Se você está pensando em abrir uma loja no setor de vestuário, você não pode se esquecer de um passo essencial para todo empreendedor: formalizar seu negócio. Um dos primeiros passos para isso é entender qual é o melhor CNAE para lojas de roupas. CNAE é a sigla para o Cadastro Nacional de Atividades Empresarias, um sistema criado para categorizar todos os negócios realizados no país. Mais do que uma questão burocrática, o CNAE para lojas de roupas é muito importante para você manter seu negócio saudável e dentro da lei.
Você já ouviu falar em CNAE? Se você está pensando em abrir um negócio, essa é uma sigla bem importante, já que ela está diretamente relacionada à formalização dos seus negócios. Independente do tipo de comércio ou loja que você queira abrir, é essencial cadastrá-lo corretamente.
No caso do CNAE para loja de roupas, a importância é a mesma: formalizar seus negócios e permitir que você acesse serviços que só estão disponíveis para pessoas jurídicas. Inclusive, a classificação certa com o CNAE de loja de roupas, lhe dá acesso a outros serviços específicos para negócios do seu segmento. Por isso é tão importante se informar sobre esse assunto.
Dito isso, ao contrário do que muitas pessoas pensam, formalizar o negócio e escolher o CNAE correto é relativamente simples. Contudo, aprofundar-se nesse assunto pode trazer vários outros benefícios para a sua empresa. Por isso, nós preparamos esse guia completo sobre CNAE para loja de roupas.
Qual é o CNAE para loja de roupas?
O CNAE para loja de roupas é o código 4781–4/00, respondendo à pergunta de forma bem direta. Ao cadastrar sua empresa com esse CNAE, ela estará devidamente registrada para realizar a atividade de “comércio varejista de de artigos de vestuário e acessórios”.
Então, com este cadastro, seu negócio está formalizado, você pode recolher impostos e também emitir notas fiscais de roupas femininas e masculinas, peças infantis, moda íntima, uniformes, vestidos de noiva, enxovais e todo tipo de roupas. Além disso, a loja pode emitir notas fiscais de acessórios e outros complementos —o que inclui cintos, lenços, meias, chapéus, guarda-chuvas, gravatas, etc.
Por outro lado, o CNAE para loja de roupas, com o código 4781–4/00 não inclui outras atividades que você pode querer realizar em seu comércio. Seguem alguns exemplos, com os códigos CNAE correspondentes:
- comércio de roupas no atacado (4642–7/01),
- comércio de roupas usadas (4785–7/99),
- comércio varejista de calçados (4782–2/01),
- comércio de artigos de viagens, como bolsas e malas (4782–2/02),
- comércio varejista de artigos esportivos (4763–6/02).
Isso quer dizer que você não pode vender roupas e calçados na mesma loja, por exemplo? Ou vender roupas no atacado e varejo? Claro que não: você pode cadastrar um código CNAE como a sua atividade primária e as outras atividades como secundárias.
Cada CNPJ pode ter até 99 atividades secundárias, além da principal (ou 15 atividades, se for MEI). Mas é importante que você emita a maior parte das suas notas fiscais com o CNAE principal, para evitar quaisquer problemas com a Receita Federal. Por exemplo, caso você venda mais roupas do que calçados, o código principal será o CNAE para loja de roupas (4781–4/00) e o de calçados (4782–2/01) será o secundário.
Dito isso, você não precisa informar todos os códigos CNAE no momento do primeiro cadastro. Vamos supor que você inicie suas atividades com o CNAE de comércio varejista de roupas e, depois de alguns meses, decida vender também no atacado. Você pode cadastrar o código CNAE 4642–7/01 no seu CNPJ, posteriormente.
MEI pode ter CNAE para loja de roupas?
Sim, você pode abrir uma loja de roupas sendo MEI, já que o código CNAE 4781–4/00 está entre as atividades permitidas para o micro-empreendedor individual. Inclusive, segundo uma pesquisa publicada pelo IBGE em 2024, cerca de 6% de todos os MEI do Brasil utilizam o CNAE para loja de roupas. É a segunda atividade mais popular, depois dos salões de beleza.
Sendo MEI, você garante todos os benefícios direcionados a essa categoria, como pagamento de impostos simplificado, em uma única taxa. Isto posto, é claro que você precisa respeitar os limites da MEI, como um faturamento menor que R$ 81 mil por ano, ter somente um funcionário e não ser sócio em outras empresas.
Caso você ultrapasse esses limites, você ainda pode enquadrar sua loja de roupas como uma ME (micro-empresa, com faturamento de até R$ 360 mil ao ano) ou EPP (empresa de pequeno porte, até R$ 4,8 milhões ao ano). As lojas de roupas nessas categorias também podem pagar seus impostos com mais facilidade, pelo Simples Nacional.
Qual a importância do CNAE para loja de roupas?
Cadastrar o CNAE para loja de roupas corretamente é um passo essencial no processo de formalização dos seus negócios. Assim, você pode usufruir de todos os benefícios de uma empresa formal, começando por diminuir o risco de você ter problemas com fiscalizações ou com a Receita Federal.
Isso porque, com o cadastro correto, você pode emitir notas fiscais para seus clientes, o que é uma exigência para muitos deles. Além disso, você pode pagar todos os impostos devidos sem complicação e sem cobranças indevidas. No caso do CNAE de loja de roupas, a alíquota de tributação fica entre 4% e 19% no Simples Nacional, a depender do seu faturamento.
