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O mercado de cosméticos e beleza do Brasil é um dos maiores do mundo, oferecendo muitas oportunidades para quem deseja investir. Entenda como administrar uma loja de cosméticos e conquistar seu espaço nesse segmento tão promissor.

Não é segredo que o povo brasileiro é um dos mais vaidosos do mundo, mas você sabia que também temos um dos maiores mercados de cosméticos e beleza? Isso mesmo: ficamos na quarta posição — atrás de Estados Unidos, China e Japão —, com faturamento em torno de 30 bilhões de dólares ao ano. 

No segmento de perfumaria, o Brasil tem ainda mais destaque, perdendo apenas para os EUA, de acordo com dados divulgados pela revista Forbes em 2020. 

Segundo a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), entidade que representa o setor, a maior parte dos negócios se concentra em quatro canais tradicionais: venda direta, farmácias, hiper e supermercados e, claro, as lojas de cosméticos especializadas. 

Então, se você pensa em abrir um negócio deste tipo, trata-se de uma grande oportunidade de investimento — com acesso a um mercado com milhões de consumidores. 

Mas também é importante salientar que há bastante competição: a ABIHPEC afirma que há quase 3 mil empresas de cosméticos registradas na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) — isso sem falar nos negócios informais. Além disso, após um crescimento de 5,8% em 2020, o setor apresentou ligeira queda de 2,8% no ano passado — como reflexo da crise econômica, que deixou as pessoas mais seletivas em seus gastos. 

Com um público ainda gigante, porém mais exigente, é possível concluir que as oportunidades no setor de cosméticos ainda são numerosas para os negócios que demonstram competência e bom atendimento ao consumidor. Em vista disso, essas sete dicas de como administrar uma loja de cosméticos podem ser muito úteis.

 

 

 

Crie uma boa estratégia de negócios

A verdade é que existem muitos tipos de lojas de cosméticos — e definir exatamente qual deles você pretende administrar já responde a muitas perguntas. 

Se você abrir uma franquia de uma marca conhecida, por exemplo, pode contar com todas as orientações para administrar uma loja de cosméticos — embora precise fazer um investimento inicial muito mais alto. Em contrapartida, você pode iniciar uma loja multimarcas no seu bairro com poucos recursos, mas precisará tomar diversas decisões por conta própria. 

Nesse sentido, é indispensável decidir qual é o público que sua loja pretende conquistar — mais popular, de alto padrão ou em algum nicho —, pois isso vai determinar uma série de decisões na administração do estoque ao pessoal. Uma dica importante é escolher um público e focar seus esforços nele, pois quem tenta falar com todo mundo pode acabar não falando com ninguém.

 

Informe-se o tempo todo sobre o mercado

Além de ser bastante amplo e concorrido, o segmento de cosméticos também é um dos mais inovadores — com novidades constantes. 

Há um mercado crescente de empresas independentes que está estimulando transformações no setor como um todo. Segundo dados divulgados pela revista Marie Claire em 2021, essas empresas já faturam mais de 400 milhões de reais — e a maioria delas (90%) foi fundada há menos de cinco anos. 

Entre as principais tendências que essas empresas estão trazendo, destacam-se os atributos orgânicos e naturais, como produtos cruelty free (não testados em animais), posicionamentos éticos (como defender causas) e a forte presença na internet. São tendências que você pode trazer para a sua loja de cosméticos, também. 

Outro movimento importante, que você deve levar em conta, é a maior procura por cosméticos masculinos. Nos últimos cinco anos, a venda de produtos para a pele aumentou 75% entre os homens e a perfumaria masculina cresceu 101%, por exemplo. 

 

Pense no mix de produtos e encontre fornecedores

O mix de produtos é a seleção de itens que um comércio opta por vender a seus clientes. Elaborá-lo com precisão é fundamental para um negócio de alta rentabilidade.

O item anterior está diretamente relacionado a este: a variedade de produtos que sua loja vai oferecer para os clientes. 

O mercado de cosméticos têm possibilidades quase infinitas, com milhares de produtos para cabelo, corpo, rosto, unhas, além de maquiagens, linha profissional e os já citados cosméticos masculinos. Em cada categoria, é essencial ter uma boa variedade de marcas e produtos — xampu para cabelo seco, oleoso, cacheado e colorido… — com algumas faixas de preço.

Por outro lado, você dificilmente conseguirá oferecer tudo que as pessoas procuram. 

Sendo assim, pense bem em qual perfil seu negócio irá focar: uma loja popular, por exemplo, precisa oferecer marcas acessíveis e conhecidas no mercado com bons preços. Porém, se você pretende conquistar o crescente público dos cosméticos naturais, precisa ter as marcas independentes que citamos no item anterior. 

Em todo caso, você precisa encontrar bons fornecedores e manter uma boa relação com eles, pagando em dia e sendo gentil nas negociações. Além de atacados na sua região, já existem lojas online que fornecem produtos para outras lojas de cosméticos. Caso você queira vender produtos de marcas menores, é mais fácil entrar em contato direto com a fábrica.

