decoração-restaurante_cplug

Em uma época onde os clientes estão cada vez mais exigentes, a decoração de restaurantes assume uma importância ainda maior. Confira dicas pra um projeto perfeito!

A retomada na abertura de restaurantes, lanchonetes, casas de suco e similares, está em alta após a crise. Segundo o Instituto Brasileiro de Pesquisa Tributária (IBPT) no Brasil, no período de janeiro de 2021 foi de 16.659 novos estabelecimentos abertos, número superior que 2019 e 2020.

É indiscutível: a aparência importa. Se não fosse assim, as pessoas não teriam o cuidado que têm ao se arrumar para uma entrevista de emprego, e as empresas não teriam tanto cuidado com as suas identidades visuais nem com a decoração de seus escritórios.

No caso dos restaurantes, isto se traduz na preocupação que os proprietários têm – ou deveriam ter – com a decoração. Não basta saber administrar o negócio: é preciso encantar o cliente!

Clique para ir direto ao assunto que te interessa:

 

Por que a decoração de restaurantes é importante?

decoracao de restaurantes
As tendências do consumo revelam que não basta oferecer um bom produto: é preciso proporcionar uma experiência excelente.

Especialistas afirmam que, hoje, não estamos mais na Era do Produto: há alguns anos, migramos para a Era do Cliente.

Isto significa que a lógica do mercado se inverteu. Se, antes, o público tinha que se adaptar àquilo que o mercado oferecia, agora é o contrário: cabe às empresas identificar necessidades e desejos dos clientes, de modo a saná-los por meio de suas soluções.

A outra consequência disto é que os clientes estão mais exigentes do que nunca. Eles não querem mais meramente trocar dinheiro por produtos ou serviços: querem que todas as compras sejam uma experiência!

No caso do mercado gastronômico, isto significa que não basta oferecer comida boa a um preço atrativo. É preciso caprichar na apresentação dos pratos, no atendimento, e, claro na decoração do restaurante!

Qual é a melhor maneira de elaborar a decoração de um restaurante?

decoracao de restaurantes
O arquiteto de interiores é o profissional mais capacitado para elaborar seu projeto de decoração.

Agradável, prática e alinhada à proposta do seu estabelecimento. Esta é a receita para uma decoração de restaurante ideal.

A melhor maneira de elaborá-la é, sem dúvida, com a ajuda de um arquiteto de interiores. Este é o profissional qualificado para criar um ambiente bonito e funcional. Por ser graduado em arquitetura, ele também pode fazer pequenas mudanças estruturais, como derrubar paredes e colunas.

Se o seu orçamento não te permite isto, é possível encontrar dicas e inspirações em blogs da internet. Independentemente de ter ou não um profissional para te auxiliar no processo, há algumas boas práticas a se incorporar em seu projeto. Continue lendo para saber mais!

Quais são os cuidados necessários ao elaborar a decoração de um restaurante?

decoracao de restaurantes
O foco da decoração de restaurantes deve ser a elaboração de um espaço confortável para os clientes.

Cada restaurante tem um espírito, uma razão de ser. Enquanto alguns se dedicam a oferecer comida da forma mais prática e barata possível, outros oferecem sabores, odores e experiências inigualáveis, convidando os clientes a ficar bastante tempo e aproveitar a experiência. Isto é muito importante para montar o projeto de decoração de restaurante ideal!

Independente do estilo do seu estabelecimento, há algumas boas práticas que têm que ser incorporadas no projeto:

  • Ofereça um bom espaçamento entre as mesas. Quando elas são muito apertadas, dificultam a locomoção, prejudicando o conforto dos clientes. Além disso, muitas pessoas em um só lugar tornam o ambiente abafado e muito barulhento. O ideal é que haja no mínimo 1 metro entre cada mesa.
  • Tenha uma área de espera. Se o seu estabelecimento for bom, o movimento vai ser grande. Com isto, será preciso lidar com clientes que terão que esperar por uma mesa. A saída para não perdê-los é pensar em uma boa área de espera, onde possam se sentar, pedir bebidas e consumir petiscos. Eles nem verão o tempo passar!
  • Crie uma fachada atrativa. Você já ouviu falar que a primeira impressão é a que conta? No mundo dos negócios, isto significa que é preciso caprichar tanto na fachada quanto na escolha do ponto. Do contrário, seu estabelecimento pode passar despercebido!
  • Não negligencie os banheiros. Um erro comum na decoração de restaurantes é negligenciar áreas que são tidas como secundárias, como os banheiros. Acontece que, com clientes exigentes, todos os espaços do seu restaurante importam! Assim, não se esqueça de elaborar uma decoração criativa para este ambiente também!
  • Use as cores da fome. Já notou que praticamente todo o trabalho de decoração de restaurantes inclui itens amarelos ou vermelhos? É que estas são as chamadas cores da fome: é cientificamente comprovado que elas despertam o nosso apetite, fazendo com que os seus clientes consumam mais. Elas são praticamente obrigatórias em seu estabelecimento!

Já sabe quais são os cuidados envolvidos, mas não sabe por onde começar? Confira algumas dicas para decorar o seu restaurante conforme a sua proposta temática:

 

Decoração de restaurante self service

decoracao de restaurantes
Restaurantes self service não costumam ser conhecidos por sua decoração.

