como abrir negócio com pouco dinheiro

Em tempos de desemprego em alta, muita gente se pergunta como abrir um negócio lucrativo com pouco dinheiro. Medidas simples e baratas dão vantagem competitiva perante a concorrência.

Mesmo com as dificuldades, o povo brasileiro é empreendedor por excelência. Seja para ter horários mais flexíveis ou ser o próprio chefe, diversas pesquisas já mostraram o desejo que os brasileiros têm de ter o próprio negócio.

Em tempos de crise, o empreendedorismo por necessidade é o que cresce. Com o desemprego em alta, abrir uma empresa com pouco dinheiro torna-se uma alternativa para criar uma fonte de sustento. Como o capital disponível, nesses casos, tende a ser baixo, a pergunta que muita gente se faz é: como abrir um negócio lucrativo com pouco dinheiro?

Bom, não temos uma resposta certeira para isso. Há, entretanto, dois aspectos que são constantes entre os pequenos negócios que dão lucro:

  • O empreendedor segue as tendências. Não, isso não significa investir em negócios da moda! Significa, na verdade, estar sempre atento às renovações do mercado e não deixá-las passar em branco.

  • O empreendedor aplica boas práticas de gestão. De nada adianta oferecer um produto ou serviço que é exatamente o que o público busca se a saúde financeira da empresa está por um fio!

Agora, quer saber como colocar tudo isso em prática? A gente te ensina! Nesse post, você encontra 6 tendências de negócios para investir em 2018 e 7 boas práticas de gestão para manter o dinheiro entrando, os clientes satisfeitos e a saúde do negócio a melhor possível. Vem com a gente:

Clique para ir direto ao assunto que te interessa:

 

Como abrir um negócio lucrativo com pouco dinheiro: invista em tendências!

 

como abrir negócio com pouco dinheiro
É possível abrir um negócio sucedido com baixo orçamento seguindo as tendências do mercado.

 

O primeiro passo para abrir um negócio lucrativo com pouco dinheiro é estar atento às tendências de mercado. O empreendedor deve estar sempre aberto às novas oportunidades que surgem e reconhecer as ideias que devem ser deixadas para trás.

Já estamos quase em 2018, e os especialistas já apontam algumas boas opções para investir. Você vai ver que, enquanto algumas são novidades, outras já estão rolando há algum tempo.

1. Negócios ecológicos

É inegável que o público se preocupa cada vez mais com ecologia. Ela pauta e muda os modos de consumo, que são cada vez mais conscientes. Deste modo, modelos de negócios que preservam a natureza saem na frente de concorrentes que não têm essa preocupação.

Mas isso não é só para multinacionais: é perfeitamente possível investir na sustentabilidade e criar pequenos negócios que dão lucro.

Por exemplo: digamos que você abra um restaurante. Basta criar uma pequena horta para plantar os próprios temperos e legumes! Além do apelo ecológico, isso diminui seus custos.

Já no caso de um varejo de roupas, você pode se dedicar a vender peças feitas com fibras naturais e sustentáveis, que não agridem o meio ambiente.

Enfim, há diversas possibilidades e muito espaço para pequenos empreendedores. Basta estudar a respeito e usar a criatividade!

2. Restaurantes veganos ou vegetarianos

Surfando na onda da ecologia, restaurantes veganos e vegetarianos estão em alta: diversas pesquisas atestam a acensão desses movimentos no Brasil. Há quem aponte que esse nicho cresce 40% ao ano!

Só que oferecer uma saladinha não basta! É preciso pensar em receitas elaboradas, para atrair a clientela pelo paladar.

Outra opção para angariar mais público é incluir opções vegetarianas e veganas no cardápio, mesmo que seu restaurante não seja especializado nisso.

3. Negócios para a terceira idade

 

como abrir um negocio lucrativo com pouco dinheiro
Quando se trata de terceira idade, há um grande nicho de mercado não atendido.

 

A população está envelhecendo, é inegável. Mas eles não estão fazendo isso como seus avós: para essa geração, os 60 são os novos 40!

O que isso quer dizer? Simples: eles estão aposentados, os filhos saíram de casa e eles têm dinheiro de sobra guardado no banco. Agora, o que querem é curtir a vida – e consumir no processo! Só que eles não encontram negócios que os vejam como as pessoas ativas que são.

Dito isso, se você busca maneiras como abrir um negócio lucrativo com pouco dinheiro, as opções para a terceira idade são muitas: cosméticos, roupas e viagens são nichos cada vez mais buscados por esse segmento. Há muito espaço para isso!

4. Especialização

Não adianta mais fazer de tudo um pouco. O caminho das pedras para abrir um negócio lucrativo começa quando você reconhece que tem que se especializar! Afinal de contas, chega uma etapa do caminho no qual o público quer saber no que você é bom.

Se você já tem um negócio, investir em um nicho e vender-se como especialista é fundamental para melhorar o faturamento.

Se você vai abrir seu negócio em breve, pautar-se por isso desde o início deve ser prioridade. É uma boa maneira de se sobressair em mercados mais concorridos, principalmente no caso de empresas mais jovens.

5. Artesanal e casual

 

como abrir um negocio lucrativo com pouco dinheiro
A comida casual é uma grande aposta para 2018.

 

Foi-se o tempo no qual o público se satisfazia com produtos padronizados e claramente industrializados. Hoje, um toque de personalização é fundamental para fisgar clientes.

Dito isso, dispense as formalidades! Negócios casuais, com ares de casa, são tendência, especialmente no ramo da alimentação. Comidas simples, mas saborosas, com aquele ar de casa de vó, tendem a conquistar muito público!

