Um programa de fidelidade bem estruturado pode te ajudar a vender muito mais! Veja o passo a passo de sucesso!
O programa de fidelidade é uma estratégia para retenção de clientes que consiste em descontos ou premiações (financeiras ou não) a serem definidas por cada empresa. Podem vir no formato de cashback, cartão fidelidade, descontos na próxima compra e muito mais.
Seja qual for o seu formato, um bom programa de fidelidade gera engajamento, aumentando a duração da relação cliente/marca e até mesmo o nível de satisfação e preferência desse. Esse tipo de estratégia é extremamente importante, pois é muito mais fácil manter dentro de “casa” os clientes que já consomem ou consumiram o seu produto do que cativar um novo.
Além disso, o programa de fidelidade, quando bem estruturado, torna-se um grande aliado para impulsionar suas vendas. Ao garantir o retorno de seus clientes, o negócio garante também o aumento de uma receita recorrente.
Para te ajudar a ter sucesso nessa empreitada, criamos um passo a passo com dicas importantes para a criação do seu programa de fidelidade.
Personalize!
Você conhece bem o seu público-alvo? É preciso pensar nisso antes mesmo de criar o seu programa de fidelidade. Afinal, o que o seu cliente quer? Crie uma estratégia que seja significativa, não só visando o lucro, mas também melhorando a sua relação com o cliente e a experiência de compra dele.
Defina!
Já sabe como conquistar o seu cliente baseado nas necessidades/vontades dele? Então chegou a hora de escolher o tipo de programa de fidelidade que mais vai agradar esse público. Alguns exemplos são:
Programa de Pontuação
Os clientes acumulam pontos e posteriormente pode trocá-los por itens.
Cashback
O estabelecimento “devolve” parte do valor de compra para o consumidor utilizar em compras futuras.
Assinatura
O cliente assina um produto ou serviço e paga por ele de forma mensal/anual, recebendo descontos e/ou benefícios na aquisição.
Refine!
Como vai funcionar assinatura? Quanto vai valer cada ponto acumulado? Qual a porcentagem de cashback? Tenha as regras do seu programa de fidelidade muito bem definidas antes de colocá-lo em prática.
Batize!
Isso mesmo! Seu programa de fidelidade precisa de um nome! De preferência algo diretamente relacionado a sua marca e que vai ser fácil de lembrar.
Depois de ter o programa de fidelidade bem definido é hora de caprichar na divulgação e cadastrar a maior quantidade possível de clientes. Todos têm a ganhar com a inciativa!
Analise!
É parte muito importante da estratégia mensurar o volume de vendas e índice de retorno/satisfação dos clientes. Para isso, tenha métricas bem definidas e faça pesquisas periódicas para saber o que o seu consumidor está achando desse novo benefício. O feedback deles é o que conta!
Uma dica extra é recompensar o seu público por indicações. Desenvolva uma estratégia para premiar os clientes que indicam o seu produto/serviço para cadastrar mais pessoas no seu programa de fidelidade e impulsionar ainda mais as suas vendas!
Sistema / Software para Programa de Fidelidade
Hoje a tecnologia pode auxiliar muito na estruturação do programa de fidelidade do seu negócio.
Conheça o sistema de fidelização de clientes da ConnectPlug ágil e fácil, independente do segmento em que sua empresa atua. Tenha o seu próprio programa de pontos e trocas através de um site exclusivo e personalizado para divulgação, acesso e acompanhamento do cliente, além de um portal administrativo completo para você configurar, editar e controlar, tudo em apenas uma ferramente online e integrável.
No portal ConnectPlug programa de fidelidade você cria e edita tudo com extrema facilidade através de um gerenciador de conteúdos online. Você monta seu site de forma totalmente dinâmica, com a possibilidade de editar cores, logos, textos, imagens, fotos, conforme a sua necessidade e sempre que precisar. Consegue fazer ajustes e alterações com agilidade e facilidade, sem precisar ter conhecimentos técnicos para estruturar a sua plataforma completa.
O site do seu programa de fidelidade, funciona também como porta de entrada para seus usuários já cadastrados. Ao fazer login, o seu cliente tem acesso a diversas informações como: visão geral da conta através de um dashboard de acompanhamento em tempo real, níveis conquistados e progressos, registros e pontuações acumuladas, troca de pontos por benefícios através de uma “loja online” interna, configurações gerais do usuário e muito mais benefícios para o seu cliente.
Dentro da área do lojista, é possível configurar e acompanhar diversas informações importantes do programa de fidelidade, dentre elas, dados altamente relevantes como: configuração e visão geral de matriz e filiais, acompanhamento e desempenho de clientes fidelizados, níveis aos quais seus clientes podem pertencer, definição de regras de cálculos para pontuações, além de diversas outras funcionalidades em uma plataforma completa.
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