Seja em lojas, restaurantes, bares, supermercados ou qualquer outro tipo de estabelecimento, o fator humano é essencial. A gestão de pessoas no comércio faz toda diferença não só para oferecer um bom atendimento aos clientes, mas também para garantir os resultados do negócio. Essa gestão pode ser desafiadora, mas conhecendo os principais desafios, é possível encontrar estratégias para vencê-los.
A automação comercial está cada vez mais acessível, com tecnologias que podem simplificar e até substituir os trabalhadores em diversas situações. Ainda assim, o fator humano ainda é (e continuará sendo) primordial para os restaurantes, bares, padarias e outros tipos de estabelecimento, assim como para as lojas de roupas, calçados, presentes e outros tipos de produtos. Afinal, o comércio é uma atividade essencialmente humana.
As pessoas são indispensáveis em várias pontos das relações comerciais. Isso começa no contato com o público, onde elas atuam como o rosto e a voz da empresa, mas inclui também o próprio fornecimento dos produtos que os clientes compram. O que seria de um bar ou restaurante sem pessoas para preparar e servir seus pratos?
É por isso que a gestão de pessoas no comércio tem tanta importância: ela é central para o funcionamento e sobrevivência da empresa, tanto quanto a gestão de estoque ou a gestão financeira.
Dito isso, quem já trabalhou em equipe sabe como a gestão de pessoas pode ser complicada — principalmente quando você é empreendedor e tem responsabilidade sobre as decisões de negócio. Nesse contexto, é muito importante se informar sobre o assunto e conhecer os principais desafios da gestão de pessoas no comércio, que são muito particulares. Com isso, você consegue se prevenir para lidar com essas questões, bem como resolver quaisquer problemas do tipo na sua empresa.
1. Contratação de pessoal qualificado
Os desafios da gestão de pessoas no comércio já começam na hora de encontrar bons funcionários para trabalhar com você. Por mais que existam muitas pessoas procurando emprego no Brasil, a maioria não tem as qualificações necessárias para trabalhar bem no comércio.
Isso inclui habilidades de comunicação com o público, paciência para lidar com clientes difíceis, bem como agilidade para atender às demandas rapidamente.
Se você não tiver cuidado na hora de selecionar e contratar funcionários para seu comércio, tudo isso estará comprometido. Além disso, você corre o risco de ter uma alta taxa de rotatividade — contratando e demitindo funcionários com frequência. Isso aumenta os custos trabalhistas do negócio, além de prejudicar a produtividade da empresa, pois você precisa investir tempo e esforço em contratações.
Uma das estratégias para lidar com esse desafio é oferecer um salário competitivo e benefícios que atraiam melhores trabalhadores para suas vagas. Um pequeno negócio pode ter dificuldade para competir em salários com grandes empresas, que têm mais dinheiro — mas você pode oferecer benefícios não-financeiros, como horário flexível, um ambiente de trabalho agradável e a possibilidade de crescer dentro da empresa.
Além disso, tente simplificar os requisitos da vaga, contratando pessoas que podem não ter experiência, mas que demonstram ter proatividade e boa comunicação. Uma entrevista bem feita é o suficiente para perceber essas qualidades.
2. Treinamento e capacitação da equipe
Por melhores que seus funcionários sejam, eles precisam de treinamento contínuo para manter os padrões de atendimento da empresa. Além disso, conforme você lança novos cardápios no restaurante, novos drinks no bar, ou novos produtos em sua loja, seu pessoal precisa de treinamento para oferecê-los aos clientes da forma correta. Outra questão que demanda treinamentos são os sistemas de gestão: seus funcionários devem estar preparados para processar as vendas e atualizar os dados com rapidez, para que os clientes não precisem esperar muito tempo.
Nesse sentido, é interessante que refletir que essas questões técnicas — como processos, produtos ou sistema — podem ser ensinadas. Ou seja, seus funcionários não precisam ter esses conhecimentos para que você os contrate. Para uma boa gestão de pessoas no comércio, é mais importante contratar pessoas com boa comunicação e proatividade, oferecendo o treinamento necessário dentro da própria empresa.
Por outro lado, treinar seus funcionários não significa obrigá-los a fazer tudo do seu jeito. É melhor treiná-los para entender o contexto geral e a importância dos processos, de modo que eles consigam ter autonomia em suas funções diárias.
3. Falta de motivação dos funcionários
Mais do que treinar seus funcionários para desempenhar bem as funções, você precisa mantê-los motivados — de modo que eles realmente queiram aplicar o que sabem, dando o seu melhor todos os dias. Isso pode parecer muito difícil nos micro e pequenos negócios, que não têm tantos recursos para oferecer altos salários e benefícios financeiros.
