O ticket médio é um dos indicadores mais importantes para qualquer comércio — seja ele um restaurante, bar, loja ou qualquer outro estabelecimento. Ele nos mostra quando cada cliente está gastando com sua empresa, em média, sendo um ótimo indicador de lucratividade. Isso porque se você vende mais para o mesmo número de clientes, é possível otimizar os lucros. Sendo assim, saber como aumentar o ticket médio dos seus negócios é sempre útil.
Para faturar, é necessário investir — e, de maneira geral, quanto mais você investe, mais você fatura. Entretanto, se você pode maximizar um investimento, extraindo o maior ganho possível dele, isso é ainda melhor! É nesse contexto que estão inseridas as estratégias de como aumentar o ticket médio.
Quando você aumenta o ticket médio do seu comércio, você está faturando mais com cada um dos clientes que você atende. Isso significa que você está aumentando suas receitas sem ter que, necessariamente, investir em infraestrutura ou pessoal. O resultado disso é nítido na sua lucratividade, que também aumenta junto com o ticket médio.
Além disso, esse indicador também mostra que você tem uma boa relação com seus clientes. Afinal, eles estão dispostos a gastar mais em seu estabelecimento, comprando mais produtos ou investindo em itens mais caros.
Sendo assim, acompanhar esse indicador e investir em estratégias para melhorá-lo é sempre útil para os negócios. Pensando nisso, nós criamos esse artigo completo com dicas para você entender como aumentar seu ticket médio e colher os frutos disso.
Como calcular e aumentar o ticket médio em 8 dicas:
É bem simples entender como calcular o ticket médio do seu comércio: você só precisa dividir a receita bruta das vendas pelo número de clientes atendido no período. Por exemplo, se você faturou 10 mil reais num mês e atendeu a 400 clientes, seu ticket médio foi de R$ 25. Se você aumentar esse ticket médio para R$ 30, seu faturamento aumenta para 12 mil reais — com a mesma quantidade de clientes.
Aumentar o ticket médio é uma das estratégias mais simples e efetivas para aumentar o seu faturamento — e, consequentemente, seus lucros. Na maioria dos casos, é mais simples fazer com que cada cliente (que você já conquistou) gaste R$ 5 a mais, do que conquistar centenas de novos clientes. Até porque, para entender mais clientes, você talvez precise investir em sua infraestrutura, contratar mais pessoal, entre outras coisas.
Em vista disso, você talvez esteja se perguntando como é possível aumentar o ticket médio — já que os clientes, via de regra, gostam de economizar. A seguir, nós trazemos 8 estratégias simples e bastante práticas para você aplicar no seu bar, loja ou restaurante.
1. Revise suas estratégias de precificação
A maneira mais fácil de fazer com que seus clientes gastem mais é aumentando os preços. É claro que isso pode trazer um impacto negativo para as vendas, então é algo que você precisa fazer com o maior cuidado possível.
Mais do que simplesmente aumentar os preços a esmo, é importante revisar suas estratégias de precificação. Ou seja, em que você está baseando seus preços e como os diferentes preços em seu cardápio ou portfólio se relacionam?
É muito comum nos comércios ter produtos mais baratos que não geram tanto lucro, mas que servem como chamariz para que os clientes conheçam o estabelecimento. Ao mesmo tempo, você pode ter produtos que sejam mais caros do que deveriam — apenas para que os outros pareçam mais baratos e atraentes, em comparação.
Além disso, pense em como as faixas de preço “escalam” em seu cardápio ou portfólio, para que o cliente se sinta tentado a gastar mais. Afinal, se a diferença entre um produto e outro é de apenas 5 ou 10% e o produto mais caro é atraente, a escolha se torna muito mais fácil.
2. Tenha um mix de produtos atraente
Um mix de produtos atraente ajuda a aumentar seu ticket médio de várias maneiras. Por um lado, os clientes são estimulados a comprar mais para aproveitar a variedade, especialmente quando os produtos em questão são acessíveis.
Além disso, um mix de produtos que contempla diversas faixas de preço pode estimular seus clientes a escolher uma opção mais cara, se o custo-benefício parecer atraente. Contudo, você também não deixa de vender para os clientes que buscam preços mais baixos ou medianos.
3. Ofereça itens complementares ou pacotes
Outra estratégia, que está diretamente relacionada com a anterior, envolve oferecer produtos que se complementam — de modo que seu cliente se sinta tentado a aproveitar essas outras ofertas, junto com a compra principal.
