Por mais que você acredite no seu negócio e tenha um vínculo emocional com seu trabalho, qualquer empresa só continuará existindo se der lucro, não é mesmo? Nesse sentido, um planejamento de expansão ajuda a aumentar o faturamento e a lucratividade dos negócios, além de ser uma ótima estratégia para garantir a sobrevivência da empresa num ambiente cada vez mais competitivo.

Quem trabalha no comércio — seja com uma loja, restaurante ou outro tipo de estabelecimento — , sabe que o ambiente de negócios está cada vez mais competitivo. Os clientes têm acesso a bastantes informações para escolher e comparar sua empresa com os concorrentes, além do acesso mais fácil a compras na internet e viagens. Tudo isso torna o cliente mais exigente — e a competição mais acirrada entre as empresas.

Nesse contexto, apenas “fechas as contas no azul” pode não ser o suficiente para garantir o futuro da empresa, no longo prazo. Então, o planejamento de expansão aparece como uma estratégia interessante para tornar a sua mais forte no ambiente competitivo.

Além disso, ainda que você não tenha esse tipo de preocupação no cenário atual, você pode considerar um planejamento de expansão simplesmente porque seus negócios estão indo muito bem. Se você nota a oportunidade de aumentar sua capacidade de atendimento, de lançar novos produtos ou até abrir uma nova filial, por que não fazer isso? Você pode aumentar o seu faturamento exponencialmente e solidificar sua presença no mercado.

A questão é que qualquer mudança nos negócios precisa ser realizada com cautela — ainda mais quando estamos falando de uma expansão. É essencial crescer com segurança, para evitar prejuízos, dentre outras consequências que podem colocar a própria empresa em risco.

Inclusive, entre riscos e oportunidades, muitos empreendedores deixam de expandir seus negócios por medo. Porém, com um bom planejamento de expansão, é possível fazer esse movimento com toda segurança, colhendo os bons frutos da uma presença mais sólida no mercado. Pensando nisso, nós preparamos um guia completo sobre esse assunto, com as principais etapas que você precisa cumprir para expandir sua empresa.

1) Tenha certeza de que é o momento certo para expandir os negócios

Antes mesmo de iniciar seu planejamento de expansão, o primeiro passo é entender se este é o momento certo para isso. Se você estiver trabalhando com capacidade máxima — atendendo ao máximo de clientes e faturando o máximo que seu modelo de negócios permite — , esse pode ser o momento ideal para planejar uma expansão.

Mas esse não é o único fator que você precisa analisar. Também é essencial entender se você tem os recursos financeiros necessários para a expansão e tempo para se dedicar a esse projeto, por exemplo. Além disso, será que o mercado tem demanda para os novos produtos e serviços que a empresa começará a oferecer? Você precisa pensar em tudo isso…

2) Conheça todos os detalhes do negócio

O segundo passo de um planejamento de expansão bem sucedido é conhecer a fundo sua própria empresa, em seu formato atual. Acredite, esse é um dos erros mais cometidos pelos empreendedores que pensam em expandir seus negócios.

Em primeiro lugar, você precisa de uma análise financeira detalhada, para entender quanto você pode investir nesse projeto de expansão, bem como o potencial de lucratividade do negócio, após a implementação dele. Assim, você tem certeza de que esse planejamento realmente vale a pena.

Além disso, é importante estudar e reavaliar todos os processos da empresa, entendendo se ela pode comportar a expansão planejada sem prejudicar os clientes atuais. Afinal, se você está pensando em expandir, é porque você já está no caminho certo e precisa manter o que está funcionando bem.

3) Estabeleça os objetivos do planejamento de expansão

Você tem segurança em relação às motivações para essa expansão? Isso é importante porque expandir simplesmente por expandir — sem nenhum motivo específico — raramente gera resultado. Você precisa traçar metas claras do que a empresa deseja conquistar com a expansão.

Sendo assim, avalie suas motivações: você deseja aumentar o faturamento em quantos por cento?; você quer conquistar um novo público ou atuar em um novo mercado?; você quer superar algum concorrente específico?

Com um objetivo claro, você consegue direcionar os esforços de expansão no rumo certo, sem desperdiçar recursos. Até mesmo porque há diversos tipos de expansão que sua empresa pode adotar:

  • expansão orgânica é quando sua empresa cresce nos moldes atuais, sem grandes mudanças no modelo de negócio;
  • expansão por fusões e aquisições envolve a compra de outras empresas, permitindo que você absorva a estrutura e clientela do outro negócio.
  • na expansão com franquias, você comercializa licenças para que outros empresários abram lojas da sua marca, recebendo suas orientações e se utilizando dos processos definidos pela sua empresa.

