empresas devem ter um blog

Todas as empresas devem ter um blog, ferramenta pode ajudar a atrair o público-alvo, converter leads e aumentar a autoridade da marca.

Existem mais de 600 milhões de blogs ativos na internet, segundo dados divulgados pela Growth Badger. Esse tipo de página surgiu como uma espécie de “diário virtual”, criado por pessoas que queriam compartilhar experiências e opiniões. Com o passar do tempo, as empresas passaram a utilizá-la como uma estratégia para impulsionar os negócios.  

Há vários motivos para os empresários investirem na ferramenta. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), ela possibilita a atração do público-alvo, a conversão de leads, o aumento de autoridade da marca e tem baixo custo. 

A palavra “blog” é derivada da contração dos termos em inglês “web” e “log”, como informa a Vetor Editora. A Experta, empresa especializada em estratégias de SEO, define blog como um espaço no ambiente digital para disseminar conteúdos sobre um nicho específico, assuntos gerais ou produtos e serviços oferecidos por uma empresa. Ele opera na mesma base que o site da organização, mas apresenta teor informativo e maior frequência de atualizações. 

Para produzir conteúdo para blog, as organizações podem ter equipes internas ou contar com o apoio de empresas especializadas em serviços de comunicação. Segundo dados divulgados pelo Instituto de Marketing de Conteúdo, 88% preferem terceirizar o trabalho de estratégia, produção e gestão de conteúdos. 

 

 

Sete em cada dez pessoas leem blog regularmente

Os blogs conquistaram leitores cativos: 77% das pessoas têm o hábito de lerem, regularmente, esse tipo de página, segundo pesquisa realizada pela Hubspot. O dado evidencia a autoridade que as empresas têm diante do público dentro do nicho de atuação.

Entre o grupo de leitores assíduos, 87% buscam informações em blogs de tecnologia sobre tendências na área. Já 79% costumam acessar as páginas que abordam temas como negócios e serviços profissionais para saberem mais sobre liderança e empreendedorismo.

Os conteúdos de saúde são interesse de 77% desses leitores, que pesquisam sobre bem-estar e medicina.

Atentos a essa realidade, os profissionais da área de marketing digital têm usado cada vez mais os blogs como ferramenta de trabalho. Ainda de acordo com o estudo, a maioria (53%) utiliza esse tipo de página como principal estratégia de marketing para os clientes, deixando explicito que as empresas devem ter um blog.

 

Como o blog pode potencializar os resultados do negócio: Por que as empresas devem ter um blog?

A atualização frequente, a diversidade de conteúdos e a possibilidade de interação com os leitores são características dos blogs que podem ajudar a potencializar os resultados dos negócios, conforme a Experta. 

O Sebrae concorda que esses aspectos, quando bem explorados, podem trazer diferentes benefícios. Ao produzir conteúdos informativos e relevantes, a empresa se posiciona como especialista, mostrando conhecimento sobre o produto, o serviço ou a área de atuação, o que contribui para o ganho de autoridade para a marca.

Ao elaborar conteúdos de qualidade, a Google ranqueia melhor o blog na página que exibe os resultados para as pesquisas dos usuários, como destaca o Sebrae. Pensando nisso, quem produz conteúdos para blog deve ter uma escrita direcionada ao público-alvo e otimizada para os buscadores.

O trabalho de otimização exige o conhecimento das técnicas de SEO e a compreensão sobre o que são backlinks, o formato de imagem ideal, as métricas de desempenho para o blog, entre outras informações. 

Outra vantagem citada pelo Sebrae que reforça a importância dos blogs para as empresas é a criação de um canal de relacionamento com o público. Muitas dessas páginas apresentam espaços para comentários, permitindo que os leitores enviem mensagens, exponham a opinião e tirem dúvidas. Esse recurso permite estreitar a relação com o cliente.

Os blogs são uma estratégia de baixo custo, o que também é um aspecto que evidencia que empresas devem ter um blog. Conforme explica o Sebrae, o espaço pode ser criado dentro do site ou em uma plataforma gratuita, como o WordPress, que disponibiliza templates para a customização. 

Este texto foi desenvolvido pela Experta Media.

 

Confira também o nosso guia completo de Como Ser um Empreendedor de Sucesso:

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