O plano de marketing de um restaurante é um conjunto de ações organizadas e planejadas para chegar a objetivos específicos. Ele é essencial para escalar o sucesso do estabelecimento!
No mundo do empreendedorismo, ficar à deriva é a pior coisa que há: você tem que saber exatamente onde está e aonde quer chegar! É aí que entram os infinitos planos e planejamentos, necessários para estabelecer uma referência do que precisa ser feito. Eles também são parte integral da administração de restaurantes.
Um deles é o plano de marketing, essencial para atingir os objetivos do negócio nesta área. Graças ao mercado cada vez mais concorrido, ele também tem que ser aplicado nos restaurantes e demais estabelecimentos de gastronomia.
Clique para ir direto à informação que te interessa:
- O que é um plano de marketing?
- Qual é a diferença entre um plano de marketing e um planejamento estratégico?
- Por que é importante que um restaurante tenha um plano de marketing?
- Como fazer o plano de marketing de um restaurante?
O que é um plano de marketing?
O plano de marketing de um restaurante é o planejamento de um conjunto de ações que serão realizadas para atingir os objetivos do negócio nesta área.
Trata-se de um documento muito detalhado: cada objetivo é subdividido em tarefas, cada uma com seu prazo e orçamento específicos. É como se fosse um mapa que te mostra aonde ir antes de colocar a mão na massa!
Qual é a diferença entre um plano de marketing e um planejamento estratégico?
Quando alguém fala em metas, objetivos e orçamentos, você provavelmente logo pensa em um planejamento estratégico ou em um plano de negócio, certo? Acontece que, apesar de todos estes elementos também estarem presentes no plano de marketing de um restaurante, ambos são distintos!
O planejamento estratégico é bem mais amplo. Ele é o grande guarda-chuva que dará origem aos planos de todas as outras áreas: marketing, comercial, administrativa, etc. A ideia é que ele guie a elaboração dos planos de cada área de gestão, como se fosse o farol e, os demais, os navios.
O plano de marketing é um destes navios. Ele sistematiza o suporte que esta área proporcionará para o atingimento das metas globais do negócio, orientado pelo planejamento estratégico.
Por que é importante que um restaurante tenha um plano de marketing?
O plano de marketing de um restaurante é um importante suporte para que o negócio atinja seus objetivos: como cada ação está atrelada a uma meta, fica fácil saber quais medidas estão ou não dando resultados. Ele também permite um maior controle financeiro sobre as tarefas, já que cada uma tem um orçamento discriminado.
Contudo, o mais importante é que são poucos os pequenos negócios que realmente elaboram este documento. Destes, os que os colocam em prática são menos ainda. Ou seja: se você elabora – e segue – um plano do tipo, você se sobressai perante a concorrência!
Como fazer o plano de marketing de um restaurante?
Como o planejamento estratégico e o plano de marketing de um restaurante são complementares, você verá que sua elaboração tem etapas muito parecidas. Veja neste passo a passo:
1. Analise a situação atual do seu negócio
Assim como no caso de um planejamento estratégico, a primeira etapa da elaboração do plano de marketing de um restaurante é fazer um levantamento da situação atual do seu negócio, só que em termos de marketing.
Como estão as redes sociais? O blog? E o site? Quantos acessos diários você recebe? Quanto investe em cada plataforma? Levante todos estes dados!
Do mesmo modo, é importante incluir a análise SWOT do seu estabelecimento, que já está incluído no planejamento estratégico. Em bom português, levar em conta as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que estão ligadas ao restaurante.
Se você usa a engenharia de cardápios, é interessante revisitá-la e ver se os itens que eram mais lucrativos continuam assim. Isto permite que você crie ações que alavanquem as suas vendas.
2. Estude o mercado e a concorrência
Depois disso, é preciso verificar como está o marketing dos seus concorrentes diretos.
Eles estão presentes nas redes sociais? Eles têm blog? Seus canais são atualizados constantemente? Quais são as oportunidades para o seu negócio se sobressair?
Além disso, também é importante verificar quais estratégias foram abandonadas por eles: se vocês têm públicos parecidos, é bem provável que elas tampouco funcionarão para você.
3. Defina o orçamento disponível para as ações de marketing
Por mais que o marketing digital seja muito mais acessível que o tradicional, ele não é de graça: é preciso definir um orçamento que você está disposto a investir nele. Não se preocupe em distribuí-lo no momento, apenas em estabelecer um valor global para gastar. Na hora de distribuir as tarefas, você pode definir o orçamento de cada uma.