Entretanto, existem outros benefícios que você pode oferecer, mesmo com poucos recursos. Até porque a motivação dos funcionários não depende só de dinheiro. Seguem algumas ideias:
- ambiente de trabalho agradável, com momentos de descontração e interações positivas entre a equipe (como almoços e happy hours);
- folgas em aniversários e outras datas importantes;
- reconhecimento constante, elogiando seus colaboradores quando fazem um bom atendimento ou dão uma boa ideia;
- envolvimento nas decisões, pedindo opiniões para os funcionários sobre melhorias no atendimento e mudanças nos produtos;
- reconhecimento para quem bate metas ou se destaca, mesmo que simbólico (como um vale-presente, um almoço ou pequenos bônus).
Além disso, ser aberto a conversar com seus funcionários auxilia muito na gestão de pessoas no comércio! Demonstre abertura para ouvir ideias de como melhorar o ambiente de trabalho. Em contrapartida, ofereça feedbacks sinceros e construtivos aos colaboradores, mesclando elogios e sugestões de melhoria que auxiliem no desenvolvimento profissional. Todos ficam mais motivados quando sentem que são tratados como seres humanos pelos gestores — e não como meros números para a empresa.
Por fim, investir em soluções que simplifiquem o trabalho — especialmente tarefas repetitivas, como controle de estoque ou gestão de vendas — é outro grande estímulo à motivação da equipe. Há muitas soluções de automação comercial práticas e acessíveis que ajudam nisso.
4. Problemas de relacionamento
Por mais que todos busquem agir de forma profissional, nenhuma empresa está livre de conflitos e desentendimentos — seja dentro da equipe ou entre funcionários e clientes. Além disso, é bastante comum que pessoas próximas trabalhem juntas em pequenos comércios — seja porque já tinham uma relação antes de começarem a trabalhar juntas ou porque se aproximaram durante os expedientes. Nesse caso, as relações pessoais podem influenciar nas questões profissionais.
Lidar com tudo isso de forma justa e assertiva é um dos principais desafios da gestão de pessoas no comércio.
O melhor caminho para transpor esse desafio é a transparência e objetividade: tenha dados e evidências para embasar suas decisões e explique as motivações para elas. Esse embasamento pode vir de relatórios de vendas, por exemplo. Além disso, é importante buscar uma postura conciliatória, evitando apontar culpados e deixando claro que todos querem o melhor para a empresa. Definir procedimentos claros para as atividades da empresa — com automatização de processos, se possível — é um bom caminho para prevenir o surgimento de conflitos na empresa.
5. Gestão de pessoas no comércio – gestão das escalas de trabalho
Além das questões comportamentais que mencionamos anteriormente, a gestão de pessoas no comércio também inclui desafios de ordem prática, como gerir escalas e turnos de trabalho. Isso é um desafio, em especial, para bares e restaurantes, bem como para as lojas de shopping — que costumam funcionar aos fins de semana e em horários estendidos.
Se você falhar nessa organização, sua equipe pode se sentir sobrecarregada, o que tem impacto direto na produtividade e na qualidade do atendimento. Essa organização também é importante para garantir que sua empresa não está desrespeitando as leis trabalhistas, já que isso pode gerar multas e outros prejuízos.
Sendo assim, busque manter os turnos e escalas de trabalho da sua equipe muito bem organizados. Investir em soluções como um sistema de controle de ponto pode simplificar esse processo.
6. Alta rotatividade de funcionários
Encontrar bons funcionários, contratá-los e capacitá-los exige bastante tempo e esforço — além de recursos financeiros — , não é mesmo? Sendo assim, investir em retenção de talentos, fazendo com que as pessoas queiram continuar na sua equipe, é algo muito importante para qualquer empresa. Isso é especialmente importante para a gestão de pessoas no comércio, já que a saída de um funcionário experiente pode desorganizar toda a equipe.
Esse último item é o mais desafiador, quando falamos da gestão de pessoas no comércio —pois esse é um setor que costuma ter uma alta taxa de rotatividade, de modo geral. Contudo, ele é o mais simples de resolver: seguindo os ensinamentos dos cinco itens anteriores, você consegue tornar sua loja ou restaurante mais atrativa para os funcionários. Assim, sua rotatividade diminui bastante. Sendo assim, invista na:
- contratação de pessoal qualificado;
- treinamento e capacitação da equipe;
- motivação e boas relações com os colaboradores;
- resolução dos problemas de relacionamento;
- gestão dos turnos e escalas de trabalho.
A automação comercial —com soluções que simplificam e automatizam tarefas, em especial as repetitivas – ajuda muito em todos esses processos. Além de aumentar a produtividade em todos os setores da empresa, ela torna o trabalho diário mais dinâmico e interessante para os colaboradores. Além disso, ela permite que você economize tempo em outros aspectos da gestão (estoque, financeiro, compras, etc…) e tenha mais tempo para cuidar da gestão de pessoas em seu comércio. Para saber mais sobre essas soluções, entre em contato com a ConnectPlug e receba uma demonstração gratuita.
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