para gerar insights valiosos para decisões estratégicas.
A ConnectPlug tem a ferramenta de BI adequada para a gestão de franquias, pronta para dar apoio às operações da sua rede e potencializar sua estrutura. Veja o que nossa solução oferece!
Visão centralizada e localizada
O franqueador pode acompanhar o desempenho da rede como um todo e de cada unidade individualmente. Isso permite identificar padrões de sucesso que podem ser replicados em treinamentos aos demais franqueados.
Previsão de resultados
A ferramenta utiliza análise preditiva para identificar tendências e antecipar desafios. Por exemplo, o BI pode prever períodos de baixa demanda para o planejamento de promoções especiais para esses momentos.
Gestão eficiente de estoques
O sistema otimiza a gestão de estoques. Isso ajuda a evitar a falta de produtos, ou mesmo a compra em excesso, de forma a reduzir custos e melhorar a satisfação do cliente.
Personalização de estratégias
O BI da ConnectPlug permite extrair insights de dados sobre a localização das franquias, público-alvo e comportamento de consumo, o que permite realizar campanhas de marketing mais eficazes.
Facilidade de implementação
Com uma interface intuitiva, nosso BI é acessível até mesmo para usuários com pouca experiência em tecnologia. É excelente para democratizar o uso de dados na rede.
O sistema de franquias traz um mundo de oportunidades e vantagens, mas é fundamental estar preparado para acompanhar os resultados e as tendências em cada unidade. Por isso, considere investir em uma ferramenta robusta que ofereça inteligência e precisão para suas operações.
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