4. Estipule os objetivos e o prazo para cumpri-los
Você já sabe a situação atual do seu negócio, o que seus concorrentes estão – e não estão – fazendo e quanto você pode gastar. Chegou a hora de definir o que você vai fazer para colocar a mão na massa e transformar as metas em realidade!
Crie objetivos globais de marketing, conforme o que foi estabelecido para toda a empresa no planejamento estratégico. Por exemplo: seu planejamento estratégico fixou como meta dobrar o número de clientes em determinado período? Isto significa que o plano de marketing deve ser focado em estratégias de crescimento.
Agora, a ideia é que seu restaurante seja visto como especialista e referência em um tipo de culinária específico? Então provavelmente é melhor que o seu negócio invista em estratégias de conteúdo, para se destacar na área perante a concorrência.
5. Elenque tarefas a serem realizadas para cumprir cada objetivos
Agora que você já sabe quais são os seus objetivos de marketing, chegou a hora de organizar as tarefas necessárias para torná-los realidade.
Por exemplo: se você pretende se estabelecer como referência, é interessante investir em marketing de conteúdo. As etapas para isto são criar um blog, ter uma pessoa responsável, criar personas, elaborar um calendário editorial e, pelo menos no começo, divulgar o conteúdo em anúncios pagos nas principais redes sociais, para angariar os primeiros leitores.
Elenque estas tarefas, estabeleça prazos e orçamentos para cada uma, atribuindo-as a pessoas diferentes. Faça isto com todos os objetivos globais, até que o resultado seja um plano de ação detalhado.
Mas, atenção: não tente abraçar o mundo com as pernas! Caso você tenha que realizar um projeto muito grande, é preferível dividi-lo em etapas a tentar dar conta de tudo de uma só vez e deixar tudo pela metade.
6. Fortaleça o seu marketing por indicação
O marketing por indicação ou recomendação, é uma das melhores estratégias para o sucesso do seu negócio, visto que, o fortalecimento vai ser orgânico, clientes satisfeitos e defensores do seu restaurante divulgando a qualidade do seu estabelecimento para amigo, familiares e conhecidos.
Desenvolver uma boa experiência de consumo é o caminho, algumas dicas para isso são:
- Seja referencia na sua área;
- Ofereça descontos, promoções ou brindes para os seus clientes;
- Tenha um atendimento de qualidade e personalizado para os seus clientes;
- Faça eventos e festivais gastronômicos dentro do seu restaurante;
7. Promova seu restaurante nas mídias sociais
A interação pelas mídias sociais é algo fundamental para se aproximas dos seus clientes e divulgar a marca. Ter canais como Facebook, Instagram e WhatsApp, ativos e atualizados são fundamentais.
Aproveite que para fazer seu marketing pelas redes sociais terá um baixo custo e pode ter um grande alcance, pode também fazer divulgações em datas especiais e criar promoções como sorteios, para engajar o seu público.
Atenção a qualidade das fotos, o visual dos seus pratos e do seu salão, vão ser diferenciais e gatilhos para atrair os clientes.
8. Crie um programa de fidelidade
Conquistar novos clientes custa caro – mais especificamente, a tarefa pode ser até oito vezes mais custosa do que simplesmente manter o público já cativo.
Em compensação, manter o público que já conhece a sua empresa é muito mais simples. Medidas como um atendimento eficiente e a manutenção do padrão de qualidade do que é oferecido ao cliente são medidas que fazem com que ele retorne mais vezes.
a criação de um programa de fidelidade é um ótimo caminho para o sucesso do seu restaurante.
9. Aproveite sua localização
A geolocalização permite que você segmente melhor o seu público, assim fica mais simples de fazer sua divulgação online, principalmente por Google e Facebook Ads. Assim direcionando seus impactos a pessoas que realmente podem ir até o seu restaurante.
10. Ao fim da vigência do plano, revise as ações e verifique se os objetivos foram atingidos
Contudo, não basta fazer o plano: é preciso verificar se ele deu certo. Portanto, ao final do período de vigência, verifique se os objetivos foram atingidos. Se não foram, por que isto aconteceu. Todas estas informações serão preciosas para a elaboração de planos futuros!
Veja também o nosso guia completo de Marketing para Restaurantes:
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