O crescimento no consumo da bebida indica um cenário favorável para a oferta do produto

Durante a pandemia, o mercado de vinhos no Brasil registrou um crescimento notável. Segundo a Wine Intelligence, empresa especializada em pesquisas sobre o produto, o consumo da bebida teve um aumento significativo, com aproximadamente 3 milhões de novos consumidores regulares de vinho entre 2019 e 2020. 

Diante do cenário promissor, os empreendedores de bares e restaurantes veem no aumento do consumo a oportunidade para ampliar a margem de lucro dos estabelecimentos. Em entrevista ao podcast da revista Bares&Restaurantes, O Café e a Conta, produzido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o consultor especialista Diego Bertolini afirma que o potencial do mercado brasileiro é enorme, mas é preciso expandir a presença da bebida no setor. Ao oferecer uma variedade de vinhos, os consumidores podem ser incentivados a experimentar novas opções, elevando o valor gasto por visita.

 

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“No consumo do vinho, o cliente pede água, uma entrada; o tíquete médio é maior do que no consumo de outras bebidas. O empresário precisa ter noção que pode estar deixando dinheiro na mesa ao ignorar a venda da bebida em seu estabelecimento”, afirma Bertolini. 

Para pensar no aumento do tíquete médio dos bares e restaurantes, existem alternativas que podem ampliar a venda de vinhos. Uma possível estratégia, destacada na entrevista, é evitar a oferta de rótulos facilmente encontrados em supermercados; escolher bebidas que não estão nas prateleiras pode trazer um senso de exclusividade para os clientes. 

“O recomendável é optar por rótulos mais exclusivos, buscando evitar comparações diretas com os produtos disponíveis em supermercados. Muitas vezes, os consumidores não compreendem a diferença de preços entre um vinho adquirido no supermercado e o mesmo vinho servido em um restaurante”, conta o especialista.  

Bertolini relembra que ao incluir um vinho no cardápio do estabelecimento, é importante considerar que além do produto em si, também estão embutidos os custos associados ao serviço prestado. Assim, buscar por produtos exclusivos é fundamental não apenas para justificar o consumo, mas também para ampliar a margem de lucro do estabelecimento 

Ao abraçar a tendência de crescimento no mercado de vinhos, os empreendedores do setor de bares e restaurantes podem não apenas diversificar suas ofertas, mas também aumentar a margem de lucro e proporcionar experiências únicas aos seus clientes.

 

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