Por mais que um sistema ERP seja muito útil para tornar seu negócio mais competitivo, isso só vai acontecer se ele for alimentado das informações corretas. Confira dicas para isso.

Quando a crise econômica chegou ao Brasil, empreendedores dos mais diversos setores passaram a dar mais atenção a um fator que, até então, passava despercebido: a produtividade. Afinal, em uma época na qual os recursos financeiros são escassos, é preciso fazer com que eles rendam o máximo possível.

Uma das soluções adotadas para fazer com que isso aconteça é o uso de um sistema ERP. A sigla, que significa enterprise resource planning (planejamento de recursos empresariais, em tradução livre), é usada para que haja uma visão global do estabelecimento, o que, por sua vez, o torna mais competitivo.

Apesar disso, é preciso ter em mente que, por mais poderoso que seja o software contratado, ele não será de grande ajuda se não for corretamente abastecido com todas as informações necessárias para o seu funcionamento. Aprenda mais a respeito disso a seguir.

Como funciona um sistema ERP?

sistema de gestão ERP
Cruzamento de dados é o que torna o sistema ERP diferenciado.

Todo sistema ERP é um sistema de gestão, mas o contrário não é verdade. O motivo por trás disso é o fato de que o ERP tem um diferencial importante: ele permite o cruzamento de informações de diferentes setores da empresa, como o estoque e o financeiro. Esse é o diferencial que o torna tão atrativo aos olhos dos empreendedores, já que proporciona um olhar global a respeito da empresa.

O problema é que, caso as informações não sejam fornecidas corretamente, ou mesmo em uma quantidade adequada, esse diferencial tão importante não vai se concretizar. Nesse caso, tem-se um sistema de gestão normal, que não realiza cruzamentos nem permite a emissão de relatórios.

Por que é importante inserir todas as informações corretamente no sistema ERP?

Para saber exatamente qual é a importância de se inserir informações da maneira correta no ERP, é preciso compreender que, caso isso não aconteça, suas principais funcionalidades ficarão comprometidas.

Quer saber mais sobre isso? Então continue lendo e confira alguns motivos para alimentar seu sistema de gestão corretamente:

Realização de um bom controle de estoque

sistema de gestao erp
Uso de recursos dinâmicos, como gráficos, facilita a análise de dados importantes, inclusive quanto ao estoque.

Uma das principais causas por trás da perda de clientes no varejo são as quebras de estoque. Em outras palavras, quando uma pessoa entra em uma loja em busca de uma mercadoria, mas ela está temporariamente esgotada, isso não apenas faz com que a venda seja perdida, como, também, prejudica a reputação do estabelecimento.

Quando você alimenta seu sistema ERP periodicamente com os seus dados de estoque, as chances de que isso aconteça caem drasticamente. Isso pois, caso a solução contratada seja completa, ela alertará sobre o momento de fazer a reposição. Deste modo, as chances de que determinada mercadoria se esgote são muito menores.

Análise dos produtos mais vendidos

Por mais que o seu portfólio de produtos seja amplo e diverso, seu negócio com certeza terá boa parte da sua receita proveniente de uma pequena quantidade de produtos. É o que diz o Princípio de Pareto: 80% do seu retorno vem de 20% de suas ações.

Mais uma vez, um sistema ERP pode te ajudar a identificar quais produtos são esses – desde que devidamente alimentado de dados. Isso, por sua vez, acontece por meio da geração de relatórios, assunto que será abordado detalhadamente mais adiante.

Controle do fluxo de caixa

sistema de gestao erp
Uso de um sistema ERP permite acompanhamento em tempo real do fluxo de caixa.

É perfeitamente possível que um negócio vá à falência tendo um índice de vendas invejável. Normalmente, a causa por trás disso é o descontrole financeiro: influenciados pelas receitas crescentes, os proprietários gastam muito mais do que deveriam. A partir do momento em que isso faz com que as contas não fechem, o estabelecimento está fadado ao fracasso.

A boa notícia é que um sistema ERP devidamente alimentado de informações é um importante antídoto contra o fracasso. Como ele permite que o fluxo de caixa seja controlado de uma forma muito mais intuitiva e eficiente, é possível que os proprietários tomem medidas para cortar gastos assim que ele der sinais de que o equilíbrio financeiro está em risco.

Extração de relatórios mais complexos

Comparar as informações de diferentes setores do negócio é fundamental em um sistema de gestão. Por exemplo: cruzar os dados de vendas com os de faturamento podem proporcionar insights importantes a respeito de quais são as mercadorias que são mais rentáveis para o estabelecimento.

Entretanto, caso o seu sistema de gestão conte com informações insuficientes e/ou inseridas incorretamente, essa funcionalidade não será capaz de gerar diferencial competitivo para o negócio. Afinal de contas, sem dados, os relatórios gerados serão rasos, e, assim, incapazes de proporcionar bons insights.

O sistema ERP da ConnectPlug

https://www.youtube.com/watch?v=IGGHyaWjTl4&t=1s
Sistema de gestão ConnectPlug facilita o lançamento dos dados do seu negócio.

Muitas vezes, a inserção incorreta ou insuficiente de dados em um sistema de gestão não se dá por falta de vontade ou desorganização, mas devido ao fato de que a interface da solução é complexa, dificultando sua organização.

Se você tem esse problema, a ConnectPlug pode te ajudar: temos o software de gestão mais intuitivo e limpo do mercado brasileiro. Entre em contato com um de nossos consultores e saiba mais!

 

Veja também nosso guia completo de gestão ERP:

 

 

Posts Recomendados

Nenhum Comentário ainda! Seja o(a) Primeiro(a) a Comentar!!!


Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *