Alta no preço do azeite de oliva: escassez global desafia mercado

O azeite de oliva, ingrediente que marca presença nas mesas brasileiras, tem visto seu preço subir consideravelmente nos últimos meses. Esse aumento, que chegou a até 80% em 2023, causa impactos significativos no setor de bares e restaurantes, além de afetar diretamente o bolso do consumidor.

As mudanças climáticas afetaram muito a safra 2022-2023. As principais regiões produtoras do mundo, como Espanha, Itália e Portugal, foram muito prejudicadas. Isso impactou demais o volume total do azeite produzido no mundo, que normalmente passava dos 3,3 milhões de toneladas, mas que caiu para 2,7 milhões

Fatores por trás da alta no preço do azeite de oliva:

A alta no preço do ingrediente gera consequências para estabelecimentos do setor. Com o aumento nos custos, a lucratividade dos negócios pode ser afetada e levar ao repasse para o consumidor final com reajustes nos valores do cardápio.

Impactos em bares e restaurantes:

A atenção à qualidade e origem do azeite também deve ser mais rigorosa, pois o mercado fica mais propenso à venda de produtos adulterados. Buscar fornecedores confiáveis e garantir produtos certificados, com selos de qualidade de órgãos renomados e originais, pode fazer a diferença.

A alta no preço do azeite de oliva é um reflexo das complexas interações entre fatores ambientais e econômicos globais. As mudanças climáticas, que prejudicaram as colheitas nas principais regiões produtoras, resultaram em uma oferta significativamente reduzida, impulsionando os preços para cima. 

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