Isso já aconteceu com você? Você renovou seu certificado digital A1, foi utilizá-lo para emitir uma nota fiscal (ou algo do tipo) e o sistema acusou que ele estava vencido… É comum que isso ocorra quando você se esquece de excluir o certificado digital vencido antes de instalar o novo. Esse tutorial vai ajudar você a evitar esse problema.
Os certificados digitais A1 e A3 funcionam como versões eletrônicas do seu CNPJ, sendo exigidos para diversas essenciais na rotina do empreendedor, como emitir notas fiscais, assinar documentos digitalmente e enviar informações para sistemas como o eSocial ou SPED. Por isso, é muito importante manter os seus certificados sempre em dia.
Nesse sentido, a principal diferença entre os certificados digitais A1 e A3 é que o primeiro tipo tem validade de um ano, enquanto o A3 vale por três anos. Além disso, o modelo A1 é fornecido apenas como arquivo digital, enquanto o certificado A3 é entregue numa mídia física (token ou cartão), que você precisa inserir no computador para “ativar” o certificado.
Mas, de qualquer maneira, o certificado nada mais é do que esse arquivo que fica salvo no computador — e os sistemas leem, para atestar sua identidade. É por isso que, diga-se de passagem, você precisa ter tanto cuidado com o dispositivo onde instala seu certificado.
A questão é que, se você quer excluir o certificado digital vencido, você só precisa deletar esse arquivo que está salvo no seu computador. A seguir, nós explicamos como fazer isso.
Como excluir o certificado digital vencido, passo a passo
Antes de tudo, é muito importante saber como encontrar o certificado digital vencido no computador — e ter certeza de que ele está mesmo vencido, certo?
Sobre isso, também precisamos explicar que instalar um certificado novo não faz com que o antigo deixe de atrapalhar suas atividades. Então, é necessário deletar aquele certificado digital vencido para que o sistema volte a funcionar corretamente. A boa notícia é que isso é algo muito simples de fazer — e há dois caminhos que você pode seguir.
Encontrando o certificado digital vencido pelo navegador de internet
A primeira opção é abrir seu navegador de internet, como o Google Chrome. Então você:
- Vai até o menu de Opções, que geralmente fica no canto superior direito da tela;
- Acessa as Configurações e, então, Privacidade & Segurança.
- Nessa tela, selecione o item Segurança e desça até encontrar a opção Gerenciar certificados do dispositivo.
A partir disso, você abrirá a tela do sistema onde ficam os arquivos dos certificados, como mencionamos anteriormente. Você pode verificar se há algum certificado digital vencido pelas datas, que geralmente ficam na terceira coluna da tela. É nessa mesma tela que você pode excluir esse certificado vencido, como vamos explicar a seguir.
Encontrando o certificado digital vencido pelo Windows
Além disso, você pode acessar os arquivos dos certificados direto pelo Windows. Para isso, você deve abrir o menu iniciar e, em seguida:
- Faça uma pesquisa por Opções da Internet e clique em Abrir.
- Nessa tela, selecione a aba Conteúdos e depois clique em Certificados.
Você abrirá a mesma tela que citamos anteriormente, com todos os certificados digitais que você têm instalado no seu computador e suas informações, como datas de validade. Tanto faz abrir essa tela pelo navegador de internet ou da forma que acabamos de explicar.
Excluindo o certificado digital vencido
Uma vez que você abriu essa tela que mencionamos anteriormente — seja pelo navegador ou direto pelo Windows —, você só precisa selecionar o certificado digital vencido e clicar em Remover. O sistema vai abrir uma nova tela, pedindo para você confirmar a exclusão e pronto! Seu certificado digital vencido está deletado e você pode continuar usando o novo.
Caso você tenha um certificado digital A3, você pode seguir o mesmo passo a passo, mas precisa conectar a mídia física (token ou cartão) no computador, para conseguir encontrar e excluir os arquivos. Outro ponto importante é não se esquecer de excluir os certificados digitais vencidos de todos os dispositivos, caso você tenha instalado em mais de um.
Mas atenção: certifique-se de que você selecionou o arquivo do certificado antigo antes de clicar em Remover. Afinal, em um momento de distração, você pode acabar excluindo seu certificado digital renovado sem querer — e, uma vez que você excluiu, não é mais possível recuperar esse arquivo. E, como mencionamos anteriormente, ele é essencial.
A importância de um certificado digital em dia
Se o seu certificado digital está quase vencendo e você está postergando a renovação, não se esqueça de que ele é necessário para atividades essenciais da empresa, como falamos no início do artigo. Para saber mais sobre esse assunto, leia este outro artigo:
De modo geral, o processo de renovação do certficado digital A1 ou A3 é mais simples do que emiti-lo pela primeira vez. Você pode adquirir a renovação com a mesma autoridade certificadora (AC). Depois que o pagamento for confirmado, a empresa precisa confirmar seus dados — o que, geralmente, é feito em uma vídeochamada rápida.
Caso você possua um certificado digital A3, pode ser necessário usar o token ou cartão na hora da renovação (ou comprar uma mídia física nova).
Mas independente disso, a renovação do certificado costuma ser mais simples, uma vez que você não precisa reenviar todos os documentos ou fazer reuniões presenciais. Além disso, seu preço tende a ser menor, dependendo da autoridade certificadora.
O mais importante é que, como você descobriu nesse artigo, não basta comprar um novo certificado: é preciso excluir o certificado digital vencido do computador para então fazer a instalação do novo. Esperamos que esse guia tenha sido útil — e, se você quer encontrar outros conteúdos úteis para pequenas e médias empresas, acesse o blog da Connect Plug e assine nossa newsletter.
Veja também o nosso guia completo de Como Ser Um Empreendedor de Sucesso:
Nenhum Comentário ainda! Seja o(a) Primeiro(a) a Comentar!!!