Ter uma marca, companhia ou empresa que faz uso do marketing orgânico significa obter acessos sem necessariamente investir em publicidade paga.

É o orgânico do termo que muda todo o movimento. É produzir qualquer tipo de divulgação da empresa, sem o dinheiro colocado em anúncios pagos. Pode ser o boca a boca ou a própria produção de conteúdo.

Mas se você não conhece essa estratégia e está em busca de incrementar ela em seu serviço, confira o conteúdo que preparamos e comece já as mudanças no seu marketing.

 

Tráfego orgânico e marketing orgânico

O marketing orgânico também está ligado a outro importante tema: o tráfego orgânico. A empresa usa o marketing orgânico na intenção de obter o tráfego da mesma forma. Isto é, a  circulação de pessoas dentro e fora do seu site ou o número de visitas, sem pagar por isso.

O público deve achar o site da sua marca por meio dos buscadores da internet ou pela barra de pesquisa das redes sociais, sem o auxílio de anúncios entre as páginas ou mesmo em outros sites aliados às estratégias de inbound marketing. 

Ter uma marca com intenso tráfego orgânico significa autoridade e notoriedade perante o mercado. Isso porque o alcance obtido demonstra um crescimento por conta do trabalho intenso e de qualidade. Há ainda mais quatro tipos de tráfegos:

  • Pago: os visitantes são atraídos pelos anúncios;
  • Direto: vertente do orgânico, o acesso é feito sem intermediário;
  • Social: feito a partir dos links compartilhados nas redes sociais;
  • De referência: o acesso é feito a partir de backlinks.

A maioria dos quatro itens acima possuem relação com o tráfego orgânico. A exceção, é claro, do tráfego pago. 

Porém, para obter o tráfego orgânico de qualidade, é necessário fazer uso de estratégias de marketing orgânico, abaixo você confere mais sobre essa prática.

 

Como usar o marketing orgânico?

Existem diversas formas de usar o marketing sem investir financeiramente nas ações de divulgação. Afinal, no fundo, é usar as ferramentas disponíveis ao nosso alcance para realizar as ações.

Também é preciso contar com os clientes, parceiros e leads durante essa jornada, fazendo o possível para que a palavra da sua empresa seja espalhada entre os colegas e redes sociais dos visitantes.

Não significa, porém, que você não precisa investir em publicidade paga. Em algum momento do crescimento da sua marca, separar o dinheiro do caixa para algum anúncio pode ser necessário, mas isso deve ser feito depois de um marketing orgânico ativo. 

E para que o marketing orgânico seja ativado da melhor forma, é necessário estruturar técnicas do marketing digital essenciais para aumentar o alcance. Abaixo, explicamos um pouco sobre as principais.

 

Marketing orgânico

 

Utilização do SEO

Um dos principais intuitos do marketing orgânico é fazer com que o usuário acesse o site diretamente pela busca do Google, por exemplo, sem o auxílio de cliques pagos. Para que isso seja alcançado, o SEO é estritamente necessário.

O SEO é a sigla para Otimização para Mecanismos de Busca e designa todo o trabalho feito para que o site apareça nos primeiros resultados de uma pesquisa.

Para tanto, uma pesquisa de palavras-chaves mais pesquisadas pelo seu público-alvo precisa ser feita antes de qualquer formulação de canais digitais. São elas que irão definir a estrutura do site, rede social e endereço. 

É válido lembrar também que a otimização também se encaixa na própria dimensão do site. Isto é, na proporção de tela e na possibilidade de adaptação para outros dispositivos que não sejam os computadores. Isso só aumenta a chance do tráfego orgânico ser positivo.

 

Marketing de conteúdo

De nada adianta as pessoas entrarem no seu site se ele não tiver o mínimo de material relevante e interessante para a leitura e aprendizado de um futuro cliente. Eis o Marketing de Conteúdo, uma das maiores forças do marketing digital.

Nessa seara, entra a produção de textos para um blog, vídeos especiais, e-books para download, listas, artigos, manuais e qualquer outro conteúdo que possa ser informativo para a sua persona. 

Dessa forma, também é possível alcançar autoridade no mercado e a confiança do público, aumentando as visitas e, consequentemente, as compras finais.

 

Compartilhamento nas redes sociais

As redes sociais são um dos veículos digitais mais usados pelas pessoas, seja pelo celular ou pelo computador. 

Para alcançar um enorme público presente nos diversos canais digitais, também é preciso compartilhar os links do seu site, blog ou loja, dentro dos perfis das redes.

Não é obrigatório estar presente em todos os locais, mas sim naqueles onde a sua persona mais passa o tempo. A partir disso, conteúdos adequados para cada local devem ser projetados, publicados, assim como o link de direcionamento para o seu site oficial.

 

Faça uso do Marketing Orgânico!

Depois de entender o que significa o marketing orgânico e as possibilidades de aplicação, você está pronto para aplicá-lo em seu site. Comece a estudar o seu público, as ferramentas disponíveis e comece já!

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar. 

 

 

 

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