Outro benefício importante é o acesso a linhas de crédito específicas para seu segmento, com juros mais baixos e condições mais interessantes, além de incentivos fiscais oferecidos pelo governo.
Isso também transmite credibilidade no mercado, junto a seus fornecedores e clientes empresariais — já que se trata de uma relação entre dois CNPJs, bem mais profissional. Muitas vezes, comprar como pessoa jurídica dá acesso a preços e condições de pagamento melhores. Da mesma maneira, quase todos os e-commerces e marketplaces vão exigir um CNPJ com código CNAE de loja de roupas para que você possa emitir notas fiscais para seus clientes.
Por fim, formalizar seu negócio permite que você contrate funcionários legalmente, com todos os direitos que um bom trabalhador exige atualmente. Como o atendimento é essencial numa loja de roupas, esse fator faz toda a diferença. No caso da MEI, você pode contratar um colaborador, mas em outras categorias você pode contratar quantos forem necessários.
Como escolher o CNAE para loja de roupas?
Para abrir o CNPJ da sua loja de roupas com o código CNAE correto (4781–4/00), o processo é mais simples do que parece. Você pode fazer a maior parte dos procedimentos pela internet, no site do Governo Federal. Ou, se quiser mais comodidade, você pode contratar os serviços de um escritório de contabilidade.
Dito isso, o primeiro passo é definir o tamanho da empresa. Se você decidir pela MEI, o procedimento será mais simples e você escolherá o CNAE para loja de roupas no próprio site do Governo Federal. Vale reforçar que, como MEI, você pode faturar no máximo R$ 81 mil e ter um funcionário. Mas você poderá emitir notas fiscais e recolher seus impostos pelo DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), em uma única guia com todo o valor que você precisa pagar.
Caso você decida abrir uma empresa maior, é essencial decidir:
- A natureza jurídica (Sociedade Limitada Unipessoal, sem sócio, ou Sociedade Limitada, com sócios).
- O porte da empresa (ME/Micro-Empresa, com faturamento de até R$ 360 mil, ou EPP/Empresa de Pequeno Porte, até R$ 4,8 milhões).
- O regime tributário (Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real).
Depois de decidir esses detalhes, você precisa acessar a RedeSim do Governo Federal para fazer a Consulta Prévia de Viabilidade do nome e endereço empresarial. Caso tudo esteja correto, você pode preencher todos os dados — da sua loja de roupas, incluindo o CNAE, e dos sócios — no mesmo sistema. Assim, você terá seu DBE (Documento Básico de Entrada), essencial para prosseguir com a abertura do CNPJ.
Posteriormente, você pode solicitar o registro da sua loja na Junta Comercial da sua cidade, além dos outros licenciamentos exigidos em sua cidade ou estado.
Como abrir uma loja de roupas bem sucedida?
É claro que abrir seu estabelecimento com o CNAE para loja de roupas é apenas o começo: seu negócio está formalizado, mas você ainda precisa fazer com que ele dê certo.
Para isso, não existe uma única receita infalível, mas existem alguns fatores que são indispensáveis. Um mix de produtos de acordo com as preferências do público e um atendimento atenciosos estão entre esses fatores. Mas, além disso, algumas outras dicas podem ajudar.
- Escolha um nicho de mercado: Um comércio com CNAE de loja de roupas pode vender vários tipos de peças, do casual ao refinado, de um único fabricante ou multimarcas, focada em um segmento do público (moda evangélica, infantil, plus-size, gestante, ecológica, fitness, etc).
- Tenha uma marca atraente: Você precisa de um nome e uma identidade visual coerente com seu nicho de mercado, para que sua loja de roupas seja prontamente reconhecida pelo público e crie uma conexão emocional com ele.
- Encontre bons fornecedores: Ter um mix de produtos interessante, que permita ao público encontrar o que deseja, é indispensável para vender roupas — e ter bons fornecedores garante que seu estoque esteja sempre completo.
- Invista na ambientação: Ainda que as roupas sejam o grande destaque da loja, um ambiente bonito e bem decorado contribui muito para a experiência do cliente e, consequentemente, para as vendas.
- Ofereça um ótimo atendimento: Uma equipe capacitada é extremamente importante para convencer seus clientes a comprar, além de ajudar na fidelização do cliente.
- Divulgue sua loja: Como diz o ditado, “a propaganda é alma do negócio”, e para que sua loja de roupas atraia novos clientes, você precisa divulgá-la. As redes sociais e a internet tornam essa divulgação mais prática e acessível.
- Busque fidelizar os clientes: Para uma empresa, é muito mais barato manter os clientes que já foram conquistados do que conquistar novos. Portanto, é importante investir em estratégias de fidelização, como descontos, brindes e um atendimento especial.
Por fim, a tecnologia também pode contribuir muito para o sucesso da sua loja de roupas. Com um sistema de gestão ERP, por exemplo, você consegue registrar suas vendas, acompanhar o fluxo de caixa e fazer controle de estoque de forma muito mais simples. Assim, você presta um atendimento mais rápido e eficiente para seu público, tendo também mais tempo para pensar em ações diferenciadas para conquistar mais clientes. Saiba mais sobre o sistema para lojas de roupas.
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