Um sistema de delivery integrado é uma solução indispensável para os bares, restaurantes e outros estabelecimentos que trabalham com os aplicativos de entrega e recebem pedidos por telefone ou WhatsApp. A ideia é integrar os pedidos que chegam por todos os canais em um único PDV — afinal, a empresa e a cozinha são uma só. 

Os aplicativos de delivery cresceram exponencialmente na última década e, em especial na pandemia, se tornaram uma importante fonte de receita para os bares, restaurantes e outros estabelecimentos de food service. Com eles, você pode expandir a sua base de clientes para muito além dos limites do balcão, recebendo pedidos na cidade inteira e aproveitando a sua cozinha ao máximo — entre outros benefícios.

Dos sistemas de delivery, o iFood se destaca por ser o mais popular no Brasil: são 60 milhões de pedidos por mês, nas 900 cidades em que o aplicativo opera. 

Mas, além dele, existem outras opções como o Rappi, além da alternativa de criar sua própria plataforma de delivery, por meio de soluções como o Delivery Direto e Neemo. E, para atrair mais clientes, o melhor é estar em todas essas plataformas, aceitando pedidos de todas elas, não é mesmo? Isso sem falar nos clientes que já conhecem seu estabelecimento e pedem direto pelo WhatsApp ou telefone. 

A partir disso, o problema aparece assim que os pedidos começam a chegar. Como gerenciar os pedidos que chegam por todas esses sistemas de delivery? Como organizá-los na cozinha, garantir que todos sejam atendidos adequadamente e saiam para entrega do jeito correto? E depois da venda, como contabilizar os valores corretamente no ERP? 

Um meio de fazer isso é registrar os pedidos que chegam pelos apps e cadastrá-los como um delivery manual — um de cada vez. Mas o problema com essa solução é nítido: exige bastante tempo e esforço, além de ser suscetível a erros. Desse modo, a melhor solução é ter o delivery integrado ao seu sistema de gestão ERP.

É por isso que a ConnectPlug oferece o Hub de Integração de Delivery. Esse sistema integra todas as plataformas de entregas no seu ponto de venda, permitindo que você gerencie seus pedidos de forma muito prática e simples.

 

O que é o sistema de delivery integrado?

Esse Hub de Integração ou sistema de delivery integrado é um módulo, dentro do sistema de gestão ERP da ConnectPlug, que gerencia todos os pedidos para entrega no seu restaurante, independente do canal pelo qual eles chegam.

Com isso, você pode aceitar pedidos pelo iFood, Rappi, pelo seu aplicativo do Delivery Direto, bem como aqueles contatos direto pelo telefone ou WhatsApp. Afinal, sua cozinha é uma só e os pagamentos vão todos para o mesmo caixa, não é mesmo?

Depois que o sistema de delivery integrado é habilitado, a visualização é muito simples. Basta acessar a tela de “pedidos delivery” para ver todas as entregas que você precisa realizar (em cards ou numa tabela). Você também consegue filtrar pelos pedidos recebidos, finalizados ou cancelados, entre outros status — você, inclusive, pode programar etapas personalizadas.

Caso você queira visualizar só os pedidos que chegaram pelo iFood ou que foram inseridos manualmente, é só clicar no menu superior e filtrar pela “fonte” do pedido. 

A grande vantagem é que tudo isso está disponível em uma única tela, sem que você tenha que entrar em cada uma das plataformas para aceitar e processar os pedidos. Até porque, no delivery integrado, tudo que chega no aplicativo, cai direto no seu sistema — e cada passo que você atualiza na tela do sistema, é atualizado para o cliente no app. 

Sendo assim, se você marcar o pedido como “pronto para entrega”, o cliente pode visualizar a informação na tela do aplicativo dele, por exemplo. Isso melhora muito a experiência do seu cliente e aumenta as chances de uma boa avaliação, mas também diminui seu trabalho de registrar cada atualização em dois sistemas diferentes — o seu e o do iFood.

 

 

Delivery integrado com os outros setores

Além da praticidade na hora de atender aos clientes, esse sistema de delivery com o Hub de integração facilita muito a gestão após a venda. 

Isso significa que cada pedido que chega é enviado direto para os monitores KDS da cozinha para que o pessoal comece o preparo, os ingredientes são descontados do estoque e o valor do pagamento é atualizado no seu financeiro — entre outros processos importantes. 

 

Como funciona o delivery integrado na ConnectPlug?

Como dito, o hub de integração para delivery é um módulo extra do sistema de gestão ERP da ConnectPlug, que precisa ser habilitado à parte. Uma vez que você tenha adquirido o módulo, é bastante simples realizar a integração. 

No vídeo abaixo, por exemplo, nós mostramos como realizar toda a integração com o iFood. Mas, além dele, nosso sistema também faz delivery integrado com o Rappi, além de sistemas como Neemo, Accon, Alloy e Anota Aí. Vale destacar a possibilidade de criar seu próprio sistema de entregas com a plataforma Delivery Direto, que é parceira ConnectPlug e pode ser adquirida junto com as nossas soluções. 

 

 

Uma vez que a integração esteja feita, todos os pedidos aparecerão na mesma tela — e você poderá visualizá-los de uma vez, filtrar por status ou por origem do pedido. Sempre que você atualiza o status de um pedido no seu sistema, isso é repassado para o iFood.

Você pode configurar seu sistema para que todos os pedidos sejam aceitos automaticamente (e o cliente possa ver que o pedido foi aceito, no aplicativo dele) ou para que você faça o aceite manual de cada um. Além disso, seu cardápio é integrado ao iFood, de modo que, quando um ingrediente chega a zero no seu estoque, os produtos saem automaticamente do cardápio.

Vale explicar que, se você já possui seu restaurante no iFood, mas quer adquirir o sistema da ConnectPlug, é possível fazer a conciliação dos cardápios para realizar essa integração. 

Dito isso, ao utilizar a função “Lista de Preços” do sistema de gestão ERP, você pode estipular preços diferentes para cada plataforma, dependendo das taxas cobradas para cada uma. Você também pode configurar valores de entrega e cadastrar os seus motoboys, caso tenha equipe própria para realizar o transporte — ou, então, marcar a opção “logística iFood”, no sistema.

Por fim, mesmo que você tenha várias lojas no iFood, é possível ter um delivery integrado no seu sistema ERP. Todos os pedidos, de todas as filiais, chegam pelo mesmo sistema ERP e são sincronizados com seu estoque, financeiro, fiscal e etc. 

Para saber mais sobre isso, leia este outro artigo sobre os benefícios de um sistema ERP para restaurantes. Mas esperamos que os benefícios do sistema de delivery integrado já estejam bastante claros com este guia completo que você acabou de ler. A ideia é evitar que você — ou seus operadores de caixa — precisem se desdobrar, acessando todas as plataformas de uma vez. Com o hub de delivery integrado, você só precisa do sistema ConnectPlug. 

Se você quer saber mais sobre nosso sistema e fazer um teste grátis, é só entrar em contato.

 

Veja também o nosso guia completo de 10 dicas fundamentais para que seu delivery seja um sucesso:

 

 

 

Posts Recomendados

Nenhum Comentário ainda! Seja o(a) Primeiro(a) a Comentar!!!


Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *