Conciliação bancária é fundamental para evitar fraudes e erros nas contas. Confira funcionalidade oferecida pelo sistema ConnectPlug para executar a tarefa.
Aluguel, impostos e salários de funcionários. Não é preciso ser proprietário de uma empresa para saber que, quando se está nessa posição, é imprescindível assumir o papel de um gerente financeiro. Em outras palavras, é fundamental que, ao administrar um negócio, o empreendedor acompanhe suas contas a pagar e a receber de modo constante. Do contrário, as chances de que o estabelecimento enfrente gargalos são grandes.
A boa notícia é que essa tarefa soa muito mais complexa do que realmente é, já que há uma série de procedimentos de gestão que podem ser adotados para fazer um melhor controle de receitas e despesas. Um deles é a conciliação bancária, que, agora, é oferecida em um dos módulos do sistema da ConnectPlug.
Quer aprender mais sobre ela? Então continue lendo e confira algumas informações importantes sobre esse procedimento.
O que é Conciliação Bancária?
A conciliação bancária nada mais é do que o cruzamento das informações do extrato bancário do estabelecimento com os registros de contas a pagar e a receber. Por essa razão, ela pode ser usada para detectar desde erros nos lançamentos de valores até incidentes mais graves, como fraudes e desvios de recursos do estabelecimento.
Originalmente, a conciliação bancária era feita de modo manual. Em outras palavras, uma pessoa analisava os lançamentos dos relatórios de receitas e despesas um a um, bem como o extrato bancário, em busca de dados que não coincidissem. Portanto, a tarefa consumia muito tempo, que, por sua vez, poderia ser aplicado em atividades mais produtivas para o negócio.
A boa notícia é que, graças à tecnologia, isso se tornou muito mais simples e fácil, colaborando com a saúde financeira do seu negócio – e, consequentemente, com a sua competitividade. Veremos mais informações sobre isso a seguir.
Sistema de gestão ERP facilita a conciliação bancária
Tendo em vista o fato de que a conciliação bancária é essencial para a saúde financeira de qualquer negócio, cada vez mais sistemas de gestão a oferecem. Isso é vantajoso pois, desse modo, é possível importar documentos e fazer uma conferência automatizada. Além da praticidade e da economia de tempo, esse tipo de solução evita os erros, já que o sistema se responsabiliza pelo cruzamento de dados: basta que o profissional encarregado faça a conferência dos números.
Apesar disso, é preciso ter em mente que, para que essa vantagem se concretize, é preciso tomar alguns cuidados. O principal deles diz respeito aos lançamentos das despesas, que devem ser feitos de modo constante, bem como com atenção aos detalhes. Do contrário, por mais que os dados sejam legítimos, eles serão diferentes daqueles obtidos a partir do extrato. Portanto, o sistema não os reconhecerá, e, consequentemente, não permitirá que eles sejam conciliados.
A funcionalidade de conciliação bancária do sistema ERP ConnectPlug
Com o objetivo de facilitar ainda mais a rotina de trabalho de seus clientes, a ConnectPlug lançou, recentemente, uma ferramenta específica para a realização da conciliação bancária. Como antes a tarefa tinha que ser executada por meio da obtenção de um relatório customizado, a funcionalidade representa um avanço para os usuários do sistema.
Por meio da plataforma, o gestor de uma empresa pode fazer o upload dos arquivos de extratos gerados pelo banco. Em seguida, o software capta tais informações, permitindo que o usuário faça a conciliação das despesas e das receitas com poucos cliques, poupando tempo e reduzindo as chances de erros.
Vale ressaltar que, além disso, o sistema conta com uma série de ferramentas para evitar fraudes. Por exemplo: caso alguém faça alguma alteração em determinado registro, fazendo com que seu valor seja alterado – e, assim, torne-se diferente daquele que consta no extrato – não será possível fazer a conciliação. Do mesmo modo, toda e qualquer mudança nos dados, por mais que seja legítima, exige a gravação de uma justificativa para a sua realização.
Além disso, a funcionalidade da conciliação bancária está intimamente relacionada com as demais funções do software. Ele, por exemplo, compartilha dados com as funcionalidades de contas a pagar e a receber, de modo que, quando houver o lançamento de uma receita ou de uma despesa operacional, ela pode ser automaticamente conciliada na funcionalidade em questão.
Case de sucesso
Conheça o ecossistema ConnectPlug
Além da conciliação bancária, os usuários do sistema ConnectPlug contam com muitas outras funcionalidades, como frente de caixa PDV, sistema para delivery e emissão de relatórios, tanto padronizados quanto customizados. Do mesmo modo, oferecemos um totem de autoatendimento, solução perfeita para quem quer inovar e transformar o atendimento em seu estabelecimento. Tudo isso faz com que a solução seja a mais completa do mercado, além de compatível com o orçamento de todo e qualquer empreendedor.
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