Saber como evitar golpes na internet é imprescindível para qualquer negócio. Tanto grandes como pequenas empresas, estão suscetíveis a fraudes que se tornaram cada vez mais frequentes no mundo online.

O Brasil é o segundo país que mais sofre ataques cibernéticos na América Latina. Segundo estudo da Fortinet, 31,5 bilhões de tentativas de invasão foram registradas no país no primeiro semestre de 2022.

Diante desse cenário, a prevenção parece ser a melhor alternativa. Por isso, reunimos neste artigo algumas dicas importantes que vão ajudar a proteger seu negócio e manter distância dos perigos da web.

 

Quais são os principais tipos de golpes contra empresas na internet?

Existem diversos tipos de golpes e ataques cibernéticos direcionados a empresas na internet, e essa lista está em constante evolução à medida que os hackers desenvolvem novas técnicas e estratégias. 

No entanto, existem alguns golpes mais comuns, aos quais você deve prestar atenção. Confira na sequência quais são eles:

 

  • Phishing: o phishing é um dos golpes mais conhecidos e perigosos na internet. Os hackers enviam emails falsos que parecem muito com os de empresas legítimas como bancos ou provedores de serviços. O objetivo deste tipo de golpe é enganar funcionários e clientes para que forneçam informações confidenciais, como senhas e dados de cartão, por exemplo.

 

  • Ransomware: o ransomware é um tipo de malware que criptografa os arquivos do sistema de uma empresa e exige um pagamento de resgate para desbloqueá-los. Os atacantes costumam usar emails de phishing ou sites invadidos para infectar os sistemas das empresas, causando grandes prejuízos e interrupções nas operações comerciais.

 

  • Fraudes de CEO: nesse tipo de golpe, hackers se passam por altos executivos de uma empresa e solicitam transferências de fundos ou informações confidenciais a funcionários ou parceiros. Os golpistas costumam usar técnicas de engenharia social para criar emails convincentes que levam as vítimas a agir rapidamente.

 

  • Ataques de Engenharia Social: os ataques de engenharia social visam manipular as pessoas para que elas revelem informações confidenciais ou realizem ações prejudiciais. Existem algumas técnicas conhecidas como pretexting (criação de uma situação fictícia para obter informações), baiting (oferecimento de algo valioso para induzir uma ação) e quid pro quo (oferta de algo em troca de informações).

 

  • Fraudes de Comércio Eletrônico: nas fraudes de comércio eletrônico, transações fraudulentas são realizadas em lojas online. Para isso, os atacantes fazem uso de cartões de crédito roubados, pedidos falsos ou reembolsos fraudulentos. Esse tipo de ataque, muitas vezes, visa lojas online com pouca segurança ou medidas de autenticação frágeis.

 

  • Ataques de DDoS: os ataques de negação de serviço distribuído (DDoS) visam sobrecarregar os servidores de uma empresa com tráfego malicioso, tornando os serviços inacessíveis para os clientes. Esses ataques podem causar grandes prejuízos financeiros e danos à reputação da empresa.

 

Dicas de como evitar golpes na internet 

Agora que você já conhece os principais golpes realizados contra empresas na internet, é hora de explorar ações preventivas para evitar esse tipo de situação. Afinal, manter sua empresa segura, também é sinônimo de credibilidade e sucesso do negócio. Veja a seguir!

 

Utilize Softwares de Segurança Atualizados

É importante que você mantenha todos os softwares e sistemas operacionais de acordo com as últimas atualizações de segurança. 

Quanto a isso, você pode configurar os sistemas para atualizar automaticamente sempre que necessário e garantir a proteção contínua contra ameaças na web.

 

como evitar golpes na internet

 

Proteja suas Senhas

Outra dica fundamental de como evitar golpes na internet, é a utilização de senhas fortes e únicas para cada conta e sistema. Então, evite usar senhas óbvias ou compartilhadas e nunca armazene senhas em locais não seguros, como post-its ou documentos de texto. 

Muitas empresas optam pelo uso de gerenciadores de senhas que ajudam a simplificar e proteger o gerenciamento de todas as senhas.

 

Use Autenticação de Dois Fatores (2FA)

Adicionar uma camada adicional de segurança às suas contas e sistemas com autenticação de dois fatores, diminui consideravelmente o risco de invasão.

Nesse tipo de procedimento, é exigida uma segunda forma de verificação, como um código enviado por mensagem de texto ou gerado por um aplicativo de autenticação, além da senha padrão.

 

Utilize um email seguro

A utilização de um serviço de email profissional é recomendada para empresas que prezam pela segurança de informações. Isso porque, os provedores de emails geralmente possuem ferramentas adicionais de segurança integradas, como antispam, antivírus e backup de emails. 

Além disso, o uso de um email corporativo, contribui para a proteção de dados, já que comunicações sigilosas podem ser realizadas entre membros da empresa, utilizando os endereços oficiais de contato com o nome da organização.

 

Desconfie de Emails e Links Suspeitos

Nunca clique em links suspeitos em emails, mensagens instantâneas ou redes sociais. Em caso de dúvidas, melhor evitar o clique e verificar a veracidade da mensagem.

Quer saber como evitar golpes na internet? Confira sempre o remetente e a URL antes de clicar em qualquer link e evite baixar anexos de fontes não confiáveis.

 

Faça Backup Regularmente

É crucial que você mantenha cópias de segurança atualizadas de todos os seus dados críticos e sistemas importantes. 

Com isso,  você pode recuperar rapidamente os dados, em caso de ataque de ransomware ou perda de dados devido a um incidente de segurança.

 

Mantenha seu site atualizado

Se você possui um site, a principal medida de segurança é manter a atualização constante dele, evitando brechas de segurança. Nesse sentido, podem ser utilizados firewalls de segurança, como o WAF, por exemplo, que bloqueia e filtra o tráfego malicioso.

No caso de sites que tratam de dados sensíveis, uma dica importante de como evitar golpes na internet, é manter um certificado de segurança SSL, para criptografar essas informações e protegê-las.

Por fim, preze por um ambiente de hospedagem seguro e que garanta o backup de dados, pois mesmo com todas as medidas de segurança, em caso de invasão, a cópia do seu site estará a salvo.

Este texto foi elaborado pela KingHost, uma empresa de soluções digitais, especialistas em simplificar o uso da tecnologia e referência em hospedagem de sites.

 

Confira também o nosso guia completo de Gestão Empresarial para Restaurantes:

 

como evitar golpes na internet

Posts Recomendados

Nenhum Comentário ainda! Seja o(a) Primeiro(a) a Comentar!!!


Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *