Se você planeja abrir uma cafeteria sem gastar muito dinheiro, podem surgir diversas dúvidas referente aos requisitos básicos e necessários para seguir neste objetivo.
Muitas vezes é difícil fazer cálculos preliminares devido à grande variedade de parâmetros que podem influenciar seus custos. Se você está se perguntando como abrir uma cafeteria com pouco dinheiro, considere suas despesas mais importantes desde o início.
Tente chegar a um orçamento realista, considerando os custos de aluguel, design e montagem da loja, além de todos os equipamentos necessários para que a sua cafeteria possa funcionar. Não esqueça de validar pontos importantes como a quantidade ideal de funcionários, cardápio, investimento inicial de estoque, além da tecnologia necessária para o estabelecimento, como um computador e um sistema para a sua frente de caixa PDV.
Confira abaixo mais algumas dicas para abrir a sua cafeteria sem gastar muito.
Qual modelo de negócio você vai escolher?
Se você quer entender como montar uma cafeteria com pouco dinheiro, definir seu modelo de negócio é uma das principais prioridades. O mais importante será sempre adaptar-se ao seu orçamento. Você pode iniciar seu projeto com menos orçamento e criar uma pequena cafeteria.
A apresentação e configuração da sua cafeteria deve ser projetada para o tipo de cliente que pretende atrair, além do ponto comercial escolhido para a sua loja e o perfil de pessoas que estão presentes na região.
Prepare um bom plano de negócios
Um plano de negócios para sua cafeteria é um guia que explica como você pretende administrar o seu negócio e as etapas que você seguirá para garantir que o seu estabelecimento seja bem-sucedido, mesmo com pouco investimento.
O plano de negócios para a sua cafeteria deve incluir as seguintes informações:
- O modelo de negócio que você deseja implementar;
- Mapeamento dos concorrentes da região;
- Como você vai se destacar da concorrência?;
- Suas finanças;
- Os investimentos adicionais que você precisa para o seu negócio;
- Seu público-alvo ideal ou mercado.
Equipamentos necessários para sua cafeteria
Se você tiver que escolher seus equipamentos e suprimentos por conta própria, poderá verificar quais kits de suprimentos um revendedor confiável recomenda.
Caso deseje ser o proprietário de um dos cafés mais prósperos da região, terá que investir o seu tempo deliberando qual equipamento de cozinha deve comprar, sendo necessário conversar e negociar com diferentes distribuidores.
À medida que você vai estruturando o seu ponto de venda e montando o seu cardápio, será mais fácil entender o que realmente será essencial para a sua cafeteria. Para te ajudar, apresentamos abaixo uma lista resumida dos principais equipamentos, utensílios e eletrodomésticos que geralmente são fundamentais em uma cafeteria:
- Moedor de café;
- Máquina de café;
- Forno elétrico;
- Estufa/vitrine para salgados;
- Vitrine refrigerada para doces e outros;
- Liquidificador;
- Geladeira/Freezer;
- Computador, laptop ou tablet;
- Sistema PDV – Frente de caixa.
Como escolher o melhor local para sua cafeteria
Muitas vezes escolher o “ponto de venda” se torna um desafio para quem deseja abrir uma cafeteria, e alguns fatores importantes devem ser considerados nesta decisão.
Tais como a circulação e o fluxo de pessoas no local que desejar implantar, analisar o valor do ponto e a visibilidade que o mesmo proporciona, e não menos importante, validar se o tamanho do espaço corresponde a sua necessidade, e se de fato, tem relação com os pontos citados acima.
De nada adianta escolher um ponto comercial para o seu negócio, se não considerarmos pontos importantes como esses.
Localização e rentabilidade
Espaços próximos de centros empresariais, centros comerciais, zonas mais movimentadas e zonas turísticas atraem um tráfego contínuo de clientes que lhe garantirão um negócio muito mais lucrativo e rentável.
Os empreendedores que entendem o quão crucial é encontrar um local ideal para seus negócios não demoram a ver sua cafeteria obter muito sucesso.
Como divulgar sua cafeteria
Mapeamos para você, cinco métodos principais que podem ajudar muito na divulgação do seu estabelecimento:
[1] Não deixe de utilizar o “Google Meu Negócio”: Ferramenta gratuita e fundamental para qualquer empresa que tenha um ponto físico de atendimento, ajudando a divulgação da sua cafeteria em sua região de forma orgânica (sem custos).
[2] Faça uso das redes sociais: Eles dão muito mais visibilidade ao seu negócio e ajudam seus clientes a ter uma ideia do ambiente da sua cafeteria antes de visitá-la. Aproveite para divulgar boas fotos(tanto do local como dos produtos), além de utilizar as “hastags” da sua região para poder impactar o seu público local.
[3] Responda às avaliações: Este é um exercício muito importante que muitas vezes é deixado de lado pelos donos de cafeterias. É importante responder todos os tipos de comentários e avaliações, independente se forem positivas ou negativas.
[4] Envie SMS e e-mail Marketing: Por mais que esta não seja uma prática muito utilizada por cafeterias, ambas as estratégias geram ótimos resultados quando bem estruturadas. Campanhas de SMS marketing são muito utilizadas em outros paises, gerando ótimos resultados com um baixo investimento.
[5] Programa de fidelidade: Os programas de fidelidade são fundamentais para o marketing do seu café, proporcionando benefícios reais ao seu cliente, além se manter mais próximo do seu consumidor fiel. Crie ofertas especiais e compartilhe essas informações com todos os seus clientes, no ponto de venda e em suas redes sociais.
Existem diversas variáveis que podem impactar diretamente a abertura de um novo negócio, ainda mais quando pensamos em otimizar o investimento inicial, este desafio pode ser realmente um pouco mais complexo, mas nada que uma boa organização e muita pesquisa te ajude nessa missão.
Esperamos que essas dicas básicas que compartilhamos neste conteúdo, te ajude a dar os primeiros passos rumo ao seu objetivo de abrir uma cafeteria de sucesso com pouco dinheiro.
Veja também o nosso guia de completo de Como Ser um Empreendedor De Sucesso:
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