Com a correria da vida cotidiana, empreendedores que investem em boas ideias de delivery de comida saem na frente da concorrência.
Você tem tempo de cozinhar? Provavelmente, não!
A vida corrida, principalmente nas grandes cidades, faz com que boas ideias de delivery, principalmente de comida, tenham um potencial de lucro muito alto. De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), o faturamento com a entrega de comida gira em torno de 1 bilhão por mês no Brasil !
Além de a possibilidade de altos lucros ser real, pode ser que você nem sequer precise investir em um ponto: o pontapé inicial pode acontecer na cozinha da sua casa! É uma boa opção para quem não tem um orçamento muito alto para investir. Ainda assim, é importante se formalizar, já que o CNPJ abre muitas portas, como linhas especiais de crédito.
Por mais que empregar boas práticas de administração de restaurantes seja importante – afinal, esse é um negócio de alimentação como qualquer outro – é preciso estar atento ao perfil do público. Do contrário, você pode oferecer os melhores pratos do mundo, mas, se eles não forem o que os clientes buscam, você não vai lucrar!
Efeito pandemia para o Delivery
Por conta da pandemia de Covid-19 muitos restaurantes encerram suas atividades, porém o funcionamento via delivery foi responsável por ajudar muitos estabelecimentos a se manterem ativos, mesmo com o distanciamento social, e mesmo com a volta dos atendimentos principais o delivery continua crescendo.
Segundo levantamento feito pela empresa especializada em dados de mercado e consumidores Statista, em 2021 estimasse que uma movimentação de US$ 6,3 trilhões no mercado de delivery em todo o mundo. O mercado foi acelerado devido aos novos hábitos e agora o crescimento é constante e em 2020 não será diferente, se prepare para mais um ano de alta no vasto mundo do delivery de comida.
Confira algumas ideias de delivery de comida para fazer um investimento certeiro e começar 2022 com o pé direito!
Clique para ir direto ao assunto que te interessa:
- Delivery de marmitex
- Food truck com delivery
- Lancheria e hamburgueria delivery
- Cook & go: delivery de ingredientes
- Delivery de comida saudável
- Delivery de confeitaria caseira
- Personal chef e eventos
1. Delivery de marmitex
Quem nunca apelou para o delivery de marmitex? Barata e saborosa, essa opção é muito popular entre quem não tem tempo de passar em casa na hora do almoço – muito menos cozinhar – mas não abre mão de apreciar uma comida caseira.
É inegável que há uma ampla oferta de serviços de entrega de marmitex nas grandes cidades. Mas isso não inviabiliza o negócio, muito pelo contrário! Acontece que a maioria dos restaurantes delivery oferece marmitas muito semelhantes: arroz, feijão, carne e salada. Isso abre caminho para quem está disposto a arregaçar as mangas e criar um serviço diferenciado.
Alguns exemplos de investimentos promissores são marmitas para pessoas com alergias ou intolerâncias alimentares (sem glúten e/ou lactose, por exemplo) ou de comidas típicas ou étnicas (árabe, japonesa, italiana, etc). Há muitas possibilidades que ainda são inexploradas!
Outra excelente opção é o delivery de marmitas congeladas, que são entregues em domicílio e em quantidades maiores, que são descongeladas e consumidas ao longo da semana ou do mês.
Se você já tem um restaurante, pode começar um experimento entregando apenas em sua região, para mensurar a aceitação do seu público.
2. Food truck com delivery
O food truck caiu no gosto dos brasileiros. Não é à toa que esses estabelecimentos se proliferaram rapidamente pelo país!
Apesar de o seu potencial de lucro ser alto, ele tem uma desvantagem perante os restaurantes tradicionais: sua vulnerabilidade ao tempo. Dias de chuva intensa ou sol forte desencorajam o público a frequentar esses estabelecimentos, que geralmente ficam ao ar livre.
O delivery é a estratégia perfeita para resolver esse problema: os seus resultados e vendas não dependem mais do tempo. Se ele não estiver bom, você vai até os seus clientes!