Restaurantes self service costumam ser procurados por quem quer praticidade: se servir, comer, pagar e ir embora. Portanto, trata-se de um estabelecimento que não exige muito cuidado com a decoração. Ainda assim, é preciso proporcionar um nível mínimo de conforto para os clientes!

Primeiramente, resista à tentação de colocar quantas mesas forem possíveis. Por mais que um restaurante deste tipo lucre por volume – é preciso vender muitas refeições para que a receita seja satisfatória – você não terá clientes se o salão for desconfortável.

Também há questões legais envolvidas: o Corpo de Bombeiros estabelece uma capacidade máxima de pessoas que podem ser comportadas por estabelecimentos comerciais. Em caso de ocorrências nas quais o local esteja superlotado, os donos respondem por eventuais danos.

Além disso, este tipo de estabelecimento costuma receber grupos de todos os tamanhos: desde pessoas que comem sozinhas a várias pessoas que trabalham juntas, passando por famílias. Portanto, ter mesas de vários tamanhos – mas priorizando as menores – é uma boa ferramenta para reduzir o tempo de espera. Afinal, grupos grandes podem simplesmente juntá-las.

Por fim, o ideal é que não haja nenhuma mesa que fique a mais de 18 metros do buffet. Do contrário, haverá problemas de locomoção dentro do estabelecimento, assim como clientes insatisfeitos por estarem em mesas muito distantes dos alimentos. Se o seu restaurante for grande, é preciso disponibilizar mais locais para que os clientes se sirvam.

Decoração de restaurante brasileiro

decoracao de restaurantes
A decoração de restaurantes brasileiros deve ser feita levando em conta a região na qual ele se inspira. Churrascarias, por exemplo, pedem uma decoração com elementos gaúchos.

Você provavelmente já cansou de ouvir que o Brasil é um país de proporções continentais. Consequentemente, as regiões têm culturas – e culinárias – muito diferentes. Por esta razão, os restaurantes geralmente se dedicam a cozinhas específicas – principalmente as mais icônicas, como a baiana, a gaúcha e a mineira.

Deste modo, não há uma única forma de elaborar a decoração de restaurantes brasileiros. A melhor opção costuma ser usar cores e objetos típicos da região específica. Por exemplo: um restaurante de comida baiana pode usar símbolos do Candomblé e da Umbanda para criar uma atmosfera de imersão total em seus pratos. Já um restaurante gaúcho pode ter um ar de casa do campo, referindo-se à influência rural de sua culinária.

Decoração de restaurante italiano

decoracao de restaurantes
A decoração ideal para restaurantes italianos depende do estilo da culinária.

A culinária italiana geralmente nos remete às reuniões familiares, com fatura de comida e todos ao redor da mesa. Entretanto, hoje há estabelecimentos que se dedicam a uma gastronomia mais moderna, fazendo releituras de pratos clássicos.

Ou seja: antes de elaborar a decoração do restaurante, é preciso estabelecer qual será a proposta do seu negócio.

Caso você opte por uma estratégia mais clássica, pode optar pelo estilo cantina. Mesas de madeira rústica, louças com cara de “casa de vó” e toalhas coloridas. As paredes podem ser decoradas com bandeiras da Itália, camisas de times de futebol, pratos… Tudo aquilo que deixar o restaurante com cara de casa da nonna!

Já estabelecimentos mais modernos devem ser decorados de forma mais minimalista. As cores frias devem predominar, mas é desejável que você insira detalhes com cores mais quentes – principalmente o vermelho, que está presente na bandeira italiana. Os móveis podem ser de metal ou de madeira pintada de tons neutros.

Decoração de restaurante japonês

decoração
No caso do restaurante japonês, a melhor opção é aproveitar elementos tipicamente orientais.

A culinária japonesa geralmente é vista como uma das mais refinadas que há. Portanto, a decoração também segue esta linha: tal qual os restaurantes italianos de inspiração mais moderna, eles devem seguir a linha minimalista.

Contudo, como o Japão é um país que remete à modernidade, você tem a liberdade de usar elementos mais contemporâneos, como o neon e o metal. Caso você queira proporcionar uma experiência totalmente original, experimente disponibilizar mesas baixas, para que os clientes sentem em almofadas apoiadas diretamente sobre o chão.

Decoração de restaurante natural

decoracao de restaurantes
A decoração de restaurantes naturais costuma ser mais rústica.

O verde nos remete à natureza. Não é à toa que ele é tão usado na decoração de restaurantes naturais!

A melhor opção é abusar de itens onde esta cor é vista naturalmente: plantas! Além de complementar a atmosfera, está cientificamente comprovado que elas refrescam qualquer ambiente e tranquilizam quem transita por ali. Além disso, elas têm tudo a ver com um restaurante ou loja de produtos naturais!

Por fim, não se esqueça de oferecer lixeiras que permitam a separação dos resíduos, além de torneiras e descargas que proporcionem a economia de água. Tudo isto contribui com a proposta de um restaurante ecológico!

Quer mais dicas para ter um restaurante que é um sucesso total? Então baixe já este material gratuito e exclusivo!

 

 

Posts Recomendados

Nenhum Comentário ainda! Seja o(a) Primeiro(a) a Comentar!!!


Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *