Segurança alimentar: confira asmelhores práticas para Restaurantes
– Contaminação cruzada– Uso de alimentos vencidos ou impróprios para consumo– Falta de higiene pessoal dos funcionários– Armazenamento inadequado de alimentos
Principais problemas de segurança alimentarno Brasil são:
Mantenha ingredientes crus separados de alimentos prontos para o consumo para evitar a contaminação cruzada. Use recipientes herméticos ou sacos plásticos para armazenar alimentos crus, especialmente carnes, aves e frutos do mar.
Armazene alimentos perecíveis, como carnes, laticínios e produtos frescos, em temperaturas seguras de refrigeração para evitar o crescimento bacteriano. Garanta que a geladeira esteja a 4 graus ou menos, e o freezer a -18 graus ou menos.
Etiquete todos os alimentos com datas de validade e utilize o método FIFO (primeiro a entrar, primeiro a sair) para garantir que os alimentos mais antigos sejam usados primeiro. Organize os alimentos para facilitar a visualização e acesso aos itens.
Produtos enlatados, grãos, massas e outros alimentos não perecíveis devem ser armazenados em local fresco e seco, longe da luz solar direta. Verifique sempre as condições das embalagens para evitar alimentos danificados.
Alimentos como frutas e verduras devem ser armazenados em locais com controle de umidade para evitar o amadurecimento precoce. Use gavetas específicas na geladeira para frutas e vegetais.