Só que o delivery também é uma excelente oportunidade pra aumentar seus lucros mesmo nos dias que você opera normalmente. Pense: o local onde você atende tem uma capacidade máxima de pessoas. Com o delivery, você expande o público e aumenta as vendas independentemente disso.
Novamente, vale a pena fazer um teste local, para ver como o seu público aceita a ideia de receber a comida em casa.
3. Lancheria e hamburgueria delivery
A comida conhecida como dude food é apontada por muitos especialistas como tendência para 2022. Trata-se de pratos mais substanciais, servidos em porções generosas. O exemplo mais comum é o hambúrguer.
Desse modo, o delivery de hambúrguer e lanches em geral têm um grande potencial para o ano que entra. Capriche nas porções de carne – que devem estar sempre no ponto ideal –, no tamanho dos pratos e no cuidado com a entrega — certifique-se de que o transporte não prejudique a apresentação do prato— e pronto!
4. Cook & go: delivery de ingredientes
Outra tendência do mercado gastronômico para o ano que entra não é um estilo de restaurante: é o delivery de ingredientes.
Especialistas afirmam que negócios que permitem que as pessoas tenham a mesma experiência de um chef têm um grande potencial. Neles, o cliente escolhe o que vai cozinhar e recebe todos os ingredientes nas porções corretas e já picados.
Novamente, é importante investir em uma proposta diferenciada: pratos simples, do dia a dia, qualquer um pode preparar. Pense em receitas que fujam do padrão, que proporcionem uma grande experiência ao cliente, mas sem exigir técnicas de cozinha muito avançadas.
Por fim, não abra mão dos insumos frescos! Ingredientes de qualidade são fundamentais para que o prato seja saboroso.
5. Delivery de comida saudável
A comida saudável chegou para ficar! Com as doenças causadas pela má alimentação em ascensão, as pessoas buscam comer bem para viver melhor, por mais que isso signifique gastar um pouco mais com comida.
Assim, o delivery de comida saudável é algo com muito potencial. Novamente, o apelo para pessoas que não têm tempo de cozinhar, mas se preocupam com a qualidade do que comem, é muito forte.
A chave, aqui, é ir além do tradicional delivery de marmitex. Você pode oferecer outros itens, como petiscos, sobremesas, sucos, etc.
6. Delivery de confeitaria caseira
A comida casual também é apontada como uma tendência gastronômica forte para o ano de 2022.
Ela valoriza pratos saborosos, mas com aquele ar de feitos em casa, sem nenhuma formalidade. Isso não se limita aos pratos principais: a confeitaria caseira, mais simples, tem um grande potencial para ser um bom negócio.
Crie e entregue bolos e doces simples, mas saborosos, que tenham gosto de infância. Isso com certeza conquistará muitos clientes!
7. Personal chef e eventos
Mesmo em tempos de crise, as pessoas não abrem mão de comemorar. A diferença é que, agora, elas preferem fazê-lo de uma forma mais econômica.
Essa é uma das vantagens mais importantes do delivery: quando você pede a comida em casa, não há gastos com locomoção ou estacionamento, por exemplo.
Mas não são só pratos que você pode entregar: também é possível oferecer seus serviços gastronômicos a domicílio. É o mesmo que você faz em seu restaurante, mas indo até os seus clientes. Isso representa uma economia palpável em comparação a um evento em um restaurante ou em um buffet especializado, e um novo nicho de mercado para você.
Conclusão: há inúmeras boas ideias de delivery de comida para investir e se dar muito bem em 2022!
Hoje, você conferiu algumas ideias de delivery de comida para investir em 2022. Continue nos acompanhando para receber mais conteúdo de qualidade sobre o mundo do empreendedorismo! Em caso de dúvida, fale com a gente pelo contato@cplug.com.br.
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2 Comments
Ideia genial.
Olá Antônio, tudo bem?
Que bom que você gostou de nossa matéria 🙌
Agradecemos o seu comentário, e estamos a disposição sempre que precisar.
Até logo 👋