A contratação de funcionários é um momento inevitável para o empreendedor que sonha em crescer. Entretanto, muitos têm dificuldade em saber qual é a melhor hora para contratar.
Crescer, o grande sonho de quem está se lançando ao mundo do empreendedorismo! Afinal, que empresário não sonha em ver o estabelecimento sempre cheio, a todo vapor e com vários clientes satisfeitos?
Acontece que o crescimento não traz apenas vantagens. Tornar-se grande implica em muitas responsabilidades! A primeira é reconhecer que, a partir de um certo ponto, você dificilmente consegui atender à grande demanda sozinho, ou com a equipe que você já tem. Em algum ponto, você vai precisar de mais colaboradores!
Esse momento da contratação de funcionários é algo delicado. É preciso coordenar seu trabalho e se responsabilizar por custos, como salários e encargos. Uma má escolha na seleção custa caro, literalmente!
Por essa razão, contratar na hora certa é fundamental. Preparamos esse guia para te ajudar com isso!
Confira alguns indícios para acertar no timing de dar esse grande passo:
Clique para ir direto ao assunto que te interessa:
- Você tem recebido muitas queixas
- Seu estabelecimento tem enfrentado filas constantes
- O padrão de qualidade do atendimento está em queda
- Os funcionários têm feito muitas horas extras
- Você está trabalhando demais
Você tem recebido muitas queixas
Um bom empresário sempre ouve os clientes. Afinal, sem eles, você simplesmente não tem negócios! Não há melhor termômetro para saber se as coisas vão bem ou não.
Caso o nível de insatisfação suba repentinamente, de um jeito que não acontecia antes, fique alerta! Isso pode significar que a sua equipe atual (ou você sozinho) não está dando conta de toda a demanda do negócio. É um sinal clássico de que a hora da contratação de funcionários chegou.
Não o ignore! O barato pode sair caro: de nada adianta ter uma empresa com um quadro de funcionários enxuto e com custos operacionais baixos, se ela não dá conta do serviço? É a tempestade perfeita para repelir clientes!
Tampouco vale a pena contratar de qualquer jeito, só para dar conta da demanda. Não descanse enquanto não achar um profissional totalmente capaz de suprir as suas necessidades!
Seu estabelecimento tem enfrentado filas constantes
Esse é um caso clássico do varejo. Como já comentamos aqui no blog, a frente de caixa é a cereja no topo de uma excelente experiência na loja. Quando ela funciona bem, você encerra o atendimento com chave de ouro!
Entretanto, também é possível que ela arruíne totalmente a experiência do cliente e faça com que ele não volte mais. Afinal, quem nunca desistiu de comprar alguma coisa por causa de uma fila gigante no caixa?
Cabe a você tornar a frente de caixa o grand finale ou um repelente de clientes. O que você prefere?
Se, no caixa, você tem notado a formação de filas constantemente, sinal amarelo! Você provavelmente está perdendo clientes que não podem, ou, simplesmente, não querem esperar.
Se for o caso, vale a pena ampliar sua capacidade de atendimento por meio da contratação de funcionários. Acredite: isso fará um verdadeiro milagre na satisfação dos seus clientes – que certamente vão te recomendar e ampliar seu público.
O padrão de qualidade do atendimento está em queda
Empreendedores presentes, que participam do cotidiano do negócio, notam quando algo está fora do lugar, antes mesmo que surjam as primeiras reclamações. Isso é extremamente positivo: ninguém conhece o seu negócio melhor do que você!
Se você tem esse perfil e o seu instinto te diz que algo está errado, que o ritmo do trabalho está sendo prejudicado, isso provavelmente é verdade. É mais um sinal de que chegou a hora de investir em contratação de funcionários.
Já dizia a sua avó: é melhor prevenir do que remediar! Ou seja, é melhor resolver a situação antes que ela se torne crítica. Lembre-se: um único cliente insatisfeito pode fazer muita propaganda negativa e te render uma bela dor de cabeça.
Os funcionários têm feito muitas horas extras
Não há escapatória. Eventualmente, todos temos que trabalhar algumas horas a mais por conta de alguma tarefa extraordinária.
Entretanto, a palavra “extra” já diz que isso é algo excepcional – ou que, pelo menos, deveria ser. Quando ficar muito além do horário se torna algo corriqueiro, não há outra saída a não ser investir no crescimento da equipe.
Dependendo do caso, o valor que a empresa desembolsa para ter os funcionários à disposição por mais algumas horas por dia pode ser equivalente ao de contratar alguém em meio período, apenas para cumprir as demandas que já extrapolam a capacidade da equipe atual. Faça as contas!
Mas não é só no bolso que isso pesa. Funcionários que trabalham demais costumam estar mais cansados e estressados, o que, com certeza, prejudica a qualidade das suas entregas.
Você está trabalhando demais
Micro e pequenos empresários geralmente estão envolvidos no dia a dia do trabalho. É comum que eles trabalhem por muito mais do que as oito horas diárias regulares, afinal, tocar uma empresa não é fácil!
Contudo, se o seu trabalho começa a comprometer a sua vida pessoal, familiar e sua saúde, a hora da contratação de funcionários para te ajudar na gestão provavelmente chegou. Novamente, é melhor cortar a situação pela raiz, antes que ela se torne crítica.
O princípio é o mesmo dos funcionários com sobrecarga de trabalho: quando você está cansado e/ou estressado, as chances de tomar decisões erradas ou prejudiciais é maior, assim como a possibilidade de cometer erros operacionais.
Hoje, você aprendeu sobre os sinais de que chegou a hora da contratação de funcionários. Continue nos acompanhando para receber mais conteúdo de qualidade sobre o mundo do empreendedorismo! Em caso de dúvida, fale com a gente pelo contato@cplug.com.br. 😉
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