marketing de atenção

Estratégia acredita que o tempo do usuário é importante e investe em conteúdos relevantes para valorizá-lo.

O marketing de atenção, também chamado de economia de atenção, é uma estratégia usada para as empresas se destacarem no mercado, contribuindo para atrair e fidelizar clientes. Entre as suas premissas, está a valorização da experiência do usuário, aspecto reconhecido pelos consumidores e pelo Google como relevante.

Segundo dados da pesquisa publicada no CX Trends 2023, 87% dos consumidores disseram valorizar marcas que oferecem uma boa experiência ao cliente. O estudo destaca que 65% dos entrevistados já desistiram de comprar em uma empresa após terem experiência ruim.

A experiência não se restringe ao atendimento recebido em uma loja presencial. No ambiente digital, ela também deve ser considerada. De acordo com informações do Google, a experiência que uma pessoa tem ao acessar e navegar em um site é considerada pelos algoritmos do buscador na hora de ranquear a página nos resultados de pesquisa.

Para o Google, a experiência do usuário no ambiente digital é avaliada por meio de critérios como a usabilidade do site, o tempo de carregamento das imagens e das páginas, a qualidade dos conteúdos, a arquitetura da informação e os fluxos de interação.

Nesse contexto, o marketing de atenção tem sido uma alternativa para as empresas. Segundo a Associação Brasileira de Agentes Digitais (Abradi), essa estratégia acredita que o tempo do usuário é precioso e por isso, busca conquistá-lo de forma estratégica, oferecendo conteúdos relevantes, personalizados e engajadores. Para mensurar o retorno da estratégia, as equipes de marketing devem criar relatórios que apresentem as métricas e os resultados conquistados. 

 

Marketing de atenção deve ser implantado em etapas 

Diante de um número excessivo de conteúdos disponíveis na internet, as marcas lidam diariamente com a concorrência e precisam traçar estratégias capazes de trazer mensagens de valor para prender a atenção de seus consumidores. Foi pensando nisso que o marketing de atenção foi criado pelo inglês Steve Jelley, em 2012. 

De acordo com a Abradi, a proposta é que a criação de conteúdos relevantes seja capaz de superar distrações provenientes da transformação digital. A associação ressalta que, para colocar a estratégia em prática, as empresas precisam entender as fases do marketing de atenção. 

A primeira etapa tem o objetivo de conhecer o público, desvendando seus interesses e necessidades para criar conteúdos sob medida. Para isso, é necessário criar títulos atrativos e também utilizar técnicas de inbound marketing. 

A segunda etapa, conforme explica a Abradi, é prender atenção. Nesse momento, é importante se atentar à coerência entre título e conteúdo, elaborar landing pages eficientes e conteúdos de qualidade. Todos esses aspectos devem levar em consideração a experiência do usuário na navegação do site e no contato com os conteúdos.

Resultados esperados

Por fim, a Abradi destaca que a terceira etapa é usada para sustentar a atenção por mais tempo. Para isso, é possível fazer a personalização para os leads, ter uma comunicação frequente e garantir conteúdos de qualidade.

Entre os benefícios do marketing de atenção que podem ser observados pelas empresas está o aumento de engajamento, seja por meio de interações e curtidas, conforme a Abradi. 

Há, também, a maior fidelização, pois clientes satisfeitos se tornam defensores da marca e voltam para comprar mais vezes, aumento do ROI, já que com campanhas mais eficientes os custos são otimizados, e o fortalecimento da marca como uma referência no nicho de atuação. 

 

Métricas de atenção avaliam o andamento da estratégia

As métricas são valores que quantificam o desempenho de uma atividade, permitindo a compreensão do que está dando certo ou errado. A análise dos dados pode ser feita por meio de um Sheets Dashboard, que facilita a identificação de informações coletadas.

No marketing de atenção, as métricas podem ser usadas para avaliar o andamento da estratégia e verificar a taxa de atenção do público. Estudo da Teads com a Dentsu mostrou que elas podem prever resultados até três vezes melhores do que as visualizações tradicionais.

De acordo com o diretor de marketing da divisão de Consumer Electronics da Samsung Brasil, Thiago Cesar Silva, essa taxa vai além da visualização e consegue mostrar se os consumidores realmente absorveram a mensagem, analisando todo o contexto que ela traz. 

No artigo “Métricas de Atenção: o caminho para um marketing mais eficaz”, ele explica que, quando bem analisadas e desenvolvidas, as métricas de atenção podem ajudar na forma como estratégias são planejadas, executadas e avaliadas. 

Este texto foi desenvolvido pela Agencia Experta.

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