Programa de fidelidade reduz o custo do seu negócio e o tornam mais competitivo.
Confira como implementar essa iniciativa em seu bar ou restaurante.
Conquistar novos clientes custa caro – mais especificamente, a tarefa pode ser até oito vezes mais custosa do que simplesmente manter o público já cativo. É preciso investir em um ponto adequado para o negócio, um mix de produtos e serviços atraentes, direcionando esforços e dinheiro à divulgação do estabelecimento.
Em compensação, manter o público que já conhece a sua empresa é muito mais simples. Medidas como um atendimento eficiente e a manutenção do padrão de qualidade do que é oferecido ao cliente são medidas que fazem com que ele retorne mais vezes, inclusive no caso de bares e restaurantes.
Há, ainda, outro jeito de fazer com que o público retorne ao seu estabelecimento com frequência: a criação de um programa de fidelidade. Continue lendo e confira como criar um para o seu negócio:
- O que é um programa de fidelidade?
- Quais são as vantagens de um programa de fidelidade para bares e restaurantes?
- Como criar um programa de fidelidade em um bar ou restaurante?
– Defina a mecânica do seu programa de fidelidade
– Estabeleça regras claras para o programa de fidelidade
– Crie incentivos para o ingresso no programa de fidelidade
– Verifique a possibilidade de estabelecer parcerias
– Preocupe-se em manter o programa atrativo
– Invista na automação do seu programa de fidelidade
O que é um programa de fidelidade?
Um programa de fidelidades é um pacote de vantagens que é oferecido a pessoas que são clientes fiéis de determinado estabelecimento. Em troca das compras frequentes, esses consumidores ganham direito a benefícios como descontos, cashback e, em alguns casos, privilégios, como serviços e produtos diferenciados.
Quais são as vantagens de um programa de fidelidade para bares e restaurantes?
Uma das principais características de um programa de fidelidade é o fato de que, quanto mais frequentes forem as visitas a um estabelecimento, maiores as vantagens oferecidas. No caso de bares e restaurantes, isso significa que, para o público, ser fiel se torna mais vantajoso.
Para os proprietários, isso implica em um salão sempre cheio e em uma empresa mais rentável, tudo isso a um custo que cabe no orçamento.
Como criar um programa de fidelidade em um bar ou restaurante?
A criação de um programa de fidelidade é algo que demanda tempo, mas cujo investimento vale a pena. Confira alguns passos para criar o seu:
Defina a mecânica do seu programa de fidelidade
Quantidade de refeições consumidas, valor gasto e frequência de compras. Essas são algumas das ações que um cliente pode realizar dentro de um programa de fidelidade para acumular pontos e trocá-los por vantagens. Como há várias opções, é fundamental analisar qual melhor se encaixa no seu negócio e nos hábitos do seu público.
Estabeleça regras claras para o programa de fidelidade
Os pontos acumulados pelo cliente expiram? Em caso afirmativo, em quanto tempo? Haverá divisão em categorias devido à assiduidade ou ao valor gasto? Quais serão os benefícios a serem usufruídos em cada um desses níveis? Novamente, não há resposta certa para essas perguntas: tudo depende das normas estabelecidas pelo programa de fidelidade em questão.
Vale destacar que todas as regras do clube de benefícios devem ser justas e estar claras para o cliente desde o primeiro momento. Isso pois, caso a expectativa criada ao redor do programa não se concretize, o público se sentirá lesado. Além de perder clientes, a própria reputação do estabelecimento sairá prejudicada caso isso aconteça.
Crie incentivos para o ingresso no programa de fidelidade
Ainda que um programa de fidelidade ofereça ótimos benefícios, o acúmulo dos pontos necessários para obtê-los pode levar algum tempo. Por essa razão, para que a iniciativa seja bem-sucedida, ela deve proporcionar alguns benefícios de curto prazo, que motivem o público a se inscrever e a se manter engajado.
É possível, por exemplo, dar-lhe algum brinde ou vantagem no ato da inscrição, como um desconto ou um produto grátis, bem como fazer promoções periódicas válidas apenas para os cadastrados, sem a exigência de uma quantidade mínima de pontos.
Verifique a possibilidade de estabelecer parcerias
Os programas de milhagens de companhias aéreas já não oferecem apenas a possibilidade de trocar pontos por passagens: é possível trocá-los por uma ampla gama de produtos, doá-los ou transferi-los. Isso só é viável graças às parcerias firmadas com outros negócios, como empresas de aluguéis de carros, restaurantes e lojas. Elas costumam ser válidas tanto para o acúmulo quanto para o gasto dos pontos. Seguindo este exemplo, é possível pensar também em parcerias com empresas menores e que façam sentido para o seu modelo de negócio, e principalmente para os seus clientes fidelizados.
Por essa razão, é muito interessante que, ao desenhar o programa de fidelidade do seu estabelecimento, você busque parcerias com negócios que tenham um público semelhante ao seu. Se o convênio for estabelecido de maneira criteriosa e planejada, será benéfico para ambos – e para o cliente.
Preocupe-se em manter o programa atrativo
Não basta criar um programa de fidelidade interessante: é preciso mantê-lo atraente para o seu público ao longo do tempo. Isso, por sua vez, requer atualização constante a respeito das novas práticas do mercado, bem como análises para verificar se elas se encaixam na proposta oferecida por seu estabelecimento.
Invista na automação do seu programa de fidelidade
Tarefas como o acompanhamento dos pontos acumulados por cada cliente e a dedução dos mesmos quando eles são usufruídos requerem tempo e precisão. Para um empreendedor que tem muitas outras tarefas a cumprir, elas podem se converter rapidamente em um gargalo de gestão.
Por esse motivo, a melhor opção para quem quer implementar um programa de fidelidade em seu negócio é investir na automação do mesmo. Atualmente, existem diversos softwares no mercado, que acompanham as compras dos clientes de forma automática. Tais soluções são altamente recomendadas para negócios de todos os portes.
ConnectPlug torna o seu programa de fidelidade para bar ou restaurante mais eficiente
Já pensou em ter um sistema frente de caixa PDV que recupera automaticamente o cadastro dos clientes inscritos no seu programa de fidelidade e que permite o usufruto dos pontos com toda a segurança? A ConnectPlug te oferece justamente essa solução: ao fechar uma venda, os devidos pontos serão lançados automaticamente.
Além disso, por meio da integração, o seu cliente pode visualizar seus pontos e os benefícios que podem ser resgatados por meio de qualquer outro dispositivo, seja ele celular, tablet e smartphone. Da mesma forma, ela poderá acompanhar as vantagens às quais tem direito de maneira autônoma e ágil.
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