Mas, atenção: os pratos não são o único fator envolvido! Toda a experiência deve ser direcionada para que seus clientes se sintam em casa, desde a decoração do local até o uniforme dos garçons.

6. Economia compartilhada

Essa, talvez, seja uma das maiores tendências econômicas da atualidade. A crise global e a saturação do meio ambiente levaram as pessoas a repensar seu próprio consumismo e a torná-lo mais amigável, tanto para o planeta quanto para o bolso.

Neste meio, as pequenas empresas que dão lucro são as que se propõem a promover a divisão de produtos e serviços. Um bom exemplo são os espaços de coworking, onde autônomos e empresas dividem a estrutura e os custos. É uma grande oportunidade!

Se você está do outro lado da moeda, se preparando para abrir seu negócio, por que também não se aproveitar dela? Há diversas soluções que facilitam a vida de quem busca maneiras como abrir um negócio lucrativo com pouco dinheiro: desde equipamentos até cozinhas compartilhadas, passando por escritórios.

Como abrir um negócio lucrativo com pouco dinheiro: aplique boas práticas de gestão

Não basta abrir um negócio que é tendência se você não toma cuidado com a sua gestão! Adotar boas práticas não custa nada – literalmente! – e torna sua empresa muito mais rentável, por mais baixo que seja seu orçamento. Confira:

7. Tenha um planejamento estratégico

 

como abrir um negocio lucrativo com pouco dinheiro
Ao começar um negócio, fazer o planejamento estratégico deve ser um dos primeiros passos.

 

Você não chega a lugar nenhum se não sabe onde chegar! É por isso que o planejamento estratégico é muito importante, principalmente em pequenas empresas.

Ele é uma espécie de plano de ação, no qual são fixados todos os seus objetivos e o que você vai fazer para atingi-los. Com um planejamento adequado, fica muito mas fácil fazer seu negócio chegar mais longe.

 

8. Nunca perca o fluxo de caixa de vista

Para que a situação financeira do negócio não vá por água abaixo, não basta saber a quantidade de dinheiro que está entrando e saindo. É preciso saber quando isso acontece! É aí que entra o fluxo de caixa.

Do contrário, há o risco de as vendas irem muito bem, obrigada, mas você mesmo assim não conseguir honrar suas contas a pagar. Mantenha um controle rígido, de modo a detectar gargalos e honrar todos os seus compromissos.

9. Faça uma boa gestão de estoque

A gestão de estoque é essencial para oferecer uma boa experiência ao cliente. Já imaginou perder uma venda porque o item simplesmente não está disponível, devido a um erro de cálculo? Tenha certeza de que as chances de perder o cliente definitivamente são altas!

Deste modo, sua estratégia deve ter dois objetivos: diminuir o custo de estoque e evitar níveis inadequados de mercadorias, tanto quebras quanto ultrapassagem do estoque máximo.

10. Realize a contratação de funcionários com cautela

 

como abrir um negocio lucrativo com pouco dinheiro
Ter uma equipe de confiança não é um gasto: é um investimento!

 

Cortar custos ao máximo não é saber como abrir um negócio lucrativo com pouco dinheiro.

O empresário inteligente não sai simplesmente diminuindo despesas indiscriminadamente: ele, na verdade, estuda minuciosamente todo investimento feito, inclusive a contratação de funcionários.

Não caia na armadilha de achar que uma equipe pequena significa menos custos e, consequentemente, o melhor caminho a se tomar. O tamanho ideal de equipe é aquele que supre as suas necessidades.

Deste modo, faça a contratação de funcionários na medida certa: conte com pessoas qualificadas o suficiente para as tarefas necessárias e no número certo.

11. Nunca descuide da gestão de fornecedores

Os fornecedores são muito mais do que as empresas que te vendem os produtos e serviços necessários para que o negócio funcione: são seus parceiros estratégicos!

Esse investimento está no leque de opções de como abrir um negócio lucrativo com pouco dinheiro. Estar em contato constante com os fornecedores, oferecendo feedback mútuo e inspirando confiança, basta para construir uma relação duradoura e benéfica para ambas as partes. Uma boa gestão de fornecedores não custa caro. Pelo contrário!

 

12. Tenha um contador de confiança

O contador é outro parceiro estratégico de qualquer negócio. Você deve contar com um profissional de confiança antes mesmo de abrir as portas!

Ele pode fazer muito por você: desde te orientar a respeito de regimes tributários e seus enquadramentos até te ajudar a identificar gargalos que podem estar sugando seus preciosos recursos.

13. Ofereça um atendimento impecável

Por fim, mas não menos importante: o atendimento deve ser absolutamente impecável.

Não basta oferecer um excelente produto: é preciso que a experiência do cliente seja a melhor possível.

Deste modo, não economize em treinamentos e feedbacks à equipe. Um bom produto ou serviço pode até atrair clientes, mas a experiência é o que vai fidelizá-los!

 


Hoje, você aprendeu sobre como abrir um negócio lucrativo com pouco dinheiro. Continue nos acompanhando para receber mais conteúdo de qualidade sobre o mundo do empreendedorismo! Em caso de dúvida, fale com a gente pelo contato@cplug.com.br.

Gostou do conteúdo? Então confira esse material exclusivo, com mais dicas fundamentais para encurtar o caminho do seu negócio até o sucesso:

Posts Recomendados

Nenhum Comentário ainda! Seja o(a) Primeiro(a) a Comentar!!!


Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *