Fazer a reposição de estoque é muito mais do que meramente comprar novas mercadorias para revender: é preciso ter uma estratégia para evitar prejuízos e não perder vendas.
Um dos princípios do varejo é que, sem mercadorias para revender, o negócio não vai para frente. Afinal, é dessa operação que as empresas varejistas vivem! Não é à toa que o controle de estoque é tão importante nesse ramo.
Apesar disso, não é raro encontrar empreendedores do ramo que subestimam a importância de uma boa estratégia de reposição de estoque. Eles geralmente se limitam a comprar os itens que estão perto de acabar com base em seu instinto.
Nada mais equivocado! Se você tem conduzido as compras assim em seu estoque até agora e nunca passou por aperto, nossa mensagem é: nunca se sabe. O que vai acontecer caso seu fornecedor aumente os preços de uma hora para a outra? Ou, ainda, se a demanda aumentar repentinamente? Um simples imprevisto pode te levar da calmaria ao caos total!
Clique para ir direto ao assunto que te interessa:
- Por que ter uma estratégia de reposição de estoque é importante?
- Como elaborar uma estratégia de reposição de estoque vencedora?
Por que ter uma estratégia de reposição de estoque é importante?
Não basta comprar. É preciso fazer isso de um jeito estratégico.
A reposição de estoque envolve muitos outros fatores além das compras em si: é preciso levar em conta a procura por seus produtos, o modo como os seus fornecedores operam, se a sua demanda é altamente sazonal ou não, etc. Sim, é complexo – mas está longe de ser impossível.
Como elaborar uma estratégia de reposição de estoque vencedora?
Para traçar uma estratégia de reposição ideal, que não vai te dar prejuízo nem te fazer perder vendas, é preciso tomar decisões de modo objetivo. Isso significa baseá-las em uma análise criteriosa dos dados disponíveis sobre o seu negócio.
Basta coletar informações passadas a respeito de compras e vendas e analisá-los, de modo a identificar padrões e tendências. Esse são alguns dos passos que você tem que seguir:
Faça a curva ABC de estoque
O Princípio de Pareto se aplica a muitas coisas no mundo dos negócios. A reposição de estoque não é exceção. Isso significa que 80% da sua receita de vendas é proveniente apenas de 20% dos seus produtos. Seu papel é identificá-los por meio da curva ABC de estoque.
Isso é muito importante, pois os itens A, como são conhecidos, merecem um cuidado especial com a estratégia de reposição. É lógico: se eles ficarem em falta, o impacto sobre o seu lucro será muito mais forte.
Trace a previsão de demanda
Antes de decidir como comprar, você tem que saber a quantidade de insumos da qual vai precisar, certo? Por esse motivo, a previsão de demanda é fundamental para traçar uma estratégia de reposição de estoque.
Há vários métodos para traçar sua estratégia de reposição de estoque. Você deve analisá-los para decidir qual mais se encaixa com a realidade do seu negócio: será que basta assumir que seu histórico vai se repetir ou é preciso levar em consideração as mudanças no cenário político e econômico? Só um estudo aprofundado pode dizer!
Analise os seus fornecedores
O comportamento dos seus fornecedores é de suma importância para definir a sua estratégia de reposição de estoque. Entre todos os aspectos envolvidos, o que merece mais atenção, nesse caso, é o lead time. Trata-se do tempo decorrido entre o início da ação (o registro formal do pedido) e a sua concretização (no caso, a entrega do pedido).
Quando ele é longo ou inconstante, você precisa ter mais atenção com a reposição de estoque para que imprevistos não zerem o nível do item e você não perca vendas. Quando ele é padronizado ou mais curto, a reposição de estoque fica bem mais simples e fácil.
Escolha o sistema de reposição de estoque (reposição contínua x reposição periódica)
Agora, é a hora de analisar os tipos de reposição de estoque e decidir qual é a melhor para você.
Isso significa que você vai escolher entre as reposições contínua e períodica:
A reposição contínua
A reposição contínua prevê a compra de insumos em quantidades fixas, mas com periodicidade variável. Em outras palavras, os pedidos só são realizados quando necessário, cabendo ao gestor a definição do melhor timing.
Portanto, se você adota esse sistema de reposição de estoque, é fundamental calcular o estoque mínimo com exatidão. Também conhecido como ponto de pedido, este é o nível que, quando atingido, acarreta no pedido de reposição com o fornecedor.
Consequentemente, a reposição contínua exige um conhecimento aprofundado da realidade do mercado: é essencial saber qual é a demanda média pelo item, o tempo que ele leva para ser entregue e se os fornecedores realmente cumprem os prazos por ele estabelecidos.
A principal vantagem trazida pela reposição contínua é a economia de tempo, afinal, não será necessário calcular cada pedido feito: basta saber qual é o estoque mínimo e qual é a quantidade padrão em cada pedido.
Além disso, a reposição contínua traz mais flexibilidade. Como os pedidos não são frequentes, você pode adaptar o nível de estoque à demanda – o que é uma vantagem importante no caso de itens fortemente impactados pela sazonalidade.
Entretanto, ela também tem desvantagens. A principal delas é a impossibilidade de negociar preços mais competitivos com os fornecedores, já que os pedidos não são frequentes. Além disso, se o insumo estiver em falta no mercado, você não terá preferência dos provedores para adquiri-lo, ao contrário de quem compra sempre.
A reposição periódica
A reposição periódica é o método que prevê pedidos feitos em datas fixas, mas em quantidades variáveis. Ou seja: o nível no qual está o estoque não importa. Quando a data prevista para o pedido chega, ele é feito.
O único fator que não é pré-determinado é a quantidade de itens a serem pedidos: isso é estabelecido conforme o nível de estoque no dia do pedido. Uma solução de automação, que facilite o cálculo, é a melhor opção para agilizar o processo.
A principal vantagem da reposição periódica perante a contínua é a possibilidade de negociar os preços com os fornecedores. Afinal, se você é um cliente assíduo, eles vão querer que você continue assim, o que aumenta a margem para a negociação de preços mais competitivos.
Entretanto, os pedidos mais frequentes também trazem um risco: a possibilidade de o nível de estoque ficar mais alto que o aceitável é bem maior. Além de subir consideravelmente os custos de armazenagem, isso faz com que seu capital de giro fique congelado nela.
Calcule o estoque de segurança
Com base em suas análises e decisões, você deve calcular seu estoque de segurança. Trata-se de um estoque extra, que você, na verdade, deve evitar usar a todo custo. A ideia é que, em caso de imprevistos que afetem o estoque, ele entre em ação para que você possa continuar vendendo sem problemas.
Pronto! Você tem uma estratégia de reposição de estoque vencedora 😉
Não se esqueça de revê-la e atualizá-la periodicamente, especialmente em caso de mudanças no mix de produtos ou em seu posicionamento de mercado.
Gostou do conteúdo? Então confira esse material exclusivo, com mais dicas fundamentais para encurtar o caminho do seu negócio até o sucesso:
Nenhum Comentário ainda! Seja o(a) Primeiro(a) a Comentar!!!