É muito simples fazer isso, em qualquer tipo de comércio. Em um restaurante, isso envolve oferecer uma bebida ou uma sobremesa para acompanhar a refeição, ou algum adicional para deixar o prato ainda mais saboroso (como um molho extra).
Em uma loja de roupas, você pode oferecer peças que possam ser utilizadas junto com aquela que o cliente escolheu por primeiro: se ele escolheu um casaco, você pode oferecer uma blusa ou um cachecol.
Para tornar a oferta dos produtos complementares ainda mais interessante e efetiva, busque oferecer pacotes já fechados. Em um restaurante, isso pode ser feito com um menu de preço fixo para entrada, prato principal e sobremesa. Ou, em uma adega, um kit com vinho branco, tinto e rosé — ou um kit com cervejas especiais e acompanhamentos.
4. Estimule as compras por impulso
Continuando com a ideia de oferecer produtos complementares, você pode deixar itens mais acessíveis próximos ao caixa. Como doces e bombons próximos ao caixa de um restaurante, ou acessórios, roupas íntimas e meias próximas ao caixa de uma loja de roupas.
Em todo tipo de comércio, é possível oferecer algum produto complementar que sirva como compra de impulso — aquele produto que o cliente inclui na conta, quase sem pensar.
5. Ofereça descontos progressivos
Essa estratégia funciona principalmente com lojas de roupas, produtos para a casa e outras coisas que possam ser compradas em quantidade. Esses descontos geralmente começam em 20 ou 25% para a compra de duas peças, podendo chegar a 40 ou 50% para quem levar 5 ou 10 peças — os detalhes dependem da sua estratégia, é claro.
Isso pode fazer com que uma cliente que estava em dúvida entre uma bola bege e outra preta decida levar as duas. Ou algum cliente que precisa comprar materiais de construção em maior quantidade decida comprar tudo na sua loja. As possibilidades dessa estratégia são muitas.
6. Pratique o upselling
As três últimas estratégias que sugerimos nos itens anteriores estão bastante relacionadas ao que os especialistas em marketing chamam de cross-selling — isto é, oferecer mais produtos ao mesmo cliente, ganhando no volume. Mas você também pode oferecer itens mais caros, de modo que o volume de vendas se mantém, mas você consegue aumentar o ticket médio.
Para isso, é importante que o produto mais caro seja muito atraente e pareça oferecer uma relação custo-benefício ainda melhor. Para que o cliente gaste mais, ele deve sentir que seu investimento adicional compensa — e não é algo pensado apenas para você faturar mais.
7. Agregue valor à experiência do cliente
Se você oferece uma boa experiência de atendimento, é possível fidelizar o cliente, de modo que ele queira gastar mais na sua loja, por vontade própria. Para isso, é sempre importante atender com simpatia, sendo também o mais rápido e solícito possível.
Contudo, para agregar mais valor à experiência, seu comércio precisa ir além do essencial, oferecendo mais do que o cliente geralmente espera. Um pequeno brinde, uma mensagem no pacote de delivery, um sorriso no rosto quando se está atendendo… Tudo isso ajuda bastante.
8. Invista em tecnologia
Sim! A tecnologia para restaurantes e lojas também pode ajudar a aumentar o ticket médio. Com um sistema de autoatendimento, por exemplo, o cliente pode pedir com mais facilidade e escolher as opções com calma — sentindo-se mais à vontade para incluir tudo que deseja.
Em uma cervejaria, a automação de torneiras de chopp estimula os clientes a encherem seus canecos mais vezes do que se tivessem que pedir sempre para o garçom. Além disso, ter um sistema de pagamento fácil e rápido em sua loja ou restaurante contribui para a experiência do cliente — cuja importância destacamos no item anterior.
Sendo assim, de maneira indireta, a tecnologia é um investimento que tem grande impacto no resultado do seu comércio. Mais do que aumentar o ticket médio, ela ajuda a atrair clientes e a mantê-los satisfeitos. Ao final, você consegue chegar ao objetivo de todo empreendedor: um lucro maior, para manter e expandir seus negócios.
Para finalizar, todas as 8 estratégias que listamos são complementares — ou seja, você pode aplicar todas ao seu negócio, conforme elas pareçam convenientes para você. E se você quiser investir em tecnologia, que é a nossa última dica, pode entrar em contato com a ConnectPlug: nós temos as melhores e mais acessíveis soluções de automação comercial.
Confira também o nosso guia completo de Gestão Financeira para Restaurantes:
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