Por mais que no inverno as pessoas tendam a sair menos, é possível aproveitar a estação para fazer seu restaurante lucrar mais. Confira dicas para aproveitar a sazonalidade.
O inverno de 2019 está trazendo temperaturas abaixo da média em boa parte do Brasil. Isso aconteceu até mesmo em regiões mais quentes, como o Rio de Janeiro – onde as temperaturas atingiram a casa de 11 graus – e Brasília – onde os termômetros acusaram cinco graus.
Para os proprietários de estabelecimentos de alimentação, essa época costuma ser um desafio, já que, quando as temperaturas caem, as pessoas costumam preferir ficar em casa. Contudo, apesar de essa ser uma missão difícil, ela está longe de ser impossível: há uma série de medidas que podem ser tomadas para aumentar as vendas do seu restaurante durante o inverno 2019, bem como nos anos subsequentes.
Pensando em maneiras de turbinar os seu estabelecimento durante a época mais fria do ano? Então continue lendo e confira algumas dicas para aproveitar a sazonalidade em seu negócio.
Invista em pratos quentes
Por mais óbvio que isso pareça, não custa nada reforçar: quando as temperaturas despencam, a demanda por pratos quentes dispara. Nesse momento, é interessante incluir esse tipo de receita no cardápio, já que suas vendas tendem a ser mais altas. Normalmente, os proprietários de estabelecimentos optam pelas sopas, já que seu preparo é simples e não modifica muito a rotina de trabalho da cozinha.
Apesar disso, é interessante considerar a adoção de outras receitas mais criativas, já que os caldos já são de praxe. É possível, por exemplo, investir em massas com molhos mais pesados, fondues e até mesmo feijoadas. Para aumentar ainda mais a procura, recomenda-se deixar claro que o cardápio é sazonal – ou seja, acabará no fim da estação. Isso dará uma motivação a mais para que o público prove esses quitutes o quanto antes.
2. Aproveite ingredientes sazonais
Por mais que os avanços da agricultura permitam a degustação de frutas e legumes durante todo o ano, é preciso ter em mente que o ritmo da natureza ainda se impõe. Na prática, isso significa que os ingredientes de época sempre serão mais baratos e saborosos do que aqueles que são de outras estações.
O inverno não é exceção: há uma série de produtos que costumam ser oferecidos em maior quantidade nessa época. É o caso, por exemplo, do morango, que passa a estar mais presente nas prateleiras dos supermercados, a um preço mais baixo. Por conta disso, aproveitar aquilo que a estação oferece é uma boa maneira de reduzir custos e, ao mesmo tempo, oferecer pratos saborosos aos clientes.
3. Prepare o ambiente para o frio
Tapetes, cortinas e aquecedores. Esses são alguns dos elementos decorativos que tendem a tornar um ambiente mais quente, e, por isso, estão presentes em imóveis localizados em locais mais frios. Assim, para tornar seu restaurante mais atrativo durante o inverno, é interessante que eles estejam presentes.
Do mesmo modo, vale levar em conta que os estabelecimentos têm se tornado cada vez mais criativos no que se refere a manter os clientes aquecidos. É possível, por exemplo, oferecer mantas, ou mesmo instalar aquecedores provisoriamente.
4. Reforce o seu serviço de delivery no seu restaurante
Se o frio faz com que seus clientes prefiram ficar em casa, ir até eles é uma boa ideia. Em outras palavras, isso significa que, durante a estação mais fria do ano, vale a pena incrementar o seu serviço de delivery. É possível até mesmo criar promoções exclusivas para clientes que optarem por consumir os produtos nessa modalidade de serviço.
5. Crie cardápios especiais para os eventos temáticos da época
O inverno não é marcado apenas pelas baixas temperaturas: também há uma série de eventos especiais que acontecem nessa época, como o dia dos namorados, dos pais e as festas juninas. Assim, é interessante se aproveitar disso para fazer com que o seu restaurante seja mais atrativo para o público.
A boa notícia é que há várias maneiras de se fazer isso. Pode-se, por exemplo, criar um cardápio de dia dos pais com pratos pensados especialmente para o frio. Os pratos juninos também podem ser incluídos no cardápio regular, já que iguarias como a canjica e o quentão são perfeitas para os dias nos quais os termômetros atingem baixíssimas temperaturas.
6. Incremente a carta de vinhos
Se, no verão, as pessoas costumam apreciar uma cerveja gelada, no inverno a o cenário se inverte: a preferência é por um bom vinho. Por esse motivo, é interessante reforçar a carta, incluindo rótulos de qualidade, tornando o negócio mais popular para seus clientes.
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