 

Tenha cuidado com o estoque e reposição

O controle de estoque é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, consequentemente imprescindível é para administração de uma loja de cosméticos.

Um dos maiores desafios em qualquer segmento é manter estoques de forma inteligente — na hora de administrar uma loja de cosméticos, não é diferente.

Nesse setor, os produtos não vencem tão rápido como em um restaurante, por exemplo. Mas também não dá para ocupar espaço com produtos que têm pouca saída — e correr o risco de deixar itens importantes faltando. Por isso, ficar de olho nas prateleiras e números de venda deve ser uma das suas principais tarefas no dia a dia. 

Isso porque o mercado de cosméticos tem uma característica singular: os clientes precisam sempre repor seus produtos. Um perfume, um shampoo, um batom ou uma cera para cabelo acabam em pouco tempo — e, como as pessoas costumam ter seus produtos favoritos, logo voltam às lojas para comprar mais. Não encontrar seu perfume pode fazer o cliente trocar de loja sem pensar duas vezes. 

 

Mantenha a estrutura impecável

Mantenha todos os produtos bem arrumados nas prateleiras, com seus preços, e organize cada seção da loja para que as pessoas encontrem o que precisam com mais facilidade. 

Além disso, os corredores precisam ter espaço e estarem bem iluminados, para que o cliente consiga procurar os produtos e ler seus rótulos — embora espaços muito vazios e luzes fortes possam causar incômodo (e aumentar seus custos). Pense também em deixar produtos para teste e espelhos para os clientes conferirem o resultado. 

Outro ponto importante: comprar cosméticos é uma experiência de autocuidado, um agrado que a pessoa faz a si mesma. Sendo assim, manter um cheiro agradável na loja e investir em uma decoração mais bonita, por exemplo, pode fazer toda a diferença. 

De qualquer maneira, mesmo que a loja seja simples e popular, a estrutura deve estar sempre limpa, organizada e bem iluminada — é o mínimo que os clientes esperam.

 

Administre bem os recursos humanos

Com tantas opções no mercado de cosméticos, vendedores e atendentes são referências na hora de decidir o que comprar. Por isso, uma equipe simpática e bem treinada pode se tornar o maior diferencial da sua loja, perante a concorrência. 

Nesse sentido, você deve ter muito cuidado na hora de contratar as pessoas, além de oferecer salários compatíveis com o mercado e incentivar o crescimento profissional — valorizando os colaboradores quando realizam um bom trabalho. Além disso, ofereça todas as informações necessárias para que os vendedores saibam responder às perguntas dos clientes. 

Caso os únicos colaboradores da loja sejam você (ou sua família), essa dica continua sendo indispensável: busque atender os clientes com simpatia, responda às perguntas, passe todos os produtos no caixa com rapidez — oferecendo, dessa maneira, uma experiência de compra mais agradável para seu cliente.

Para finalizar esse artigo, de pouco adianta saber tudo sobre como administrar uma loja de cosméticos se ninguém souber que seu estabelecimento é tão bom, certo? Portanto, investir em divulgação é algo que deve estar no seu orçamento. 

 

Capriche na divulgação do seu negócio

A interação através das sociais é algo fundamental para se aproximar dos seus clientes e divulgar a marca.

Para finalizar esse artigo, de pouco adianta saber tudo sobre como administrar uma loja de cosméticos se ninguém souber que seu estabelecimento é tão bom, certo? Portanto, investir em divulgação é algo que deve estar no seu orçamento. 

Para começar, você pode criar páginas para sua loja nas redes sociais — o Instagram talvez seja a mais importante no setor de cosméticos e beleza —, uma conta de WhatsApp só para atender seus clientes, além de um perfil no Google Meu Negócio. Tudo isso é de graça e ajuda as pessoas a encontrarem sua loja na internet. 

Depois disso, a criatividade é o limite: você pode fazer vídeos para divulgar promoções, criar artes para mostrar novos produtos, tirar fotos mostrando o resultado dos seus cosméticos e várias outras ações que ajudam a chamar a atenção do público. Também é possível firmar parcerias com influenciadores digitais da sua região para que eles divulguem os produtos, por exemplo. Em cidades menores, carros de som e outdoor costumam dar muito resultado com custos relativamente baixos.

Falando em investimento, pode valer muito a pena contratar um profissional de mídia digital para fazer anúncios pagos da sua loja na internet — afinal, é preciso investir para ganhar, não é mesmo? De qualquer forma, como diz o ditado, a propaganda é a alma do negócio — e você não pode esperar que os clientes simplesmente apareçam na sua loja.

Como você pode observar, há diversos detalhes envolvidos na administração de uma loja de cosméticos. Porém, para quem gosta desse assunto, lidar com cada um deles é, na verdade, uma grande satisfação. Dedicando-se a estes aspectos da administração, o sucesso é quase garantido, já que o mercado de cosméticos e beleza conquista cada vez mais consumidores a cada ano que passa. 

 

 

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