Naturalmente, o tipo de expansão mais comum para os pequenos negócios é o orgânico — que inclui a criação de novos serviços, lançamento de outros produtos, ampliação da estrutura física, novos horários de atendimento ou abertura de filiais. Em todo caso, é essencial pensar nessas possibilidades com antecedência, para guiar seus esforços na direção certa.

4) Avalie as oportunidades do mercado em seus planos

Ao fazer um planejamento de expansão, você precisa levar suas próprias análises — e seu tino comercial — em conta. Porém também é importante expandir na direção em que o mercado está indo, oferecendo produtos e serviços que os clientes desejam, para aumentar suas chances de sucesso.

Isso envolve conhecer seu posicionamento de marca e pesquisar sobre o público-alvo da empresa. A partir disso, pesquisa também sobre o mercado e a situação econômcia da sua região, para entender qual é o potencial do mercado para “absorver” a expansão da sua empresa.

Você pode utilizar metodologias como a matriz SWOT, que define as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que atuam sobre seu negócio. Os dois primeiros itens (forças e fraquezas) dizem respeito a sua empresa, e os dois últimos (oportunidades e ameaças) se referem a como o cenário externo influencia sua empresa, de forma positiva e negativa.

5) Desenvolva seu planejamento de expansão em etapas

A partir de todos esses estudos e reflexões que nós explicamos nas seções anteriores, você está muito mais preparado para “colocar a mão na massa” e pensar na expansão de forma prática.

Sendo assim, é hora de decidir: você vai abrir uma nova filial?; criar uma nova linha de produtos?; expandir o espaço físico do comércio? Qual é o melhor caminho para seu planejamento de expansão?

Independente do caminho escolhido, agora é a hora de detalhar tudo que você precisa fazer para concretizar seu planejamento de expansão. Se for uma nova filial, por exemplo, você precisaria definir a nova localização, alugar o ponto de venda, pensar na estrutura, contratar o pessoal, entre outros detalhes.

Então, liste todos esses passos para não perdê-los de vista. Se possível, tente organizar essas etapas em ordem cronológica, detalhando tudo o máximo possível. Depois, se concentre em cada uma etapas.

Isso faz com que seu planejamento se torne mais palpável e organizado, evitando que você “se perca” nesse processo.

6) Defina métricas para avaliar seu planejamento de expansão

Todo projeto, em de uma empresa, precisa ser avaliado de forma prática e objetiva. Com comércios, como lojas e restaurantes, não deve ser diferente, independente do tamanho do negócio e do tempo que ele está no mercado.

Sendo assim, o próximo passo depois de planejar sua expansão (e antes de colocá-la em prática), é definir como você irá avaliar o sucesso do plano de expansão. Para isso, você pode usar indicadores como:

  • satisfação dos clientes;
  • fidelização dos clientes;
  • lucratividade da empresa;
  • participação no mercado;

É importante avaliar todos esses aspectos (bem como outros indicadores que você considere importantes em seu projeto), comparando a evolução dos números antes e depois da expansão.

7) Não se esqueça do que está dando certo

Como nós mencionamos no início do artigo, você também não pode se esquecer que, se você está pensando em expandir os negócios, é porque você está fazendo algo certo, não é mesmo? Então, você não pode perder isso de vista, para evitar riscos.

Então, continue atendendo aos clientes e cuidando da sua empresa como sempre, dividindo as atenções com planejamento de expansão na medida do possível.

Nesse sentido, tenha muito cuidado para não descaracterizar seu modelo de negócio, desagradando os clientes que gostavam do seu estabelecimento como ele era antes da expansão. Por exemplo, se o seu restaurante era bem conhecido por ter uma comida artesanal e ambiente intimista, aumentar o salão de forma exagerada pode mudar essa atmosfera de que seus clientes gostavam, anteriormente.

Para terminar, também precisamos refletir que existem outras maneiras de atender mais clientes e faturar mais, sem precisar de um planejamento de expansão. Você pode fazer isso com a ajuda da tecnologia, por exemplo.

Com a automação comercial, seus clientes podem fazer pedidos sem falar com um garçom, você pode fechar contas e receber pagamentos de forma muito mais rápida. Além disso, você tem controle sobre as vendas, cadastro de clientes, além de informações que podem melhorar a gestão financeira do negócio. São informações que, inclusive, vão ajudar bastante em seu planejamento para expansão.

Se você quer saber mais sobre essas possibilidades e incluir uma solução de automação comercial nos planos da sua empresa, entre em contato com a ConnectPlug. A ConnectPlug tem nove anos de experiência no segmento, com milhares de clientes que testam e aprovam suas soluções.

Posts Recomendados

Nenhum Comentário ainda! Seja o(a) Primeiro(a) a Comentar!!!


Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *