sistema para loja

Controlar as finanças, o estoque e garantir a satisfação dos clientes. Estas são apenas algumas das vantagens que um sistema para loja oferece a seu estabelecimento! Confira como ele torna seu negócio mais competitivo.

O sistema de gestão ERP é uma ferramenta poderosa que veio para ficar. De acordo com uma pesquisa realizada pelo site especializado Portal ERP, 77% dos negócios que o utilizam planejam aumentar os investimentos dedicados à ferramenta. É a prova de que ela é a ferramenta ideal para alavancar resultados!

Apesar de o uso de sistemas estar em crescimento entre negócios de menor porte, ainda é relativamente comum encontrar certa resistência a eles: muitos proprietários assumem que a administração de suas empresas não é complexa o suficiente para justificar o investimento.

Ledo engano! Toda empresa, sem exceção, é difícil de gerenciar. Lojas estão incluídas: seu controle de estoque deve ser impecável, é preciso emitir nota fiscal para as vendas e os clientes esperam um atendimento personalizado, com base nas escolhas por eles feitas em compras passadas. E é só o começo!

Parece muito mais do que você consegue dar conta? Então confira como um bom sistema para loja te ajuda nestas – e muitas outras – rotinas de gestão do seu negócio:

 

Clique para ir direto ao assunto que te interessa:

  1. Integração entre as áreas de gestão
  2. Atendimento mais ágil da frente de caixa
  3. Melhora das estratégias de relacionamento com o cliente
  4. Gestão de estoque mais eficiente
  5. Previsão de demanda melhor embasada
  6. Escolha dos melhores fornecedores
  7. Melhor controle financeiro
  8. Disponibilidade de dados para tomar decisões com melhor embasamento
  9. Mais segurança para os dados da sua loja
  10. Identificação de oportunidades para ações promocionais
  11. Comprovação de que a sua loja cumpre com todas as obrigações tributárias
  12. Identificação dos melhores vendedores

 

1. Integração entre as áreas de gestão

sistema para loja
Um sistema integrado cruza os dados de diferentes áreas de gestão.

 

O principal diferencial do ERP perante outros tipos de sistema é seu poder integrador: ele une todas as áreas de gestão do negócio em um só lugar, promovendo a troca de informações entre elas.

Por exemplo: quando você registra uma venda no software, o valor é automaticamente adicionado às contas a receber, e o item vendido sofre baixa automática no estoque. Se, com isso, ele chegar ao ponto do pedido, o sistema gera um alerta, avisando que chegou a hora da reposição. Quando você faz o pedido com o fornecedor, o custo é automaticamente repassado à área de contas a pagar, e as novas mercadorias são incluídas no estoque com poucos cliques.

Observe que tudo isto foi desencadeado com uma só ação: o registro da venda. Isto significa que, com um sistema para loja, você pode dar adeus aos livros, cadernos e planilhas. Os processos ficam automatizados, e acontecem em um só lugar!

 

2. Atendimento mais ágil na frente de caixa

sistema para loja
Um sistema para loja acelera o processamento das compras e melhora a experiência do cliente.

 

Épocas de grande movimento no comércio são ótimas oportunidades para aumentar a receita. Acontece que elas também são arriscadas.

Com os estabelecimentos mais movimentados, não é raro que surjam longas filas. Isto prejudica a experiência do cliente, podendo fazer com que ele desista da compra e conte o acontecido aos conhecidos, algo péssimo para a sua reputação.

Um sistema para loja com funcionalidade frente de caixa diminui drasticamente as chances de que algo assim ocorra. Como ele permite que você processe as compras automaticamente, com poucos cliques, o atendimento fica mais ágil, e, a espera, mais curta.

O resultado? Uma experiência de compra muito melhor para o cliente, o que significa um aumento das chances de que ele não apenas retorne, como te recomende a conhecidos.

 

3. Melhora das estratégias de relacionamento com o cliente

sistema para loja
Manter um histórico de compras permite que você adote estratégias de venda consultiva, o que melhora o relacionamento com o cliente.

 

Hoje, apenas vender não é mais suficiente: é preciso que os profissionais da área atuem como consultores. Seu papel é entender as necessidades do público e oferecer os melhores produtos para satisfazê-las.

Conhecer o perfil de cada comprador é fundamental para que isto seja bem feito. Portanto, nunca foi tão importante manter um cadastro de clientes! É essencial que sua equipe documente todas as compras feitas por cada um, de modo a facilitar – e melhorar – o trabalho dos consultores.

Se você tem um sistema para loja com esta funcionalidade, pode dar adeus aos cadernos e arquivos físicos: tudo fica guardado de modo digital. Além de economizar espaço, encontrar o registro de qualquer cliente fica muito mais fácil e rápido.

 

4. Gestão de estoque mais eficiente

sistema para loja
A automação evita que você perca vendas por conta de um estoque zerado.

 

O estoque é uma área crítica em qualquer estabelecimento, mas é especialmente importante no varejo. Afinal, todo o seu lucro vem da revenda de mercadorias.

Portanto, é imprescindível fazer um acompanhamento perfeito das entradas e saídas de itens, saber quando comprar, quando fazer uma liquidação, etc. Em suma, administrar muito bem a armazenagem!

Com um sistema para loja, todos os processos são automatizados. Requerem, no máximo, alguns cliques. Isto economiza seu tempo, diminui o retrabalho e corta o mal do prejuízo pela raiz!

 

5. Previsão de demanda melhor embasada

sistema para loja
Com todos os dados acessíveis e em um só lugar, fazer a previsão de demanda fica mais fácil.

 

Quanto você espera vender mês que vem? E no acumulado do trimestre? Não sabe? Então chegou a hora descobrir!

No varejo, a previsão de demanda anda de mãos dadas com o lucro. Trata-se de um conjunto de métodos que têm como objetivo traçar o panorama de vendas para um período determinado.

Apesar de tratar do futuro, a previsão de demanda exige que você olhe para o passado: a menos que algum fator interfira fortemente na demanda, a tendência é que a procura por seus produtos se mantenha.

Portanto, é fundamental manter relatórios de venda detalhados! Estes registros permitem que você faça um planejamento e projete o crescimento do seu negócio, um fator fundamental para que ele seja bem-sucedido e se destaque da concorrência.

 

6. Escolha dos melhores fornecedores

sistema para loja
Crie um cadastro e avalie quais são os melhores fornecedores para os itens que você vende.

 

Sem mercadorias de qualidade para revender, seu negócio não vai para a frente. Por isso, ter bons fornecedores é algo fundamental para a sua loja.

Um sistema para loja com a funcionalidade de cadastro de fornecedores te ajuda a separar o joio do trigo e a definir quais são os provedores que realmente valem a pena. Você pode usá-la para inserir observações sobre a qualidade dos serviços, para identificar e priorizar os melhores parceiros.

 

7. Melhor controle financeiro

sistema para loja
Quando você usa um sistema, não existe chance de o seu dinheiro sumir sem deixar rastros.

 

Há lojas que vendem muito bem, mas vão à falência de qualquer forma. Parece paradoxal? Pois saiba que é perfeitamente possível, tudo graças ao descontrole financeiro. Se o dinheiro da sua empresa some sem deixar rastros, significa que chegou a hora de repensar sua gestão!

Usar um sistema para loja para fazer a administração dos recursos é, sem sombra de dúvida, a melhor opção. Uma solução intuitiva, que te mostre os dados de forma clara, é fundamental para que você administre suas contas sem dor de cabeça.

O resultado? Identificação e eliminação de gargalos, corte de custos desnecessários e investimento em áreas críticas do estabelecimento, como estoque e equipe. Seu negócio agradece!

 

8. Disponibilidade de dados para tomar decisões com melhor embasamento

sistema para loja
Um sistema facilita o acesso a dados importantes, melhorando o processo de tomada de decisão.

 

No mundo do empreendedorismo, as decisões devem ser tomadas com base em informações específicas. Em outras palavras, com a ajuda dos dados que constam em relatórios.

Infelizmente, as coisas nem sempre são assim, principalmente em micro e pequenas empresas. Não são raros os casos de proprietários de negócios que tomam decisões baseadas em instinto – e que pagam o preço por isso.

Muitas vezes, isto é fruto da falta de registros concretos de indicadores-chave do negócio, como vendas, despesas e receitas. Mais uma vez, um bom sistema para loja te ajuda a escapar desta armadilha.

A principal vantagem é que não há a necessidade de perder tempo fazendo registros: à medida que você toca o negócio, o software armazena os dados de maneira automática. Basta extrair e analisar os relatórios na hora de tomar alguma decisão!

 

9. Mais segurança para os dados da sua loja

sistema para loja
Seus dados são importantes demais para ficarem desprotegidos por aí.

 

Listas de clientes, fornecedores, faturamento… todas essas são informações consideradas críticas para qualquer negócio. Já imaginou se eles caem nas mãos da concorrência? Nada bom, não é?

E, acredite: se você mantém seus registros em planilhas ou cadernos, isto é perfeitamente possível. Um sistema para loja com armazenamento em nuvem é uma opção muito mais segura – a mais segura da atualidade, na verdade. Seus dados ficam em um servidor remoto, que você pode acessar sempre que quiser. Basta ter acesso à internet!

 

10. Identificação de oportunidades para ações promocionais

sistema para loja
As informações armazenadas pelo software te permitem identificar situações nas quais é preciso criar uma estratégia para aumentar as vendas.

 

Se o seu negócio já tem um pouco mais de tempo de mercado, você provavelmente já notou que as vendas tendem a cair em determinadas épocas.

Ações promocionais são perfeitas para driblar estas quedas de faturamento! Elas são uma oportunidade não apenas para vender mais, como, também, para que mais pessoas conheçam o seu estabelecimento.

Se você tem um sistema para loja, pode usar seus relatórios para identificar épocas de menos movimento, de modo a driblá-las com a ajuda de ações promocionais, como brindes e descontos.

 

11. Comprovação de que a sua loja cumpre com todas as obrigações tributárias

sistema para loja
A contabilidade está cada vez mais automatizada. Adotar um sistema é fundamental para se adaptar.

 

Nos últimos anos, a Receita tem investido pesado na informatização como ferramenta para combater a sonegação de impostos.

Neste contexto, o uso de sistemas de gestão fica ainda mais importante. Isto porque quando você conta com um, comprovar o cumprimento das obrigações tributárias fica muito mais fácil: ele armazena os dados automaticamente. Assim, fica mais fácil comprovar o pagamento das obrigações tributárias.

 

12. Identificação dos melhores vendedores

sistema para loja
Os relatórios de vendas permitem que você identifique – e recompense – os melhores vendedores.

 

Uma das coisas que mais atraem profissionais para o mundo das vendas é a perspectiva de ganhos elevados, graças às comissões. Quanto mais eles vendem, mais ganham!

Do mesmo modo, valorizar os profissionais que vendem bem é do interesse dos estabelecimentos. Quando motivados, vendedores talentosos têm um desempenho ainda mais surpreendente!

O registro das vendas em um sistema para loja facilita a tarefa de identificar os melhores vendedores: basta extrair relatórios da performance de cada um! Muito mais fácil do que fazer uma contagem manual, não é?

Gostou do conteúdo e decidiu que sua loja precisa de um sistema? Então confira este material gratuito e exclusivo para escolher a melhor solução para o seu negócio:

 

 

 

Posts Recomendados

Nenhum Comentário ainda! Seja o(a) Primeiro(a) a Comentar!!!


Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *